Katherine Waterston, de Animais Fantásticos, fala sobre comentários transfóbicos de J.K. Rowling

Capa da Publicação

Katherine Waterston, de Animais Fantásticos, fala sobre comentários transfóbicos de J.K. Rowling

Por Gus Fiaux

A franquia Animais Fantásticos está prestes a receber um novo capítulo no ano que vem, mas muitos fãs estão perdendo o contato com a saga, muito por conta das recentes atitudes de J.K. Rowling e os comentários cheios de transfobia da autora. Isso está gerando um grande debate e até mesmo alguns atores que já trabalharam ao lado dela estão se manifestando contra suas atitudes – como é o caso de Katherine Waterston, que vive Tina Goldstein.

Em entrevista ao The Independent, a atriz explicou o seu posicionamento após ter compartilhado um post criticando J.K. Rowling. A postagem original era escrita por uma mulher cisgênero e trazia a seguinte manchete: “Mulheres trans não representam ameaça para mulheres cis, mas nós representamos uma ameaça se as tornamos excluídas“. Na mesma postagem – que ela compartilhou através de seu stories no Instagram, ela mesma escreveu o seguinte: “Desculpa, você não é uma feminista se não consegue aceitar os direitos humanos de todos, ainda mais os direitos de outras mulheres”. 

Em resposta a esse comentário e porque ela o fez, Waterston disse: “[Eu postei] porque eu estava associada à franquia ‘Animais Fantásticos’, e senti que era importante comunicar a minha posição.” Ela prosseguiu dizendo que não queria que seus pontos de vista fossem ligados aos de outra pessoa por associação.

Katherine Waterston vive Tina Goldstein na saga Animais Fantásticos.

Os comentários transfóbicos de Rowling já são assunto há muito tempo, desde que ela declarou guerra contra ativistas LGBTQ+ acerca dos direitos de pessoas transexuais e transgêneros. Desde então, a autora não se mostrou disposta a debater e continua compartilhando artigos, fake news, postagens e tweets carregados de intolerância e discurso de ódio.

Ainda assim, Rowling está retornando como roteirista de Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore, filme do qual a própria Katherine Waterston vai participar, ao lado de Eddie Redmayne, Jude Law, Callum Turner, Alison Sudol, Dan Fogler Mads Mikkelsen — que vai substituir Johnny Depp no papel de Gerardo Grindelwald.

Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore estreia em abril de 2022.

Abaixo, veja também: