Avatar: Por que somente Azula aparece dobrando fogo azul e relâmpago?

Capa da Publicação

Avatar: Por que somente Azula aparece dobrando fogo azul e relâmpago?

Por Melissa de Viveiros

Em Avatar: A Lenda de Aang, e até na sequência A Lenda de Korra, somos apresentados a diversos dobradores de fogo poderosos. Apesar disso, nenhum personagem da série original possui as chamas azuis criadas por Azula, e poucos utilizam relâmpago como ela.

Mas qual é o motivo para isso? Por que não vemos mais dobradores de fogo utilizando relâmpago? E qual a razão para o fogo de Azula ser azul? Explicamos isso tudo neste artigo!

Por que Azula dobra fogo azul?

Azula é apresentada como uma dobradora poderosa desde sua primeira aparição no desenho.

Desde a infância, Azula foi uma das dobradoras de fogo mais habilidosas de sua idade, sendo reconhecida como um prodígio por vários personagens, incluindo Zuko e Ozai. Quando ela aparece ainda criança em flashbacks, vemos que apesar de mais nova, ela era muito mais talentosa que seu irmão desde pequena, conseguindo exibir suas habilidades diante de seu avô, o Senhor do Fogo Azulon, sem qualquer problema.

As cenas que mostram a infância da princesa da Nação do Fogo, no entanto, também mostram que quando criança, o fogo de sua dobra era normal, em tons de vermelho, laranja e amarelo como todos os outros. Assim, fica claro que o motivo para suas chamas azuis não é nenhum tipo de particularidade natural característico da personagem, e sim parte de uma habilidade adquirida ao longo de sua vida.

Quando criança, o fogo dobrado por Azula não era azul.

Isso porque, na realidade, as chamas azuis indicam que o fogo que ela domina é muito mais intenso do que as chamas normais. Na prática, isso não quer dizer que ela é necessariamente a dobradora mais poderosa, e sim que as chamas produzidas em sua dobra teriam temperatura maior. Quando se trata da vida real, as cores vistas no fogo também dependem do material em combustão, mas desconsiderando elementos que queimam em determinadas cores, a temperatura é um fator nas cores que podemos ver no fogo. Isso porque, um comprimento de onda menor tem mais energia e uma temperatura maior. Assim, a temperatura das chamas azuis seria maior que a das vermelhas.

Mais que isso, outra hipótese que pode justificar o fogo azul usado pela princesa Azula é seu perfeccionismo. No processo de combustão, comumente ocorrem várias perdas e geração de resíduos, com a perda predominante sendo de calor. Mas, em uma combustão completa, o reagente queima no oxigênio, tendo um número limitado de produtos e produzindo uma chama azul. 

Em estado natural, a combustão completa é improvável, e tende a ocorrer apenas em situações cuidadosamente controladas, como em laboratório. Em Avatar, porém, esse parece ser o caso das chamas de Azula, já que o perfeccionismo é não só a grande falha da personagem, como também a razão para sua queda. Na sua dobra, isso é manifestado pelo fogo azul, resultado de enorme controle e precisão de uma combustão completa. 

A razão seria completamente de acordo com a personagem, cuja cena de introdução no desenho a mostra praticando suas habilidades e se irritando por literalmente ter um fio de cabelo fora do lugar quando termina. Da mesma forma, sua obsessão com ter tudo sob controle e ser perfeita a leva a quebrar no fim da série.

Superfícies atingidas pelo fogo dobrado por Azula não mantém a coloração peculiar dos poderes da personagem.

A ideia também é reforçada por sua aparição na infância não contar com as mesmas chamas azuis que viraram sua marca registrada, já que ela não era tão perfeccionista nem tão precisa em sua dobra, por mais que fosse um prodígio. Também é possível notar que, quando o fogo de Azula atinge outras coisas e não está sendo dominado por ela, as chamas adquirem a coloração alaranjada comumente vista.

Assim, mais do que puramente poder, as chamas de Azula são o resultado de um enorme controle. É possível argumentar que Ozai, por exemplo, era mais poderoso que ela, mas o Senhor do Fogo não se preocupava com controle e precisão como sua filha. Da mesma forma, por mais poderoso que Zuko ou Iroh sejam, nenhum deles tem a mesma preocupação que ela com esses aspectos de sua dobra.

Por que os outros personagens não usam relâmpago tanto quanto Azula?

A dobra de relâmpago aparece pouco em Avatar: A Lenda de Aang, sendo considerada uma sub-dobra do fogo limitada aos mestres e dobradores mais habilidosos. Separando as energias yin e yang, alguns dobradores eram capazes de gerar e manipular relâmpago, com a geração sendo ainda mais difícil que redirecionar o elemento. A técnica também era chamada de “fogo a sangue frio”, e era considerada uma das formas mais puras, poderosas e perigosas dessa dobra.

Diferente das chamas azuis, dobra de relâmpago não é exclusividade de Azula.

No tempo de A Lenda de Korra, dominar relâmpago já havia se tornado algo um pouco menos raro, assim como com outras sub-dobras. Na época de Azula, porém, ela era uma das poucas que conseguia utilizar esse poder com maestria. Quando Zuko tenta aprender essa habilidade, Iroh explica que é preciso paz interior, bem como silenciar todas as emoções,  para a geração de relâmpago ser possível. Caso contrário, a tentativa resultaria em uma pequena explosão, que poderia tirar a vida do dobrador.

Azula cumpre ambos os requisitos, e consegue controlar essa habilidade com perfeição, utilizando ataques de diversos tamanhos e formas baseados em relâmpago. Além disso, ela também era capaz de redirecionar relâmpago, dominando ambas as habilidades. Mesmo em seu momento mais instável, durante o Agni Kai em que enfrenta seu irmão, ela ainda consegue utilizar a dobra de raios.

Azula utiliza dobra de relâmpago com sucesso mesmo em seu momento mais instável.

O motivo para ela ser quem mais aparece utilizando essas habilidades parece simples: além de ser mais poderosa, habilidosa e calculista, ela é a antagonista com mais tempo de tela, sendo uma grande ameaça tanto para Aang quanto para Zuko. Da mesma forma, Ozai é outro vilão central da série, sendo também um dos poucos que vemos gerando e utilizando relâmpago. Assim, essa característica mostra o risco que os dois apresentam para os protagonistas, os colocando como grandes ameaças. Em Korra, as sub-dobras não são mais tão raras, e não representam o mesmo perigo, tendo se tornado mais comuns.

O que mais você gostaria de saber sobre Avatar? Conta aqui nos comentários!

Veja também: