Como o Homem de Ferro revela sua identidade secreta nos quadrinhos?

Capa da Publicação

Como o Homem de Ferro revela sua identidade secreta nos quadrinhos?

Por Junno Sena

Nos cinemas, a identidade secreta de alguns heróis nunca foi “secreta”. Esse é o caso de Tony Stark, o Homem de Ferro que, desde seu primeiro filme, tem estado nos holofotes da mídia como filantropo, playboy, magnata e herói. Porém, nos quadrinhos, a história foi um pouco diferente. Desde sua criação, em 1963, até 2002, Tony manteve a identidade do Homem de Ferro em completo anonimato.

O que mudou apenas em The Invincible Iron Man #400 (O Invencível Homem de Ferro em tradução literal). Escrita por Mike Frell e com arte de Michael Ryan, a segunda história da edição, Out of the Bottle (Fora da Garrafa em tradução literal, se referindo a icônica história do herói com problemas de bebida, Demônio da Garrafa), trouxe o fim de um dos embates contra Mandarim, além do retorno de Tony após duas semanas distante de casa.

Capa de The Invincible Iron Man #400

O tempo longe se deu por ter sido deixado no Ártico após enfrentar o vilão e quase morrer. Mas, para a imprensa, Tony apenas disse que estava doente. Tentando acalmar a mídia, o magnata marca uma conferência, prometendo um grande anúncio.

O “anúncio”, na verdade, era apenas uma bomba de fumaça, pois Tony ainda não fazia ideia do que iria dizer. Porém, durante o evento, um grupo de assaltante passou em frente ao prédio onde estavam. Prestes a assisti-los atropelar um cachorro indefeso, um dos repórteres diz:

“Nos coloque ao vivo novamente… AGORA! Isso vai ser melhor do que cobrir o Wall Street”.

Tony, então, se joga do prédio, aciona a sua armadura e salva o cachorro.

Páginas de The Invincible Iron Man #400

Após sua atitude heroica, Tony vira para o repórter e pergunta:

“Notícia grande o suficiente para você?”

Com essa simples fala, o fim de uma era de anonimato se deu com o salvamento de um cachorro. Entre jornalistas curiosos e personagens ultrajados com o ocorrido, Tony revela posteriormente que gostaria de ter feito isso antes.

Mesmo que pareça “fora de tom” para um herói revelar sua identidade, a decisão do personagem faz sentido. Tony precisava lidar com uma vida dupla, mas, diferente de heróis como Homem-Aranha, sempre possuiu os recursos necessários para proteger a si mesmo e as pessoas ao seu redor.

Desta forma, manter a identidade secreta foi mais um inconveniente do que uma solução para o herói.

Aproveite e continue lendo: