Capa da Publicação

Como foi o final de Coragem, o Cão Covarde?

Por Flávia Pedro

Se você cresceu entre a década de 90 e a primeira década dos anos 2000 com certeza pegou a fase incrível de desenhos na TV e, provavelmente, assistia a Coragem, o Cão Covarde. Esse é um dos desenhos mais populares entre as crianças dessa época, apesar de um tanto assustador. Mas você conhece o último episódio de Coragem ou sabe como essa história termina?

Coragem, o Cão Covarde marcou uma geração que adorava acompanhar as aventuras de um cachorrinho que, como o próprio nome já diz, era bem medroso. Ele foi adotado por Muriel e Eustácio, dois senhores de idade que moram em uma fazenda perto de “Lugar Nenhum”, que era literalmente no meio do nada.

Elenco de Coragem, o Cão Covarde

Coisas estranhas aconteciam em “Lugar Nenhum”, desde invasões alienígenas, fantasmas e outras coisas sobrenaturais que fazia com que Coragem precisasse deixar sua covardia de lado para salvar seus donos a cada novo episódio. Apesar de assustar algumas crianças por sua temática mais voltada para o terror, muitas também gostavam de acompanhar cada episódio, mas uma coisa muitos fãs não sabem: como terminou Coragem, o Cão Covarde?

O último episódio da série foi ao ar no dia 22 de novembro de 2002, depois de quatro temporadas, e nele Eustácio está como sempre ofendendo o cãozinho, que vai até Muriel. Chegando até ela, ele se depara com uma professora chamada The Perfectionist” e apenas o cachorrinho consegue vê-la.

Essa professora diz que quer treinar o Coragem até que ele se torne um animal perfeito, mas que ele precisa provar sua perfeição para ela através de inúmeros testes. Ele obviamente falha em todos e não alcançar essa perfeição esperada pela treinadora faz com que o cãozinho tenha pesadelos durante a noite.

Coragem, o Cão Covarde

A parte fofa é quando Coragem percebe que “perfeição” não existe, até mesmo Muriel e Eustácio tem defeitos e ele não os ama menos por isso. Então a professora passa uma última tarefa para ele: desenhar um 6 perfeito em uma folha de papel. Ele consegue realizar este desafio e com isso a Professora desaparece em uma poça formada por ela mesma derretida.

Este final nos dá a entender que Coragem se aceita do jeito que ele é, mesmo com suas imperfeições e que apesar de notar que seus humanos também são imperfeitos, ele os ama mesmo assim. Uma bonita história para o final de um desenho tão aterrorizante para alguns, mas infelizmente nem ela foi capaz de salvar o desenho do cancelamento.

Segundo o Quora, a série acabou sendo cancelada por ser pesada demais para crianças, devido ao terror que ela trazia. Muitos dos episódios acabaram censurados e apesar de não ser algo assustador para adultos e adolescentes, algumas crianças acabaram indo para o hospital depois de assistirem alguns episódios.

Você conhecia esse último episódio de Coragem, o Cão Covarde? Gostava de acompanhar o desenho? Também sentia medo quando era criança? Divide sua opinião com a gente nos comentários!

Confira também:

Imagem de perfil
Flávia Pedro

Historiadora formada pela UFF e apaixonada por cultura japonesa, animes, mangás, filmes... Criadora de conteúdo no instagram Anime Dicria, viciada em café e leitora de fanfics ruins nas horas vagas. Instagram: fllavia_pedro