Xbox libera calendário de celebrações para o mês do Orgulho LGBTQ+

Capa da Publicação

Xbox libera calendário de celebrações para o mês do Orgulho LGBTQ+

Por Gabriel Mattos

Por muitos anos, a comunidade dos videogames era um lugar bastante hostil para qualquer minoria, mas isso vem mudando lentamente com a ajuda de iniciativas de empresas como a Microsoft. Este ano, a divisão Xbox anunciou um calendário recheado de eventos para celebrar o Mês do Orgulho LGBTQ+.

A ideia é mostrar para os jogadores pertencentes a comunidade queer que eles também são bem-vindos no ecossistema Xbox, que atualmente incluiu os consoles Xbox One e Xbox Series S|X, além dos PCs.

Jogo de graça

No centro, Tyler, personagem trans de Tell Me Why

Para começar, o jogo Tell Me Why estará disponível gratuitamente durante todo o mês de junho nos consoles Xbox e no PC, pela Microsoft Store e Steam.

Desenvolvido pelo mesmo estúdio de Life is Strange, a Dontnod, a trama conta a história de dois irmãos que precisam reviver seu passado usando poderes paranormais para solucionar o assassinato de sua mãe.

Um dos protagonistas da história, Tyler, é um homem trans. A excelente representatividade rendeu o prêmio Games for Impact no The Game Awards pela visibilidade inédita que trouxe à comunidade trans. Quem gosta de jogos como Life is Strange não pode perder.

Personalização nos jogos

Carro temático em Forza

Jogadores veteranos do Xbox poderão espalhar o seu orgulho pelos principais exclusivos online do console. Quem entrar no Forza Horizon 4 ou no Forza Motorsport 7 ganhará gratuitamente a pintura Forza Rainbow 2021 para o carro Ford Focus RS 2017.

Para os amantes de ficção científica, jogadores da coletânea Halo: The Master Chief Collection que acessarem o game nesse mês terão acesso a exclusiva placa de identificação “Unity“, que carrega um belo arco-íris. Vale lembrar que esses jogos estão inclusos no Xbox Game Pass.

Um pequeno lembrete em Halo

Ainda será possível personalizar a interface Xbox com símbolos da comunidade. Nos consoles Xbox, teremos o tema gratuito “True Colors“, enquanto ícones com a bandeira LGBTQ+ estão disponíveis tanto nos consoles, quanto no PC.

Parcerias e streaming

Ícones da comunidade estão em todas as plataformas

Por fim, a Microsoft anunciou diversas iniciativas com parceiros LGBTQ+, entre elas uma generosa doação à ONGs, uma curadoria de jogos com diversidade e live oficiais com streamers queer.

Toda semana haverá uma live no canal oficial do Xbox na Twitch focada em um tópico diferente para conscientizar os jogadores sobre assuntos importantes para a comunidade.

Ainda há um caminho longo a ser percorrido em questão de inclusão para os grupos minoritários, mas iniciativas como esta mostram que ninguém está realmente sozinho.

Relembre os maiores jogos do Xbox One: