Dragon Ball: Entenda as diferenças entre a Fusão Potara e a Fusão Metamoru

Capa da Publicação

Dragon Ball: Entenda as diferenças entre a Fusão Potara e a Fusão Metamoru

Por Flávia Pedro

Fusão Potara e Fusão Metamoru são as duas principais técnicas apresentadas na obra de Dragon Ball. Elas são utilizadas para fazer com que dois guerreiros consigam unir suas forças e assim, surge um novo e mais poderoso. Por mais que o resultado final, a Fusão, seja o mesmo (apesar das variantes de cada uma) existem diferenças entre elas e é isso que vamos te explicar agora!

Qual é o resultado das duas Fusões?

Vegetto

Vegetto é o guerreiro derivado da Fusão Potara e da junção de Goku e Vegeta. Com esses dois nomes, você já deve imaginar o quão poderoso esse personagem é! Conhecido pela voz duplicada — a de Goku e a de Vegeta simultaneamente — ele também tem como destaque sua força, nível de poder e velocidade, o tornando um dos lutadores mais poderosos no mangá de Dragon Ball.

Sua personalidade também é uma mescla de Goku e Vegeta, onde a petulância e prepotência de Vegeta se misturam com a seriedade e tranquilidade de Goku. O personagem gosta de insultar seus inimigos, assim como Vegeta, mas também tem seu lado benevolente em combate. A mente estratégica de Vegeta e a inteligência corporal de Goku se juntam, fazendo dele alguém extremamente poderoso!

Gogeta

Gogeta é o resultado da Fusão pela Dança Metamoru feita por Goku e Vegeta. Assim como Vegeto, a voz de ambos os guerreiros — Goku e Vegeta — saem ao mesmo tempo e o nível de poder dele é bastante conhecido, também o tornando um dos personagens mais poderosos da franquia.

Esse personagem fez poucas aparições, então pouco se sabe sobre sua personalidade de fato. Como Super Saiyajin 4, ele apresentou uma personalidade bem similar a de Vegetto, gostando de brincar com seus inimigos e fazer piadas enquanto os enfrenta.

Quais são as diferenças entre as Fusões?

A mais famosa entre as duas e que provavelmente você conhece é a Metamoru. Ela consiste em uma dança onde os usuários dessa técnica precisam realizar poses e movimentos em perfeita sincronia, como se fossem espelhos um do outro. Além dos movimentos serem precisamente iguais, os guerreiros ainda precisam apresentar um porte físico e nível de poder aproximados um do outro.

A Fusão com os Brincos Potara acontece de forma bem mais simples, onde cada guerreiro precisa apenas utilizar os Brincos Potara em orelhas opostas. Fazendo isso, ambos os corpos são atraídos e a fusão acontece. Essa fusão só é permanente se um Kaiohshin estiver envolvido nela.

A duração também é um ponto de diferença entre as duas:

  • Na Fusão Metamoru ela dura no máximo 30 minutos e quando é desfeita pode ser realizada de novo, mas após o período de tempo de 1 hora;
  • Já a Fusão Potara dura até 1 hora;

Qual Fusão é a mais poderosa?

Essa é uma pergunta polêmica para alguns fãs, já que sempre gerou questionamentos e dúvidas. Porém, a Weekly Shonen Jump respondeu qual deles é o mais forte lá em 1997, em uma página do mangá onde compara ambas dizendo:

“Partida dos sonhos! Gogeta vs Vegetto! Quem é o mais forte do universo?! Unificando os espíritos dos dois rivais mais fortes e unindo-os, a Fusão tem um melhor equilíbrio e é capaz de extrair seu poder ao máximo!! Portanto, se for uma partida curta de trinta minutos ou menos, então Gogeta deve ganhar, enquanto se for uma batalha longa, Vegetto Levaria a melhor!! “

Porém, um dos Guias Oficiais de Dragon Ball refuta o artigo anterior, afirmando que Vegetto, o resultado da Fusão Potara é mais poderoso se comparado com Gogeta, o resultado da Fusão Metamoru.

No fim das contas, como a própria revista observou, tudo dependeria de quanto tempo o combate duraria, já que a limitação dos dois guerreiros não está ligada ao seu poder, mas sim ao tempo em que conseguem se manter em suas respectivas transformações.

Mas e você, analisando as diferenças entre ambos, qual deles você consideraria o mais forte? E qual dos dois é o seu preferido? Deixe nos comentários!

Confira também: