Como o Charada descobriu a identidade do Batman nos quadrinhos?

Capa da Publicação

Como o Charada descobriu a identidade do Batman nos quadrinhos?

Por Gus Fiaux

Atenção: Alerta de Spoilers!

Nos cinemas, muitos estão podendo conferir The Batman, a nova reinterpretação do Cavaleiro das Trevas. E, no filme, nós podemos ver o herói enfrentando o Charada, que é um serial killer atrás das figuras mais influentes da política e da alta sociedade de Gotham City. Nos quadrinhos, o enigmático antagonista é um grande estrategista e já conseguiu passar a perna no Cruzado Encapuzado várias vezes, mas há um momento de sua vida onde o personagem fez o impossível: ele descobriu que Bruce Wayne era o Batman.

Essa realização aconteceu nas páginas de Silêncio, o arco escrito por Jeph Loeb e com artes de Jim Lee. Na saga, Bruce precisa enfrentar um vilão misterioso chamado Silêncio, que estava manipulando vários de seus inimigos em um grande esquema. O único que parece ter sido deixado de lado dos planos do vilão era o Charada, e isso faz com que Bruce o veja como um inimigo inferior, já que ele nem sequer havia sido colocado em ação para enfrentá-lo.

Após tudo se resolver e o Batman descobrir que seu novo inimigo era, na verdade, Tommy Elliott, um amigo de infância que viveu todos esses anos com inveja de Bruce e sua vida perfeita, o herói nota que alguém poderia ter revelado sua identidade secreta para que Silêncio concluísse seus planos. Assim, ele vai até o Asilo Arkham e confronta o Charada, provando que o havia subestimado.

Charada conta ao Batman como descobriu sua identidade secreta.

Acontece que o Charada, que estava sofrendo com um tumor no cérebro, havia usado um Poço de Lázaro (sem ter a autorização de Ra’s al Ghul) para se curar. Enquanto a maior parte das pessoas sai do poço insana, o vilão havia despertado com uma certeza absoluta: Bruce Wayne era o Batman. Aparentemente, os efeitos das águas mágicas do poço fizeram com que ele ligasse todos os pontos e percebesse a verdade.

Ele então ameaça o Cavaleiro das Trevas com esse conhecimento, mas o Batman joga sua última cartada: ele diz que, caso o Charada revele sua identidade para o mundo, ele também irá contar para Ra’s al Ghul que o vilão usou o Poço de Lázaro sem permissão. Temendo a morte pelas mãos da Liga dos Assassinos, o Charada nunca contou nada a ninguém.

Batman e Charada trocam farpas.

Como tudo nas HQs, isso não durou muito tempo. Na Crise Infinita, o Charada invadiu Metropolis junto de vários outros vilões, mas acabou recebendo um golpe poderoso do Cavaleiro Andante, que o provocou sequelas cerebrais graves. Ele se recuperou, mas esqueceu completamente da identidade secreta do Batman. Na verdade, nessa época ele foi transformado em um “herói” e auxiliava a polícia de Gotham a resolver mistérios.

Até isso também foi alterado na HQ Batman #693, quando ele estava em um evento da alta sociedade de Gotham e acabou passando perto de uma explosão. Com o cérebro danificado novamente, ele perdeu seu lado “bondoso” e se tornou um assassino novamente. Mas as memórias do Batman e de Bruce Wayne se perderam em definitivo, e ele nunca mais revelou saber quem era o Cavaleiro das Trevas.

Fonte: CBR

Abaixo, veja também: