Como o Gasparzinho morreu e se transformou no fantasminha camarada?

Capa da Publicação

Como o Gasparzinho morreu e se transformou no fantasminha camarada?

Por Flávia Pedro

Todos nós sabemos, ou ao menos deveríamos saber, que o estado fantasmagórico dos filmes, séries e livros vem logo após a morte. Com Gasparzinho, o Fantasminha Camarada, não foi diferente. Apesar do momento de sua morte ser desconhecido para muitos, no filme  nós acompanhamos o fantasma de uma criança que adora ter contato com humanos. Mas como ele acabou falecendo?

Gasparzinho é um personagem que vai além do filme, tendo um desenho animado e quadrinhos que também contam sua história como o Fantasminha Camarada. Essas histórias são sempre marcadas pela participação especial de seus tios, o Trio Fantasma. Tanto no filme quanto nos desenhos, existem duas explicações para entendermos sua origem.

Como o Gasparzinho morreu?

Teorias sobre a morte do Gasparzinho se tornaram cada vez mais frequentes, pois o fato do fantasma ser uma criança chamou a atenção do público, que gostaria de entender as circunstâncias em que ele acabou morrendo. A ideia de que ele faleceu quando ainda era pequeno vem de um episódio do desenho animado “There’s Good Boos To-Night“.

Gasparzinho, o Fantasminha Camarada (o filme)

Não dá pra negar a morbidez da obra, mas esse episódio em questão nos mostra Gasparzinho fazendo amizade com uma raposa e ela preferindo morrer para que pudesse passar mais tempo com o garotinho. Para amenizar a questão da temática “morte”, a Harvey Comics apresentou uma solução bem menos sombria para os fãs. (via CBR)

Segundo eles, Gasparzinho na verdade já nasceu um fantasma, filho de dois pais fantasmas. Isso amenizou e muito as questões sobre ele ser uma criança que havia morrido e o quão pesado isso poderia soar. Depois dessa explicação, ele passou a ser visto como um ser espectral que sempre foi assim, isso até seu filme live-action ser lançado…

Gasparzinho em sua versão humana no filme

O filme trouxe de volta a ideia de que Gasparzinho era uma criança, antes de “fazer a passagem” e entrar no estado fantasmagórico em que o conhecemos. Segundo a trama do longa, Gasparzinho era um jovem de 12 anos que saiu para brincar com seu trenó em uma noite muito fria e acabou pegando uma pneumonia, que infelizmente o levou a óbito.

Sua escolha de se manter um fantasma no local era para estar junto de seu pai, que estava de luto por sua morte. Com certeza essa é uma explicação bem mais sombria e mórbida do que a dada pela Harvey Comics, mas finalmente sanou a dúvida dos fãs sobre essa questão.

Como não temos nenhuma atualização mais recente que bata o martelo sobre a real origem do fantasminha, cabe aos fãs escolherem acreditar na primeira, ou na segunda explicação.

De qualquer forma, Gasparzinho nunca perdeu seu carisma e alegria, sendo um dos fantasmas da ficção mais amados pelo público. Mas e você, o que acha de seu passado? Em qual das duas versões da história você prefere acreditar? Divide sua opinião com a gente nos comentários!

Confira também: