Capa da Publicação

Zodíaco: Mark Ruffalo se pronuncia sobre identificação de famoso serial killer

Por Flávia Pedro

O serial killer conhecido como O Assassino do Zodíaco fez 14 vítimas reconhecidas oficialmente, sempre deixando cartas como forma de “zombar” da investigação por nunca ser pego. Mesmo hoje o assassino causa muita comoção nas redes sociais, especialmente por esse mistério nunca ter sido solucionado. Isso mudou essa semana, com o suposto criminoso sendo oficialmente identificado. Com isso, o ator Mark Ruffalo, que atuou no filme sobre essa história, se posicionou sobre o assunto.

O assassino misterioso vem causando curiosidade e confusão entre as pessoas desde os anos 60, quando começou a cometer seus crimes (ou a torná-los públicos, afinal não se sabe ao certo quando o assassino começou) e deixar provocações para a polícia em forma de cartas. Essas cartas continham enigmas, jogo de palavras e falas do próprio Zodíaco desafiando a polícia a encontrá-lo. Com o caso tendo tamanha notoriedade, mesmo que arquivado por falta de provas que levassem a identificação, ele nunca foi esquecido.

Recentemente a equipe The Case Breakers (via ComicBook), que se dedica a tentar solucionar casos arquivados, divulgou a seguinte informação: eles haviam finalmente conseguido identificar o Assassino do Zodíaco, não apenas dando um rosto para ele, mas também um nome. Segundo a conclusão dessa investigação, Gary Francis Poste é o responsável pela morte das 14 pessoas, porém seu registro consta que o mesmo morreu no ano de 2018.

Mark Ruffalo e Robert Downe Jr. atuando juntos no filme Zodíaco, 2007

A comoção com o Assassino do Zodíaco foi tão grande que, em 2007, ele ganhou um filme intitulado Zodíaco, estrelado por Mark Ruffalo e Robert Downey Jr. O longa trazia não apenas a história dos casos, mas de como funcionava a investigação. Claro, com aparatos e liberdade cinematográficos, sem ser exatamente um documento histórico sobre o serial killer.

Agora, com a suposta identificação do criminoso, Ruffalo usou sua conta oficial do Twitter para se pronunciar sobre a notícia:

“Já passei por esse caminho antes. Fizeram um filme sobre o assunto. Talvez… Talvez não. A cada poucos anos, alguém diz que descobriu. Vamos torcer para que tenham pego o cara. #Zodiac”

 

Retrato falado do suposto assassino, Gary Francis Poste

A The Case Breakers possui evidências que ligam os casos à Poste, como cartas que Zodíaco mandava e, supostamente, a investigação concluiu que algumas delas continham uma espécie de jogo de letras de seu nome completo. Porém, eles também levantaram evidências questionadas.

A investigação do The Case Breakers liga Cheri Jo Bates, uma mulher que foi brutalmente assassinada na Califórnia como uma possível vítima do Zodíaco, mas o departamento policial nega qualquer ligação entre os casos.

“Nossa Unidade de Casos Resumidos de Homicídios determinou que o assassinato de Cheri Jo Bates em 1966 não está relacionado ao assassino do Zodíaco,” declarou a Unidade de Casos Resumidos de Homicídios da Polícia de Riverside em uma entrevista para a Fox News. “Nós entendemos o interesse público nesses assassinatos não resolvidos, mas todas as investigações sobre o Assassino do Zodíaco devem ser encaminhadas ao FBI.”

Assim como Ruffalo disse, talvez Poste seja o assassino, talvez não. Mas de todo o jeito e em todos esses anos de investigação, acredita-se que isso é o mais perto que conseguiram chegar de um suspeito em potencial.

Confira também nossa lista sobre 10 coisas que você talvez não saiba sobre Mark Ruffalo, o Incrível Hulk!

Imagem de perfil
sobre o autor Flávia Pedro

Historiadora formada pela UFF e apaixonada por cultura japonesa, animes, mangás, filmes... Criadora de conteúdo no instagram Anime Dicria, viciada em café e leitora de fanfics ruins nas horas vagas. Instagram: fllavia_pedro