X-Men A Série Animada: Qual vai ser a história da continuação?

Capa da Publicação

X-Men A Série Animada: Qual vai ser a história da continuação?

Por Gus Fiaux

Após duas décadas de espera e de apelos dos fãs, a Marvel Studios anunciou, durante o Disney+ Day 2021, que vai lançar uma continuação de X-Men: A Série Animada, dando continuidade à história do desenho clássico dos anos 90 e trazendo os mesmos personagens para mais aventuras. A nova série, chamada X-Men ’97 promete trazer grandes emoções para os fãs mais antigos, ao mesmo tempo em que apresenta a luta mutante para a nova geração.

Desde que foi anunciada, muitos querem saber qual vai ser a história desse novo capítulo – ainda mais se levarmos em conta que a série original não chegou a ser cancelada sem um final, já que sua história se encerra de uma forma bem tocante e conclui a trama arquitetada para suas cinco temporadas. E embora a Marvel ainda não tenha dito o que podemos esperar da sequência, ainda temos a liberdade de especular, como os fãs que somos!

X-Men: A Série Animada foi encerrada em 1997, após cinco temporadas!

Como a série animada acabou?

X-Men: A Série Animada foi lançada em 1992 e teve cinco temporadas, encerrando sua narrativa em 1997 com uma temporada reduzida e uma grande variação de qualidade em sua animação, uma vez que a série passou pelas mãos de vários estúdios diferentes. Em um artigo recente aqui na Legião dos Heróis, eu expliquei um pouco mais de como se deu o fim da animação, e como os produtores decidiram fechar sua história.

Ao final, após ser atacado pelo extremista Henry Peter Gyrich, o nosso amado Professor X é hospitalizado e fica muito doente – e então, os X-Men Moira MacTaggert precisam correr contra o tempo para encontrar um jeito de salvá-lo do perigo. Quando todas as tentativas se provam infrutíferas, os Shi’ar aparecem na Terra e a Rainha Lilandra faz um convite para Charles: levá-lo ao espaço, onde poderá tratá-lo e curá-lo.

Charles concorda, e o final da série mostra os X-Men formando uma trégua com Magneto para que os mutantes de todo o mundo pudessem se despedir do telepata. É um final bonito e emocionante, que mostra como – em parte – o sonho de Xavier se concretizou, formando uma verdadeira união da comunidade mutante (ainda que a coexistência pacífica com humanos não tivesse se firmado).

Depois, a Marvel chegou a dar continuidade à história da animação na série em quadrinhos X-Men ’92, onde temos o retorno dos X-Men para investigar um órgão governamental dos Estados Unidos conhecido como Gabinete dos Superpoderes, que é criado para monitorar o surgimento de mutantes. Na história da HQ, Magneto é morto e isso desencadeia uma série de rebeliões mutantes no mundo todo.

X-Men ’97 foi confirmada para 2023 e será produzida pela Marvel Studios!

Qual vai ser a história da continuação?

Até agora, a Marvel ainda não deu notícias sobre qual será a trama da sequência de X-Men: A Série Animada. Tudo o que nós já sabemos vem do próprio nome da série, já que X-Men ’97 indica que a história vai começar no ano de 1997, justamente onde a série original terminou. Assim sendo, é pouco provável que os quadrinhos sejam levados em consideração e teremos uma continuação totalmente nova.

Com Charles Xavier no espaço, agora os mutantes vão precisar se manter por conta própria – e é bem provável que isso leve a algumas disputas de poder entre o Ciclope e o Wolverine – embora, nas HQs, a Tempestade seja uma líder que também bate de frente com os dois. Ainda não sabemos quais serão as próximas ameaças enfrentadas pelo grupo, mas basta lembrar de quem já apareceu na série: SentinelasApocalipseMagnetoFênix Negra

Embora Magneto ainda possa retornar como um inimigo, é mais provável que sua participação seja um pouco mais amena, devido ao final da série clássica – até porque, nos últimos anos, o personagem passou por uma desconstrução total nas HQs e agora está muito alinhado aos ideais de Xavier, assim como seu antigo rival está dos dele. Por outro lado, a Fênix Negra também não deve retornar – o que nos leva aos Sentinelas e Apocalipse.

Essas duas figuras já apareceram com bastante frequência nas HQs da Marvel e não seria surpresa vê-los novamente em um posto vilanesco, se aproveitando ainda mais da ausência de Xavier. Outros vilões que já apareceram e podem voltar também são o Clube do Inferno, o Senhor Sinistro e até mesmo Mojo. Por outro lado, também temos a chance de ver alguns vilões inéditos na animação, como o Legião ou Bastion e quiçá até Cassandra Nova.

Há vários arcos que podem ser adaptados ou incorporados aqui – e temos que nos lembrar que as temporadas da série original sempre foram muito fiéis aos quadrinhos, e há possibilidade de vermos adaptações de histórias bem famosas como InfernoAtrações Fatais e até mesmo todo o arco dos anos 90 que levou à “separação” dos X-Men em dois grupos: a Equipe Dourada e a Equipe Azul, cada uma com missões diferentes.

Série pode pegar algumas inspirações das HQs dos anos 90 da equipe.

Quem pode estar na continuação?

Os anos 90 foram muito ricos para os X-Men nos quadrinhos – e é uma época bem lembrada pelos fãs pelo seu pior e melhor, seja na tosquice de arcos como Massacre Marvel A Era do Apocalipse ou então por sagas marcantes até hoje, como A Saga da Ilha Muir, Atrações Fatais Programa de Extermínio. Só aqui, temos várias inspirações que poderiam ser trazidas para a nova temporada da série animada.

Mas quanto aos personagens que poderiam ser incluídos, precisamos nos lembrar que A Série Animada clássica, apesar de introduzir diversos personagens dos quadrinhos, sempre operou com uma equipe consolidada, sem muita rotatividade de novos personagens (exceto em arcos especiais). Aqui, vimos mutantes como Fera, Ciclope, Jean GreyWolverineTempestade, Vampira Gambit, além da novata Jubileu sob a liderança do Professor X.

Contudo, os tempos são outros e faz sentido que a Marvel esteja disposta a apresentar a maior quantidade de heróis o possível, até para dar um gostinho do repertório mutante que deve ser mais explorado nos filmes live-action que ainda estão por vir. Mas quem pode se juntar à nova equipe? Basta olhar para a própria série original e veremos uma gama extensa de personagens que já tiveram muito destaque na equipe nas HQs.

Personagens como PsylockeNoturnoHomem de GeloAnjo/Arcanjo Cable já apareceram em histórias da série, seja com arcos ou apenas através de cameos, e faria sentido resgatá-los. Além disso, pode ser que a Marvel dê uma embaralhada nas linhas do tempo e apresente personagens que só foram criados após os anos 2000, como é o caso da X-23 ou de Hope Summers.

Por fim, não seria muita surpresa também se alguns vilões clássicos da equipe acabassem virando super-heróis, até mesmo para dialogar com quadrinhos recentes onde a raça mutante se tornou muito mais unida. Só para pegar um ou outro exemplo, temos Emma Frost (que apareceu na adaptação da Saga da Fênix Negra) e o Magneto, que até estabelece uma trégua com a equipe no final. Essas são algumas figuras, mas é claro que a nova animação ainda pode nos surpreender e trazer personagens cada vez mais originais!

X-Men ’97 estreia em 2023, no Disney+!

Abaixo, confira também: