X-Men: Por que a série animada dos anos 90 foi cancelada?

Capa da Publicação

X-Men: Por que a série animada dos anos 90 foi cancelada?

Por Paula Ramos

A série X-Men, também conhecida como X-Men: A Série Animada (The Animated Series, no original em inglês), é considerada por muitos fãs como uma das melhores adaptações dos mutantes que já existiu. Com tamanho sucesso, fica difícil imaginar o por quê da produção não ter continuado e muita gente ainda se questionam o motivo para a série dos anos 90 ter sido cancelada.

X-Men estreou na televisão norte-americana em 31 de outubro de 1992, sendo exibida pelo canal Fox Kids com um total de 5 temporadas e 74 episódios. No Brasil, a transmissão acontecia na TV Colosso e mais tarde na TV Globinho, ambos programas da grade da Rede Globo.

X-Men: A Série Animada foi cancelada?

O fim de X-Men em setembro de 1997 aconteceu pouco tempo antes do também cancelamento da animação do Homem-Aranha de 1998, algo que fez muitos fãs pensarem haver um grande problema com as adaptações de quadrinhos da Marvel pela Fox. Na época, a empresa usou a justificativa de cortes no orçamento para explicar as não continuações, revelando que cortes vinham sendo feitos já há um tempo e que não havia mais como continuar. [Via ScreenRant]

X-Men: A Série Animada ficou em exibição por cinco temporadas

Diferente do que muitos fãs acreditam, porém, X-Men não foi cancelada. A animação encerrou sua trama da forma que a produção havia planejado. Após chegarem a um acordo sobre o futuro da série, a emissora decidiu produzir uma quinta temporada adicional com 9 episódios, que somados aos 65 já produzidos, resultaram nos 74 capítulos que conhecemos. O objetivo da temporada foi finalizar a história de forma coesa e sem pontas soltas.

A produção da temporada contou com uma redução no orçamento e a série chegou a ser levada para um estúdio nas Filipinas, apenas por ser mais barato. Mesmo que a qualidade da última temporada não seja a mesma das anteriores, isso não foi o suficiente para reduzir a popularidade da série.

A importância de X-Men

Além de ser uma série adorada pelos fãs, X-Men: A Série Animada teve uma grande importância para o cenário dos filmes que  conhecemos e amamos, além de consequentemente ter ajudado a formar a geração de produções de super-heróis dos universos Marvel e DC.

A influência da série ficou ainda mais evidente em 1997, quando o produtor da série animada, Bryan Singer, foi convidado para dirigir o filme live-action dos X-Men, com as filmagens começando poucos alguns anos após o final da série animada.

Como sabemos, o primeiro filme dos heróis trouxe um grande sucesso de bilheteria para a 20th Century Fox, reunindo quase U$ 300 milhões de dólares ao redor do mundo. Além disso, o projeto serviu para estimular outras adaptações da Marvel, o que consequentemente resultou nesta fase em que vivemos.

No Brasil, a série foi exibida pela TV Globo

Agora, resta saber como os mutantes serão introduzidos no atual MCU. Será que veremos algo mais parecido com a série animada clássica? Só esperando para saber!

Enquanto não temos maiores novidades sobre o retorno dos X-Men às telas de televisão ou dos cinemas, que tal matar a saudade dos mutantes? Confira: