Avatar: Habilidade apresentada em A Lenda de Korra existia muito antes, entenda

Capa da Publicação

Avatar: Habilidade apresentada em A Lenda de Korra existia muito antes, entenda

Por Gus Fiaux

O mundo de Avatar nos apresentou o conceito de Dobra, uma habilidade que algumas pessoas possuem, que faz com que elas sejam capazes de controlar um dos quatro elementos – com exceção do próprio Avatar, é claro, que tem controle sobre todos os quatro. Porém, há também as “subdobras”, habilidades secundárias que derivam das dobras principais, como a Dobra de Sangue (que deriva da dobra da água) e a Dobra de Raios (que deriva da dobra de fogo). Em A Lenda de Korra, no entanto, conhecemos uma subdobra nova derivada da Dobra de Ar.

Jinora, a filha de Tenzin e neta de Aang, é capaz de fazer o que muitos consideram como “Dobra Espiritual“. Não só ela é capaz de ver espíritos no “mundo dos humanos”, como também pode fazer uma espécie de Projeção Astral, de modo que seu espírito pode sair de seu corpo e vagar livremente. Muitos acreditavam que esse era um poder inédito, nunca antes visto nesse universo… mas não é bem assim.

Recentemente, foi lançado o livro Avatar Legends, um guia do novo jogo de RPG da franquia. Embora tenha sido inicialmente desenvolvido pelos fãs, o jogo conta com aval da equipe oficial de criadores e traz alguns detalhes que são inéditos na história da saga. Ambientado em diferentes eras do universo da franquia, o livro de regras explora mais da era em que Kyoshi era a Avatar, e conta a história de um homem chamado Mangal, que também é um dobrador de ar capaz de fazer a Dobra Espiritual e a Projeção Astral, assim como Jinora.

Jinora usa os poderes da Dobra Espiritual.

De acordo com o CBR, o jogo ainda ajuda a compreender a importância das tatuagens dos Nômades do Ar e como elas são feitas. No livro de regras, é dito que para recebê-las, um dobrador de ar precisa apresentar ao menos mais de uma técnica de Dobra de Ar. Eles explicam que Aang recebeu as suas por conseguir criar pequenas bolas de vento, que ele usa para se locomover com certa facilidade – a técnica que ficou conhecida pelos fãs como “Scooter de Ar“.

No caso de Jinora, ela só consegue a permissão para receber as tatuagens depois de mostrar uma maestria com sua Dobra Espiritual, algo que ela faz com precisão durante a terceira temporada da série, após a luta contra Zaheer. Isso acaba sendo uma grande evolução para a personagem, mas é interessante descobrir que esse não é um poder exclusivo dela, mostrando como cada dobrador possui características próprias que os permitem manipular os mais diversos aspectos de seus respectivos elementos.

Avatar: A Lenda de Korra está disponível na Netflix.

Abaixo, confira também: