Zodíaco: Serial killer que inspirou filme é identificado 50 anos após crimes

Capa da Publicação

Zodíaco: Serial killer que inspirou filme é identificado 50 anos após crimes

Por Melissa de Viveiros

Cerca de 50 anos após uma série de assassinatos em São Francisco, nos Estados Unidos, um infame serial killer finalmente foi identificado. Conhecido como Assassino do Zodíaco, o criminoso inspirou diversas obras cinematográficas, entre as quais Zodíaco, de 2007, se tornou uma das mais conhecidas (via TMZ).

De acordo com um time de investigadores independentes, formado por mais de 40 detetives, jornalistas e oficiais militares, o nome do responsável pelos assassinatos era Gary Francis Poste. A identificação, no entanto, ocorreu tarde demais para que ele pudesse ser preso, já que o homem em questão faleceu em 2018, conseguindo fugir da polícia por décadas. As novas informações indicam que, além dos crimes anteriormente creditados a ele, o assassino seria o responsável por outros, que ocorreram em locais muito distantes de São Francisco.

O grupo teria passado anos investigando evidências da perícia forense, além de analizar fotografias da sala escura de Poste, que se tornaram parte essencial da identificação dele. Graças a essas imagens, a equipe teria reconhecido cicatrizes na testa do suposto assassino que eram idênticas a marcas presentes no retrato-falado do Assassino do Zodíaco.

Retrato do serial killer divulgado pela Polícia de São Francisco na década de 1960.

O infame serial killer foi o responsável por pelo menos 5 assassinatos no fim da década de 1960. O nome pelo qual ficou conhecido foi escolhido por ele próprio, sendo adotado em diversas cartas que ele enviava a jornais da região. As mensagens enviadas por ele em geral continham charadas, códigos e criptogramas. Caso as mensagens não fossem publicadas, ele ameaçava causar ainda mais assassinatos, ou mesmo bombardear certos locais.

Diversas produções foram baseadas no Assassino do Zodíaco, com as primeiras sendo lançadas em 1971, quando ele ainda estava agindo ativamente. Entre elas, o filme de 2007 dirigido por David Fincher se tornou uma das mais conhecidas. A produção conta com diversos nomes que se tornaram personagens importantes do Universo Cinematográfico da Marvel, como Robert Downey Jr.Mark RuffaloJake Gyllenhaal.

Fique com: