Animais Fantásticos: Por que Tina não está presente no material de divulgação do novo filme?

Capa da Publicação

Animais Fantásticos: Por que Tina não está presente no material de divulgação do novo filme?

Por Gus Fiaux

Neste ano, a polêmica franquia Animais Fantásticos retorna com seu mais novo filme, intitulado Os Segredos de DumbledoreO longa está previsto para estrear em abril deste ano e trará mais do conflito iminente entre Alvo Dumbledore e seu antigo amigo, Gerardo Grindelwald. Porém, muitos fãs estão sentindo falta de uma personagem fundamental no material de divulgação do filme: Tina Goldstein, a funcionária do MACUSA que se envolve com o protagonista da saga, Newt Scamander.

Katherine Waterston, que interpreta a bruxa, até agora não apareceu no trailer do filme e nem ganhou um cartaz individual como os demais personagens do filme. Isso levou a crer que o papel de Tina será bem reduzido no filme — o que seria uma surpresa, levando em conta que ela é uma das protagonistas dos dois antecessores ao lado de Newt. Porém, essa teoria vem ganhando cada vez mais força.

Supostamente, a atriz está no longa, como foi confirmado pela própria Warner em anúncios à imprensa. Contudo, os boatos de sua ausência se intensificaram após o vazamento de roteiro, que indica que a personagem estará em uma parte bem pequena da narrativa, quase que em uma participação especial. Outros acreditam que esse papel reduzido se deve às críticas de Waterston para J.K. Rowling, autora dos livros e roteirista dos novos filmes, por conta de seus posicionamentos transfóbicos.

Tina Goldstein é uma das protagonistas dos dois primeiros filmes da saga, ao lado de Newt Scamander.

A ausência de Tina também é questionável levando em conta a própria mitologia criada por Rowling. Nos livros e no material adicional já escrito pela autora, é confirmado que ela se casa com Newt Scamander e os dois vivem juntos até o período cronológico onde se situa a saga de Harry Potter. Por isso, muitos se questionam a respeito de todo o desenvolvimento desse romance, já que só restam dois filmes após Os Segredos de Dumbledore.

Porém, há uma justificativa mais concreta para a ausência da personagem: a pandemia e como ela afetou produções de cinema. Sabemos que, devido ao controle rígido dos estúdios referente ao distanciamento social, muitos filmes e séries tiveram que passar por mudanças em seus roteiros e gravações para se acomodarem à situação atual. E como muitos diretores e produtores estão precisando se adequar a isso, é possível que Katerine Waterston tenha tido seu papel comprometido em um filme que já conta com um elenco enorme, onde o distanciamento se faz necessário.

Há também rumores de que a própria atriz teria se recusado a voltar ao set de filmagens porque alguém do elenco teria testado positivo para COVID-19, e Waterston não queria comprometer sua saúde — e esse caso parece ser ainda mais plausível, já que as filmagens do longa foram pausadas uma vez por casos de COVID na produção. De qualquer forma, só saberemos de forma concreta quanto Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore chegar aos cinemas em abril deste ano.

Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore estreia em 14 de abril de 2022.

Abaixo, veja também: