X-Men: Evolution – Por que o desenho não teve mais episódios?

Capa da Publicação

X-Men: Evolution – Por que o desenho não teve mais episódios?

Por Gus Fiaux

Se você é brasileiro e cresceu assistindo ao Bom Dia & Companhia do SBT, certamente já deve ter caído na pira de X-Men: Evolution. Atualizando os mutantes para uma nova geração, a série animada trazia os heróis em versões mais jovens, embora mantivesse alguns elementos clássicos da saga – como o Instituto Xavier, a luta pela convivência pacífica de humanos e mutantes e, é claro, as batalhas contra a Irmandade dos Mutantes.

Exibida ao longo de quatro temporadas, a série conquistou diversos fãs – principalmente no Brasil, onde as reprises na TV aberta ajudaram a torná-la muito mais popular aqui que lá fora. Mas você sabe o motivo pelo qual a série não teve mais episódios? Nesse artigo, vamos explicar por que X-Men: Evolution foi cancelada e quais seriam os planos para outras temporadas!

X-Men: Evolution teve 4 temporadas, exibidas de 2000 a 2003.

Como X-Men: Evolution acabou?

Produzida pela Film Roman e pela Marvel Studios, X-Men: Evolution foi lançada na Kids WB, a antiga emissora infanto-juvenil da Warner Bros. A série começou a ser exibida em 4 de novembro de 2000 e ganhou nada menos que quatro temporadas, tendo seu último episódio sido exibido no dia 25 de outubro de 2003 – totalizando assim 52 capítulos.

A quarta temporada foi a menor da série, com apenas 9 episódios, mas deu continuidade a algumas tramas abertas na terceira – como o envolvimento de Apocalipse, que fragmenta os X-Men e começa a preparar sua ascensão. Ao fim, ele cria seus Quatro Cavaleiros do Apocalipse – nessa versão, Charles XavierMagneto, TempestadeMística. Assim, ele se prepara para transformar todos os habitantes da Terra em mutantes.

Contudo, os X-Men conseguem salvar o dia com a ajuda da Irmandade dos Mutantes e outros aliados, e o vilão é então transportado ao passado. Por fim, o último episódio mostra Xavier reunido com seus alunos e, por ter estado na mente de Apocalipse enquanto era um dos quatro cavaleiros, ele conseguiu ter um vislumbre do futuro com muitas revelações, tanto boas quanto terríveis.

Nesses vislumbres, Magneto se junta aos X-Men e vira professor dos Novos Mutantes. Uma nova formação da equipe é montada, com Ciclope, X-23, Homem de Gelo, Noturno, Fera, Colossus, Lince Negra e Vampira – que passaria a voar. Os membros da Irmandade dos Mutantes trabalhariam para a S.H.I.E.L.D. e, além disso, Jean Grey se transformaria na Fênix Negra.

Quinta temporada devia adaptar a Saga da Fênix Negra.

Quais eram as ideias para próximas temporadas?

Existem alguns rumores circulando na internet a respeito de quais seriam as ideias para uma quinta temporada de X-Men: Evolution – no entanto, a única que temos certeza absoluta é que, caso a série fosse renovada para mais um ano, a trama adaptada seria a Saga da Fênix Negra, como prevista na “visão final” de Charles Xavier para o futuro da raça mutante.

Essa é uma história muito conhecida pelos fãs e já foi trazida para várias mídias envolvendo os mutantes – incluindo os filmes da Fox (a saga foi adaptada tanto em X-Men: O Confronto Final quanto X-Men: Fênix Negra), mas suas melhores interpretações foram justamente nas animações, X-Men: A Série Animada e também Wolverine e os X-Men – embora nessa última haja mais sugestões sobre o evento do que uma adaptação literal.

Durante anos, circularam imagens na internet mostrando alguns personagens conhecidos dos quadrinhos, como a Psylocke Emma Frost – e muitos acreditam que esses são designs descartados dos personagens no quinto ano da série. Mas de acordo com o produtor Steven E. Gordon, são apenas artes comissionadas que ele produziu para alguns fãs.

Ainda assim, a “visão final” de Xavier até aparenta trazer alguns elementos que poderiam ser trabalhados no futuro – como por exemplo o surgimento da Força Federal, órgão formado pelos membros da Irmandade dos Mutantes a serviço da S.H.I.E.L.D.. Além disso, a transformação de Magneto em um herói e uma nova leva de Sentinelas (que seriam liderados pelo terrível Nimrod) despontam como outras ideias que podem ter sido concebidas para futuras temporadas.

Série teve seu último episódio exibido no dia 25 de outubro de 2003.

Por que X-Men: Evolution foi cancelada?

Até hoje, não existe uma resposta definitiva para os motivos pelos quais X-Men: Evolution foi cancelada. Sabe-se que, nos Estados Unidos, a série sempre teve uma audiência grande – embora só tenha marcado mesmo o público do Brasil, no que diz respeito à repercussão após a exibição original. Ainda assim, alguns rumores ajudam a formar um quebra-cabeça que nos dá mais detalhes sobre o cancelamento.

A série foi ao ar de 2000 2003, justamente nos períodos em que os X-Men estavam arrasando nos cinemas com o lançamento de X-Men: O Filme X2. Há rumores de que a própria Marvel teria cancelado o desenho por falta de vendas licenciadas (ou seja, por não vender bonequinhos) e porque queria dar um foco maior nas histórias dos filmes (o que não faz muito sentido, já que são mídias bem diferentes).

Outros rumores dizem que os próprios produtores decidiram encerrar a história e dar um final apropriado, ainda que alguns ganchos ficassem no ar para caso a série recebesse um revival em algum momento. Isso é o mais próximo que temos de uma confirmação, mas Steven E. Gordon chegou a dizer que não haviam ideias muito concretas para uma quinta temporada, em uma recente entrevista.

Contudo, o Knows Why oferece uma explicação um pouco mais convincente. De acordo com eles, o produtor Boyd Kirkland pensou em cancelar a série devido a um desacordo entre a produção e a parte financeira da Marvel, já que a série custava US$ 350 mil mensais para que fosse produzida – ela era desenvolvida nos EUA, animada no Japão e na Coréia do Sul, e, por fim, dublada no Canadá.

Por mais que os retornos de audiência fossem grandes, foi decidido dar fim ao programa pelo alto custo – e esse é um dos motivos pelos quais a última temporada teve apenas 9 episódios, para que os produtores arcassem com menos gastos de produção. Embora não haja uma confirmação disso, é a explicação que faz mais sentido e que explica porque um desenho tão bem-sucedido quanto X-Men: Evolution não continuou a ser exibido por anos a fio.

Abaixo, veja também:

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux