Capa da Publicação

Ataque dos Cães: Sam Elliott pede desculpas por criticar filme da Netflix indicado ao Oscar

Por Gus Fiaux

Considerado um dos melhores lançamentos da Netflix nos últimos anos, Ataque dos Cães é o mais novo filme da diretora neozelandesa Jane Campion – e por conta de seu trabalho aqui, ela recebeu o Oscar de Melhor Direção na 94ª edição da premiação. Porém, inicialmente, não foi todo mundo que gostou do filme, como é o caso de Sam Elliott (de Motoqueiro Fantasma, Nasce Uma Estrela Justified).

O ator, hoje com 77 anos, deu entrevista para o podcast WTF falando sobre como havia achado o filme um “pedaço de bosta“, dizendo que Campion podia ser uma ótima diretora, mas não entendia nada sobre o oeste americano, já que ela havia gravado o filme na Nova Zelândia. Além disso, o ator criticou a inclusão de elementos homossexuais no filme – algo que vem desde o livro que serviu como material base, escrito por Thomas Savage em 1967.

“É isso que todos os malditos cowboys desse filme se pareciam”, disse Elliott. “Eles ficam correndo por aí de polainas e sem camisas. Tem todas essas alusões à homossexualidade nessa p**** de filme.”

Os comentários de Elliott provocaram consternação e críticas por parte dos envolvidos na produção de Ataque dos Cães. A diretora disse que, apesar de respeitar o trabalho do ator, achava suas declarações carregadas de misoginia, homofobia e xenofobia. Já Benedict Cumberbatch respondeu dizendo que o melhor a se fazer era focar no poder do filme e na discussão de um tema importante levantado pelo longa: a masculinidade tóxica.

Ataque dos Cães está disponível na Netflix e é protagonizado por Benedict Cumberbatch.

Porém, Elliott parece ter se arrependido de suas declarações. Recentemente, ele conversou com o Deadline e falou sobre como sente muito por ter dito palavras cruéis contra a equipe de direção e o elenco do filme, em especial Jane Campion Benedict Cumberbatch. Além disso, ele agradeceu o apoio da comunidade LGBTQIA+ em toda sua carreira e pediu desculpa pelos “comentários insensíveis”:

“Eu disse ao podcaster que achava Jane Campion uma diretora brilhante, e quero me desculpar ao elenco de ‘Ataque dos Cães’, que são atores brilhantes – em particular Benedict Cumberbatch. Só posso dizer que estou bem arrependido. Eu… eu não me articulei bem com relação a isso. E eu disse algumas coisas que machucaram as pessoas e me sinto péssimo por isso. A comunidade gay tem sido incrível para mim durante toda a minha carreira. E eu digo toda a minha carreira, desde antes de eu começar nessa cidade [Hollywood]. Amigos em todos os níveis até hoje. Eu sinto muito se machuquei algum desses amigos ou alguém que eu amo. E a todos os outros pelas palavras que usei.”

Até o presente momento, ninguém do elenco do filme se pronunciou a respeito do pedido de desculpas de Elliott, que por sua vez é bem conhecido por papéis em filmes de western. O ator, que recentemente esteve em Yellowstone: 1883, acabou sendo alvo de críticas nas redes sociais após os comentários negativos ao filme. Quanto a Ataque dos Cães, o filme foi indicado a 12 categorias no Oscar, embora só tenha levado para casa o troféu de Melhor Direção.

Ataque dos Cães está disponível na Netflix.

Abaixo, veja também:

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux