Archie Comics apresenta seu primeiro personagem com deficiência auditiva

Capa da Publicação

Archie Comics apresenta seu primeiro personagem com deficiência auditiva

Por Junno Sena

O grupo de Riverdale agora tem uma nova integrante. Em parceria com a Children’s Tumor Foundation (CTF), a edição Charlie Jumbo Comics Digest #329 apresentou Grace Alondra, uma garota que sofre de NF2, Neutofibromatose do tipo 2.

A personagem ganhou espaço na história de oito páginas chamada Sounds Like Music (Soa como música, em tradução direta). Lançada no dia 20 de abril, o quadrinho pode ser lido de graça, como parte do incentivo da CTF na luta contra o NF2.

“Archie Comics trabalhou em colaboração da CTF com o intuito de criar um personagem que relate a vida de diversos indivíduos que vivem com NF2, uma doença genética que causa numerosos tumores no sistema nervoso central”,  explicou a Archie Comics.

Entre algumas das manifestações clínicas, o portador de NF2 pode ter alterações auditivas, visuais, de equilíbrio ou deglutição.

“A doença afeta 1 em 25.000 crianças nascidas em relação a população mundial. O quadrinho faz parte da campanha de consciência que foi lançada no final de abril e continuará por todo mês de maio, o Mês de Consciência do NF”.

No caso de Grace, a NF2 afeta o seu sistema auditivo. Após precisarem de um substituto no palco, Grace diz que sabe tocar e que pode participar da apresentação de Archie e seus amigos. É nesse momento que Grace diz que ama música e que:

“Eu quero ouvir o máximo que eu puder… Antes de eu ficar surda”.

Grace explica o que é NF2 para Archie

E, em um simples diálogo, a personagem explica a sua condição. Essa não é uma doença tão explorada pela mídia, porém, em Creed, a personagem de Tessa Thompson possui algumas similaridades com Grace. Assim como a personagem de Archie Comics, as duas são artistas que, com o passar dos anos, podem perder completamente a audição.

Grace toca ao lado de Archie e seus amigos

“Grace é uma adolescente talentosa e muito inteligente”, comentou o editor chefe da Archie Comics, Mike Pellerito. “O fato que ela está experienciando perda auditiva é apenas uma parte de sua história. Para mim, é isso o que importa mesmo e estamos orgulhosos em poder trabalhar com a Children’s Tumor Foundation em uma importante história como essa”.

Caracterizada como A Turma da Mônica americana, Archie Comics é um quadrinho lançado há 83 anos. Nela, seguimos as histórias de Archie Andrews e seus amigos. Uma adaptação desses personagens foi feita pela CW e está, atualmente, na sexta temporada.

Aproveite e continue lendo: