Bruce Willis se torna primeiro ator de Hollywood a vender direitos para empresa de deepfake

Capa da Publicação

Bruce Willis se torna primeiro ator de Hollywood a vender direitos para empresa de deepfake

Por Melissa de Viveiros

Após se aposentar da carreira de ator seguindo o diagnóstico de afasiaBruce Willis se tornou o primeiro astro de Hollywood a vender seus direitos para uma empresa de deepfake. A tecnologia permitiria que uma versão digital do ator seja criada digitalmente para uso nas telas, sem que ele precise atuar.

Willis teria se afastado da carreira por conta da afasia, que afeta a capacidade comunicação e torna mais difícil a compreensão da linguagem, seja ela escrita ou falada. Apesar da fonoterapia ser uma das formas de tratar o problema, não há cura para o transtorno.

Bruce Willis no filme Os Mercenários 2.

Agora, o ator vendeu os direitos de sua imagem para a empresa estadunidense Deepcake, de acordo com o The Telegraph, e apareceu em uma propaganda de telefone sem precisar ir ao set, tendo seu rosto editado digitalmente sobre o de outro ator. Em pronunciamento no site da empresa, Willis disse:

“Eu gostei da precisão com a qual meu personagem ficou. É um mini-filme no meu gênero ação-comédia habitual. Para mim, é uma ótima oportunidade de voltar no tempo. Com o advento da tecnologia moderna, mesmo quando eu estava em outro continente, eu era capaz de me comunicar, trabalhar e participar das filmagens. É uma experiência muito nova, e eu agradeço a toda nossa equipe.”

A tecnologia deepfake mescla áudios e imagens de diferentes origens, combinando, substituindo ou sobrepondo estes elementos para criar um novo conteúdo. No caro de Willis, sua aparência é utilizada, substituindo a de outro ator, fazendo com que ele não precisasse estar no set de gravações para o comercial, por exemplo.

Apesar de seu uso no cinema permitir que artistas sejam recriados digitalmente, inclusive aqueles que não estão mais vivos, a tecnologia chamou mais a atenção por seu uso para espalhar desinformação. Em filmes, ela permite trabalhos como o de Willis, além de versões mais jovens de atores feitas digitalmente.

Bruce Willis atuou em diversas produções ao longo de sua carreira, incluindo sucessos como O Sexto Sentido, Corpo Fechado, O Quinto Elemento, Armageddon, Pulp Fiction e Duro de Matar.

Fique com: