Qual a diferença entre mutante e inumano?

Capa da Publicação

Qual a diferença entre mutante e inumano?

Por Chris Rantin

Nos quadrinhos da Marvel temos diversas raças que diferem do humano comum. Com isso, surgem pessoas com uma série de habilidades especiais, capazes de fazerem grandes maravilhas nas histórias deste universo. No meio disso tudo temos duas espécies que são até que bastante parecidas: os mutantes e os inumanos. Mas, afinal, qual a diferença entre as duas? 

Basicamente as principais diferenças entre os mutantes e os inumanos está no seu DNA, na maneira que seus poderes se manifestam e na forma que cada espécie de organiza. Vamos falar de cada um desses casos! 

Um DNA diferente

Os mutantes possuem um DNA diferente dos humanos e inumanos.

Os mutantes são da raça Homo sapiens superior, pessoas que nasceram com o Gene X, que foram criados através do aprimoramento genético causado pelos Celestiais nos humanos primitivos, algo que costuma ser chamado apenas de seleção natural. 

Eles são, portanto, diferentes dos Homo sapiens, os humanos comuns — até mesmo aqueles dotados de poderes, como Doutor Estranho e Homem-Aranha — já que desde o seu nascimento eles já possuem uma característica em seu DNA que os difere. 

Como vimos nos quadrinhos dos X-Men, nem todo mundo que possui o Gene X é dotado de super poderes incríveis. Aliás, isso é proporcionalmente incomum. A maioria dos Homo Sapiens Superior pode ter apenas alguma alteração física ou deformidade. 

Já os Inumanos são da raça Inhomo Supremis ou Homo sapiens inhumanus, foram criados através da experimentação Kree que buscavam evoluir os humanos primitivos da Terra para que eles pudessem ser utilizados como super soldados na guerra contra os Skrulls.

Ou seja, eles foram geneticamente programados desde sempre para serem poderosos e letais. Com isso, mesmo sem passarem pela Terrigênese e conquistarem suas habilidades especiais, os inumanos já possuem um conjunto de características sobre-humanas — como força, resistência, estamina e agilidade sobrehumanas. Por conta disso, basicamente não temos inumanos que são apenas bizarros ou com alguma alteração física negativa. 

Há também os NeoInumanos, pessoas que passaram por uma alteração genética por conta da explosão da Bomba Terrígena. Assim, ainda que eles não tenham sido descendentes dos experimentos dos Kree, eles também tiveram seu DNA alterado, ficando compatível com o dos Inhomo Supremis 

O desenvolvimento dos seus poderes

Os principais Inumanos da Marvel.

Ainda que alguns mutantes já sejam diferentes desde o seu nascimento — o que normalmente resulta no abandono das crianças ou em perseguições de grupos extremistas ainda na infância — a maioria dos mutantes só desenvolve seus poderes (e ativa o Gene X) após uma situação traumática ou durante a puberdade. 

Jean Grey, por exemplo, já era uma Homo sapiens superior desde o seu nascimento. Contudo, seus dons mutantes só foram ativados após testemunhar o atropelamento e a morte da sua melhor amiga. Kitty Pryde, por outro lado, desenvolveu seus poderes mutantes durante a puberdade. Enquanto isso, Noturno já possuía suas alterações físicas — três dedos em cada mão, rabo e pelo azulado — desde o nascimento, o que fez com que ele fosse abandonado. 

Já os Inumanos precisam passar através da névoa de terrígeno, um processo conhecido como a cerimônia sagrada de Terrigênese, para conquistar seus poderes e descobrir qual será sua função na sociedade inumana. Assim, os inumanos são expostos à névoa que é capaz de despertar os poderes e características superiores que estavam codificadas no DNA deles. 

Desse modo, Raio Negro e Medusa são exemplos de Inumanos que descendem dos experimentos dos Kree, descobrindo seus dons após se submeter a cerimônia sagrada. Já Kamala Khan, a Ms. Marvel, é parte dos NeoInumanos. Tendo nascido na Terra, ela só foi desenvolver seus poderes após ser exposta à névoa da Bomba Terrígena. 

Sociedades extremamente diferentes 

Até mesmo a Família Real Inumana se submete às leis da sua sociedade.

A sociedade Inumana é extremamente diferente da sociedade humana (e mutante). Focados em leis bem definidas e comprometidos com a missão de aprimoramento genético, todos os aspectos da sociedade são bem controlados e organizados. Tudo segue os preceitos definidos pelo Conselho Genético e até mesmo a Família Real — Raio Negro, Medusa e companhia, os líderes desta espécie — precisa se submeter a uma série de regras que foram estabelecidas. 

Assim, muito por conta dos seus poderes e habilidades Inumanas, eles são assimilado a um sistema de casta, tendo que cumprir uma função específica para o desenvolvimento da sociedade até o fim de sua vida. 

O Conselho Genético também define o relacionamento entre espécies diferentes, proibindo o casamento e reprodução — salvo o caso de Crystalis que conseguiu casar com Mercúrio, na época considerado um mutante, ao fugir do seu reino.

Até mesmo a reprodução entre Inumanos é controlada pelo Conselho, como pudemos ver quando Medusa foi rechaçada por engravidar do Raio Negro sem autorização — algo que não seria concedido por conta do risco de ter uma criança com poderes ainda maiores do que seus pais. 

O Conselho Silencioso, responsáveis pelas primeiras leis mutantes.

Os mutantes, como sabemos, não possuíam um tipo de sociedade organizada até pouco tempo atrás. Vivendo entre os humanos e tentando sobreviver aos massacres que eles causavam, os mutantes viviam principalmente em grupos como os X-Men. 

As tentativas de uma sociedade-nação, como o sonho de Genosha, não eram estruturadas de forma tão rígida como a dos Inumanos, sendo mais um grande polo em que os mutantes poderiam viver em segurança — até que os grandes ataques terroristas destruíssem tudo e massacrassem milhares de pessoas. 

Recentemente, na Era de Krakoa, finalmente vimos os mutantes se estabelecerem como um país. Com isso, há um esforço em conjunto dos mutantes, parte do Conselho Silencioso, na criação de leis — com a principal delas sendo a proibição de matar humanos, salvo em casos específicos — e no estímulo cultural da espécie. Entretanto, ainda assim, não há um sistema de casta nem uma obrigação de servitude ou controle para as ações individuais de cada um. 

Quem surgiu primeiro: o mutante ou o inumano? 

Inumanos e X-Men já se enfrentaram em um crossover (que foi criticado pelos fãs).

Os Mutantes surgiram em 1963, brilhando nas páginas de X-Men #1, criada por por Stan Lee e Jack Kirby. Desde então, apesar dos altos e baixos na editora, eles se mantiveram como uma das espécies mais populares e relevantes dos quadrinhos, ganhando ainda mais destaque nos últimos anos com a Era de Krakoa. 

Os Inumanos, por sua vez, surgiram dois anos depois, em 1965, aparecendo como coadjuvantes em Fantastic Four #45, uma história do Quarteto Fantástico, também criada por Stan Lee e Jack Kirby. Com uma participação modesta na Marvel, eles ganharam mais destaque no período em que os fãs — e outros escritores — desconfiam que houve um boicote aos quadrinhos dos X-Men, entre 2015 e 2018. 

Na cronologia dos quadrinhos essa ideia também se mantém e os mutantes surgiram primeiro. Após os Celestiais desenvolveram a espécie antes que os Krees fizessem experimentações genéticas para criar os Inumanos. 

Aproveite e veja também: