E3 2022, a maior conferência de jogos do ano, foi oficialmente cancelada

Capa da Publicação

E3 2022, a maior conferência de jogos do ano, foi oficialmente cancelada

Por Gabriel Mattos

Veio a público a notícia que ninguém queria ouvir: a E3 2022 está oficialmente cancelada. O tradicional evento de jogos estava programado para ser realizado de maneira exclusivamente digital em junho, mas novo comunicado dos realizadores confirma que não teremos conferências este ano.

O evento é conhecido mundialmente por reunir as maiores empresas da área para divulgar as novidades mais estrondosas sobre os futuros lançamentos, como a Nintendo, PlayStation, Xbox, EA e Ubisoft. Entretanto, a cada nova edição era mais comum que as empresas optassem por fazer suas próprias apresentações individuais, fora da E3 — moda que começou com a Nintendo e logo foi reproduzida pela EA e PlayStation.

O isolamento social trazido pela pandemia de covid-19 apenas acelerou o processo e levou a cada vez mais desenvolvedores tentando criar formatos digitais próprios para anunciar suas novidades, esvaziando o propósito da E3. Esta movimentação da indústria deixou muitos especialistas preocupados com o futuro da E3, assim o cancelamento da edição deste ano não é de todo inesperado, mas acaba levantando muita desconfiança.

PlayStation costumava ser o auge da conferência

No mesmo comunicado, a ESA, organizadora do evento, prometeu retornar com uma conferência reformulada para 2023, trazendo modalidades físicas e digitais. Uma das promessas é a criação de um formato mais interativo, que aproxime mais o público das novidades, entretanto detalhes de como isto seria feito na prática não foram divulgados.

“Nós vamos dedicar todas as nossas energias e recursos em entregar uma experiência revitalizada física e digital para a E3 no próximo verão. Seja para curtir no pavilhão de eventos ou seu dispositivo favorito, a conferência de 2023 vai trazer a união da comunidade, imprensa e da indústria juntas em um formato completamente novo e uma experiência interativa,” diz o comunicado.

Mesmo que a E3 2022 não vá mais acontecer, os fãs de jogos ainda poderão esperar por novidades no mês de junho. Isto porque o evento digital rival, Summer Game Festival, criado pelos idealizadores do The Game Awards durante a pandemia, foi confirmado para o mesmo período.

O que você achou do comunicado? Torce para o retorno da E3? Não deixe de comentar!

Fique com: