X-Men: Equipe pode receber novo nome no MCU?

Capa da Publicação

X-Men: Equipe pode receber novo nome no MCU?

Por Gus Fiaux

Desde que a Disney comprou a Fox, a maior dúvida que paira sobre os fãs de cultura nerd é: quando veremos os X-Men ganhando um reboot dentro do Universo Cinematográfico da MarvelEmbora um novo filme do Quarteto Fantástico já tenha sido anunciado, o futuro dos mutantes ainda não está decidido, e é muito provável que Kevin Feige e cia. estejam esperando o momento certo para oficializar uma nova franquia.

Mas enquanto isso não acontece, algumas dúvidas pairam no ar – especialmente depois que uma entrevista antiga da produtora Victoria Alonso foi redescoberta. Por exemplo, será que os X-Men vão realmente receber esse nome no MCU? Será que a Marvel vai tentar ser mais inclusiva, deixando um título mais “neutro” para que a equipe indique a participação não apenas de homens, mas também de mulheres?

Victoria Alonso já falou sobre a busca por inclusão na saga dos X-Men.

Os X-Men podem ganhar outro nome no MCU?

Em junho de 2019, Victoria Alonso, produtora que recentemente foi promovida dentro da Marvel Studios, teve uma conversa com o portal geek Nuke the Fridge. Na entrevista, ela foi convidada para falar sobre os lançamentos da Marvel Studios no ano, bem como outros projetos futuros – como os X-Men, tendo em vista que a Disney já tinha adquirido a Fox nesse período.

Na entrevista, Alonso também demonstrou uma certa preocupação com o nome dos X-Men, uma vez que o “Men” em questão indica apenas homens – e isso pode acabar contradizendo o próprio conceito da equipe, uma vez que os X-Men sempre foram um grupo que prezava pela inclusão e representação de minorias sociais. Ela chegou a dizer que o nome do grupo era “datado”.

Nas palavras dela: “Eu não sei aonde iremos no futuro. É engraçado que as pessoas chamem [a equipe] de X-Men, há muitas personagens femininas nos X-Men, e eu acho que [o nome] é datado”.

Alguns portais recuperaram essa entrevista e se questionaram se é possível que os Filhos do Átomo ganhem outra alcunha no MCU, algo que fosse um pouco mais inclusivo. Essa questão já pairou anteriormente nos quadrinhos, como por exemplo quando a Marvel Comics lançou um título focado em um grupo composto apenas por mulheres. Na época, a revista atraiu atenção por se chamar “X-Men“, ainda que não tivesse um homem no grupo.

Caso queiram um novo nome para a equipe, alternativas não faltam – dentro das HQs mesmo…

Quais seriam as principais alternativas?

A entrevista de Alonso não define que esse rumo será tomado no MCU com absoluta certeza – e, para ser honesto, é pouco provável que a Marvel queira abdicar de uma marca tão consolidada como “X-Men” em prol de algo novo, que pode confundir o público. Na opinião deste que vos escreve, por mais que a inclusão se faça cada vez mais necessária, o nome do grupo reflete o contexto em que foram criados e não é sexista por si só.

Porém, caso os rumos seguidos sejam outros, a Marvel têm em mãos várias alternativas para chamar a equipe nos cinemas – e nem precisamos ir muito longe para ver, basta catar alguns quadrinhos da equipe. Originalmente, até mesmo Stan Lee pretendia chamar o grupo de “Os Mutantes“, mas o nome foi descartado para que a Marvel pudesse trazer algo mais chamativo. Curiosamente, rumores recentes dizem que a Disney pode considerar esse título para o relançamento dos X-Men nos cinemas.

Porém, ainda temos vários grupos “menores” dentro das revistas mutantes, como é o caso do X-Factor, da X-Force e até mesmo dos Novos Mutantes. A Marvel facilmente poderia ressignificar um desses nomes para dizer respeito à equipe principal, especialmente se não houver planos para adaptações mais específicas desses grupos. No fim, eles podem até usar alcunhas famosas dos mutantes, como Filhos do Átomo.

Se olharmos nos últimos anos, a Marvel Studios e a Disney já provaram que não têm medo de dar uma “repaginada” em certas marcas – basta pensar em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, filme que adapta um personagem que, durante anos, foi conhecido apenas como Mestre do Kung-Fu. Porém, como os X-Men já estão estabelecidos no imaginário popular há muitos e muitos anos, essa mudança pode ser mais arriscada.

Por outro lado, isso poderia ajudar a Casa das Ideias a se distanciar um pouco da franquia mutante da Fox – um objetivo que parece ser almejado por Kevin Feige, tendo em vista como o produtor está deixando a imagem dos mutantes “descansar” antes de dar a eles uma nova saga. De um jeito ou de outro, não há como especular nada com maior profundidade, e precisamos esperar até que a Marvel anuncie o próximo passo da evolução mutante para termos uma ideia mais concreta.

Ainda não há previsão de lançamento para o reboot dos X-Men do Universo Cinematográfico da Marvel.

Abaixo, veja a ordem cronológica dos filmes dos X-Men da Fox: