As 10 histórias mais malucas dos quadrinhos do Archie!

Capa da Publicação

As 10 histórias mais malucas dos quadrinhos do Archie!

Por Márcio Jangarélli

E em tanto tempo de histórias – a Archie Comics foi fundada em 1939 – não faltaram histórias peculiares nas aventuras dessa turma, principalmente em revistas com os crossovers mais inusitados possíveis.

Com uma série inspirada na obra estreando nessa semana pela CW – Riverdale – por que não conhecer um pouco mais sobre essas HQs? Aqui estão as 10 histórias mais malucas dos quadrinhos do Archie! Justiceiro, Predador e Sharknado – quem imaginaria?

Imagem de capa do item

Archie e o Pós-Vida

Uma das séries mais populares do Archie nos últimos anos é adulta e lotada de sangue. De Roberto Aguirre-Sacasa e Francesco Francavilla, Afterlife with Archie é uma história de zumbis, no melhor estilo George Romero de ser, em Riverdale.

Publicada em 2013, a trama criou um pesadelo na cidade, onde ninguém estava a salvo. Inclusive, a narrativa conta com a participação de Sabrina Spellman (sim, a Sabrina, Aprendiz de Feiticeira) e fala sobre o Necronomicon dos contos lovecraftianos. Maluquice das boas.

Imagem de capa do item

Archie e o Justiceiro

Ao longo do tempo, o Archie se reuniu com vários super-heróis famosos. Esse não é super e também não é bem herói, mas a participação do Justiceiro nas histórias de Riverdale foi, além de bizarra, bem engraçada.

No fim, temos até uma pequena aparição do Wolverine na trama – como a história é de 94, nessa época o Logan gostava de surgir em todo canto.

Imagem de capa do item

Archie e os super-poderes

O Archie não só encontrou super-heróis em suas histórias, como se tornou um. Em 1966, ele se transformou no Capitão Coração Puro. Ele possuía o “fator CP”, um poder que só era permitido para quem fosse puro de coração.

Porém, sua fraqueza estava exatamente aí. O beijo de uma donzela em perigo podia fazer o herói perder suas habilidades. Pois é.

Imagem de capa do item

Archie e os New Directions

DON’T STOP/ BELIEVIN’! Sim, o Archie fez um crossover até com os personagens de Glee. Em 2013, Archie Meets Glee mostra alguns personagens de Riverdale e alguns membros dos New Directions trocando de lugar, quando um portal mágico surge e engole todo mundo.

Por incrível que pareça, a coisa deu bem certo, afinal, Aguirre-Sacasa, que roteirizou a história, também trabalhava com a série musical.

Imagem de capa do item

Archie e os Ramones

Falando em música, Archie já foi mais punk. No ano passado, o público ganhou a história Archie Meets Ramones, com a turma de Riverdale voltando para o passado e encontrando com a banda icônica.

Eles recebem conselhos dos Ramones para sua própria banda, para aceitarem seu eu rock n’ roll e então voltam para seu próprio tempo, para arrasar em uma competição.

Imagem de capa do item

Archie e a batalha presidencial

Nem só de música vivem as histórias do Archie. Em 2010, a coisa ficou política no arco “Campaign Pain”, quando o Presidente Barack Obama e a Governadora Sarah Palin vão para Riverdale aconselhar o Archie e o Reggie – respectivamente – em suas campanhas para a presidência estudantil do Riverdale High.

Obama e Palin até dividem um milk-shake na história, algo mais fantasioso que qualquer coisa que já tenha acontecido nos quadrinhos do Archie.

Imagem de capa do item

Archie e o Predador

Archie encontrando personagens violentos é algo bem normal. Se o Justiceiro não bastava para você acreditar nisso, em 2015, Riverdale ganhou uma visita do Predador. Exatamente, o alienígena extremamente brutal e assassino, que já batalhou até contra o Xenomorfo de Alien.

Aqui, o Predador chega à Terra em busca de novos troféus e acaba em Riverdale, onde começa caçar os adolescentes da região. A trama fica muito gore e vários personagens morrem. Para se ter ideia, tudo termina com o vilão matando o Archie e se revelando interessado na Betty.

Imagem de capa do item

Archie e o Evangelho

Mas e aquela vez que Archie e seus amigos encontraram Jesus? Pois é. Um dos roteiristas de longa data dos quadrinhos, Al Hartley, era um cristão fervoroso e resolveu contar histórias baseadas em sua fé nas revistas.

Ele pegou a licença das HQs do Archie emprestadas para usar em outra editora, a Spire Comics, que criava revistas cristãs. Nessas mãos, os personagens de Riverdale saíram para pregar a fé, citando a bíblia e tentando converter a cidade em sua crença.

Imagem de capa do item

Archie e a morte heróica

O Archie não morreu apenas em especiais. Em 2014, o personagem ganhou uma história digna para sua morte e encontrou seu fim – em uma linha do tempo alternativa, pelo menos.

Em Life With Archie #36, Kevin Keller, o primeiro personagem abertamente gay da série, é um senador dos EUA. Ele está tentando implementar novas leis de regulamentação de armas de fogo – um assunto delicadíssimo no país – e um civil, descontente, tenta matar o político com um tiro.

Para salvá-lo, Archie pula e recebe o tiro pelo amigo. Pesado, bem feito, impactante – mas nem por isso menos maluco.

Imagem de capa do item

Archie e os tubarões

Para fechar, não tem outra. Se o Predador e o Justiceiro foram estranhos, o que você diria sobre uma mistura entre Archie e SHARKNADO. SIM, a história do furacão de tubarões nos quadrinhos de Riverdale.

Em um especial, a cidade sofre com um clima não muito agradável. Chuva de ofertas? Não. CHUVA DE TUBARÕES. Tubarões começam cair do céu e matar civis, fazendo Archie e seus amigos interromperem suas férias na praia para combater a tempestade.

Você conhece os quadrinhos do Archie? Gostaria de saber mais sobre? Não esqueça de comentar!