Buzz Lightyear do Comando Estelar: Desenho clássico é parte do cânone de Lightyear?

Capa da Publicação

Buzz Lightyear do Comando Estelar: Desenho clássico é parte do cânone de Lightyear?

Por Gus Fiaux

Recentemente, Lightyear chegou aos cinemas mundiais oferecendo uma nova perspectiva sobre a história de Buzz Lightyear. Nós já o conhecíamos como um boneco, parte da coleção de brinquedos de Andy – mas agora, é hora de descobrirmos as aventuras do patrulheiro estelar que deu origem à action figure. Porém, essa não é a primeira vez que vemos uma história sobre o Buzz “fictício” desse universo.

Entre 2000 e 2001, foi lançada a série animada Buzz Lightyear do Comando Estelar, produzida pela Disney e baseada nas aventuras “ficcionais” do personagem. Nós já falamos da série mais detalhadamente neste artigo, onde explicamos um pouco de seu enredo e dos personagens que faziam parte da equipe de Buzz.

No entanto, muitos fãs têm se questionado se a produção televisiva, de alguma forma, faz parte do mesmo cânone de Lightyear, filme lançado neste ano e que também traz as aventuras “ficcionais” do personagem. Porém, sendo bem direto ao ponto: não há uma conexão nítida entre Lightyear Buzz Lightyear do Comando Estelar

De acordo com o diretor, Lightyear não foi pensado para ter ligações com Buzz Lightyear do Comando Estelar.

A resposta foi dada pelo próprio diretor do novo longa, Angus MacLane. Ao ser perguntado sobre a série animada dos anos 2000, Angus foi bem claro em dizer que “nem sequer pensou [na série]” enquanto preparava o longa-metragem. Porém, é curioso que Angus esteve envolvido na produção de Comando Estelar.

Na época, Angus teria dirigido uma abertura em computação gráfica, no estilo dos filmes da Pixar, que mostrava os brinquedos de Andy se reunindo em frente a uma televisão para assistir a um episódio da série animada. De acordo com ele, em uma entrevista concedida ao ScreenRant:

“Digamos que [‘Buzz Lightyear do Comando Estelar’] faça parte do universo de ‘Toy Story’. Há uma abertura animada da Pixar que, incidentalmente, eu dirigi há muitos anos. Se há qualquer coisa [a dizer sobre isso], a abertura é uma metáfora para a forma como assistimos isso. É algo separado. Há uma barreira de televisão entre [essas obras].”

No entanto, apesar de não ser considerada necessariamente canônica, a série animada é vista por alguns fãs como a continuação lógica da história do longa-metragem. Se Lightyear serve como uma história de origem para o herói espacial, Buzz Lightyear do Comando Estelar funciona como uma série que nos apresenta as aventuras do patrulheiro após sua primeira grande missão.

Lightyear está em cartaz nos cinemas.

Abaixo, confira também: