Eu, Tonya: A história real de Tonya Harding e do escândalo retratado no filme

Capa da Publicação

Eu, Tonya: A história real de Tonya Harding e do escândalo retratado no filme

Por Jaqueline Sousa

Estrelado por Margot Robbie, o filme Eu, Tonya deu o que falar na época de seu lançamento por apresentar a história da polêmica ex-patinadora Tonya Harding. Apesar de ter alcançado uma posição de destaque no esporte, ela ganhou uma enorme popularidade na mídia após ser acusada de estar envolvida no ataque contra a competidora Nancy Kerrigan, sua colega de patinação.

É esse o caso retratado no filme de Craig Gillespie, que mostra ao público um pouco da jornada de Tonya desde sua infância, assim como o relacionamento conturbado com a mãe e o comportamento violento de Jeff Gillooly, seu ex-marido.

Mas, como se trata de uma obra de ficção, algumas liberdades criativas foram tomadas para a produção do longa de 2017. Por isso, hoje nós vamos te contar a verdadeira história da patinadora e como ocorreu o escândalo que aparece na produção!

Quem é Tonya Harding?

Tonya Harding em uma competição de patinação no gelo.

Tonya Harding foi a primeira mulher norte-americana a realizar o salto triple axel.

Tonya Harding foi uma patinadora no gelo que conquistou alguns feitos importantes no esporte. O principal deles foi ter se tornado, em 1991, a primeira mulher norte-americana a realizar o salto “triple axel”, movimento em que o patinador dá três voltas e meia antes de aterrissar.  

Assim como no filme, a vida de Tonya foi cercada por violência emocional e física, vindas de sua mãe, LaVona, e de seu ex-marido. No documentário The Price of Gold, que também conta a história do escândalo, a patinadora relata as agressões que sofria de ambos, contando que, certa vez, sua mãe chegou a jogar uma faca em sua direção (via Time). 

Já em sua vida como competidora, Harding não era a queridinha dos jurados: ela tinha dificuldade em conseguir notas altas com suas apresentações e os figurinos feitos em casa não eram vistos com bons olhos. 

O ataque contra Nancy Kerrigan

Tonya Harding e Nancy Kerrigan em uma pista de gelo.

Nancy Kerrigan foi atacada no joelho durante uma sessão de treinos para as Olimpíadas de Inverno.

Antes mesmo do ataque contra Nancy Kerrigan acontecer, durante o campeonato nacional da U.S. Figure Skating Championship de 1994, ambas as patinadoras estavam ganhando cada vez mais destaque nas competições. 

Enquanto a carreira de Harding parecia promissora após seu grande feito com o triple axel, Kerrigan também começou a despertar o interesse de mais patrocinadores e do público depois das Olimpíadas de 1992. As duas competiram no grande evento esportivo desse ano, que terminou com Nancy em terceiro lugar, conquistando sua medalha de bronze, deixando Tonya em quarto. 

Mas, em 1994, a vida de Tonya estava prestes a mudar completamente com a chegada das competições da Figure Skating Championship. Segundo informações da People, pouco menos de dois meses antes do início dos jogos, Kerrigan teve seu joelho lesionado após ser atacada com um bastão de metal depois de uma sessão de treinos em Detroit, no Michigan (EUA). 

Tonya Hardins nas Olimpíadas de 1994.

Tonya Harding terminou em oitavo lugar nas Olimpíadas de 1994 após ter problemas com o cadarço de seu patins.

Ainda assim, Nancy conseguiu se recuperar e chegou a competir nas Olimpíadas de Inverno naquele ano, que aconteceu na Noruega, chegando a conquistar a medalha de prata no evento. Harding, por outro lado, acabou em oitavo lugar após enfrentar alguns problemas com o cadarço de seu patins.

O que aconteceu após o ataque?

O ataque gerou uma cobertura midiática intensa na época, e logo veio à tona a informação de que o ex-marido de Tonya estava envolvido no ataque contra Kerrigan. As investigações do FBI descobriram que o agressor, Shane Stant, foi contratado por Gillooly e o guarda-costas de Harding com a intenção de impedir com que Nancy conseguisse competir.

Depois de acusarem um ao outro de ser o comandante do ataque, o ex-marido de Harding aceitou um acordo para testemunhar contra Tonya e permanecer seis meses na prisão. Os demais envolvidos também foram presos na época.

Tonya Harding e Jeff Gillooly na vida real vs. no filme Eu, Tonya.

As investigações do FBI descobriram que o ex-marido de Tonya, Jeff Gillooly, tinha comandado o ataque contra Kerrigan.

Já Harding, embora tenha negado seu envolvimento no ataque, foi condenada por dificultar a investigação acerca do acidente, recebendo três anos de liberdade condicional e serviço comunitário. Além disso, ela também foi banida, de forma vitalícia, do esporte, sendo proibida de praticá-lo.

Em entrevista à People, em 2008, Tonya seguiu afirmando que não participou do planejamento do ataque contra Nancy Kerrigan, mas “se sentia culpada pelo que aconteceu”

O que aconteceu com Tonya após seu banimento da patinação?

Tonya Harding no boxe.

Após ser banida da patinação, Tonya Harding teve uma curta carreira como boxeadora.

Após deixar as pistas de gelo, Tonya teve uma curta carreira como boxeadora e também enfrentou alguns problemas com a justiça posteriormente. Ela também apareceu em alguns programas de televisão norte-americanos, como o Dancing with the Stars.

O filme com Margot Robbie

Margot Robbie no filme Eu, Tonya.

Em Eu, Tonya é Margot Robbie quem interpreta a ex-patinadora Tonya Harding.

Dirigido por Craig Gillespie, o filme Eu, Tonya traz Margot Robbie (a Arlequina do DCEU) na pele da ex-patinadora Tonya Harding e também conta com Sebastian Stan, Julianne Nicholson, Allison Janney, Bobby Cannavale e Paul Walter Hauser no elenco.

O longa está disponível na Apple TV+.

Aproveite também: