Adão Negro: A diferença da história de origem do personagem no filme e nas HQs

Capa da Publicação

Adão Negro: A diferença da história de origem do personagem no filme e nas HQs

Por Gus Fiaux

Atenção: Alerta de Spoilers!

Adão Negro chegou aos cinemas mudando de vez a hierarquia do Universo Estendido da DC. No longa, nós somos apresentados a Teth-Adam, um grande herói de Kahndaq que é trazido de volta à vida após passar cinco mil anos “desaparecido”. E embora o filme estrelado por The Rock compartilhe de várias semelhanças com os quadrinhos, a origem do herói traz algumas diferenças em relação ao material fonte.

Antes de qualquer coisa, é preciso lembrar que a DC Comics já passou por mais de um reboot ao longo de décadas de publicações, e por isso, alguns personagens possuem mais de uma origem – e esse é o caso do Adão Negro, que foi criado originalmente pela Fawcett Comics e depois adquirido pela DC junto com o Shazam. Por isso, ele possui não só uma origem, mas sim várias.

Qual é a origem do Adão Negro nas HQs?

Originalmente, quando o personagem ainda pertencia à Fawcett, o Adão Negro tinha uma origem simples e direta, que fazia bastante sentido para a Era de Ouro das HQs. Cerca de cinco mil anos antes de Billy Batson, o poderoso Mago Shazam teria escolhido um príncipe egípcio chamado Teth-Adam para ganhar poderes incríveis. Contudo, o príncipe foi corrompido pelo poder e se tornou mal, jurando dominar o mundo. O Mago então o baniu para uma estrela muito distante no Sistema Solar.

Quando o vilão foi passado para o Universo DC, sua origem foi um pouco mais detalhada. Na trama, ele passou a ser o filho de Ramsés II, um importante faraó do Egito. Teth-Adam era príncipe de Kahndaq, uma região próxima ao império egípcio, e acabou sendo escolhido pelo Mago Shazam – mas antes que a transformação ocorresse, a filha do mago, Blaze, fez um pacto com o deus egípcio Set, e em vez de ganhar poderes de seis divindades greco-romanas, o Adão Negro acabou sendo imbuído pelo poder de seis deuses egípcios.

Com a chegada dos Novos 52, a editora passou por um reboot completo e o Adão Negro ganhou uma nova versão – e essa é a origem que dá base à história do filme. Na trama, Teth-Adam era um escravo em Kahndaq, que certo dia quase testemunhou o assassinato de seu sobrinho, Aman. Felizmente, o Mago Shazam apareceu para os dois e deu os poderes para Aman, que sonhava em libertar seu povo e trazer paz para Kahndaq.

Teth-Adam, no entanto, tinha outros planos e sabia que a paz seria impossível de ser obtida. Em vez disso, ele queria matar os ditadores de seu povo e assumir o controle, e acabou matando Aman para conseguir seus poderes. Quando isso aconteceu, ele derrotou os ditadores de Kahndaq e os Sete Pecados Capitais, sendo considerado um herói pelo povo. No entanto, Teth-Adam se corrompeu e matou quase todos os membros do Conselho da Eternidade, exceto o Mago Shazam, que o baniu para a estrela mais distante do universo por milhares de anos.

Qual é a origem do Adão Negro no filme?

Como podemos ver, a origem dos Novos 52 parece ser a principal base para a adaptação dirigida por Jaume Collet-Serra e estrelada por The Rock. No entanto, várias mudanças foram feitas para tornar o personagem mais heroico e menos questionável, tanto que em momento algum ele é visto como um vilão e sempre está caminhando no limiar entre um herói e um anti-herói.

Aqui, Teth-Adam também era um escravo em Kahndaq, que vivia junto com seu povo sob o comando de um faraó impiedoso e cruel, que desejava forjar um item místico que o daria o poder de seis demônios. O filho de Teth-Adam, Hurut, se revolta contra a exploração de seu povo e começa uma revolução, mas logo é preso e sentenciado à morte pelo ditador. Porém, pouco antes de ter sua cabeça cortada, ele é salvo pelo Mago Shazam.

Shazam dá seus poderes para Hurut, que retorna como um herói para Kahndaq, mas atrai diversos inimigos. Certo dia, Teth-Adam e sua esposa, a mãe de Hurut, são atacados e Adam fica à beira da morte. Hurut, no entanto, surge e compartilha seus poderes com o pai, o que faz com que ele seja salvo. Porém, assim que é transformado em humano novamente, Hurut sofre um ataque e é morto pelas forças do faraó.

Irado, Teth-Adam se transforma no Adão Negro e vai até o palácio do rei, onde mata todos os presentes e destrói o local com sua fúria. Descontrolado, ele é aprisionado pelo Mago Shazam no próprio local, e é desperto cinco mil anos depois por Adrianna Tomaz, que precisa de sua ajuda para enfrentar a perigosa Intergangue, que assumiu o controle de Kahndaq no presente.

Adão Negro está em cartaz nos cinemas.

Abaixo, veja também: