What If…? 1×08 — O que aconteceria se… O Ultron Vencesse?

Capa da Publicação

What If…? 1×08 — O que aconteceria se… O Ultron Vencesse?

Por Gabriel Mattos

A primeira temporada de What If…? está chegando ao fim desafiando tudo que a gente acreditava sobre a série. Não são mais histórias isoladas, mas sim o nascimento da primeira grande ameaça do multiverso. E o Vigia, que só observava, se vê obrigado a agir. Com a chegada de Ultron, o penúltimo episódio volta a surpreender, preparando o terreno para uma grandiosa season finale.

Quem esperava mais do vilão em Vingadores: A Era de Ultron vai ficar feliz em saber que em O que aconteceria se… O Ultron Vencesse? a poderosa I.A. finalmente tem sua redenção. Desta vez, a criação de Tony Stark está no ápice de seu poder, usando o corpo de Vibranium do Visão e as seis Jóias do Infinito. Não é de se surpreender que ele facilmente domina seu próprio universo, como mandava a sua programação.

Do lado dos mocinhos, temos finalmente o reencontro de Viúva Negra e Gavião Arqueiro. Em episódios anteriores, eles apareceram sempre separados e é reconfortante ver a dinâmica entre os dois. Clint traz uma leveza para Romanoff que contrasta bastante ao que vimos no episódio “O Que Aconteceria se… O Mundo Perdesse seus Heróis Mais Poderosos?”. Uma adição bem vida para balancear este episódio tão sombrio.

Viúva Negra e Gavião Arqueiro reunidos mais uma vez

E mesmo sem super poderes, a dupla entrega cenas de ação incríveis. Usando o escudo do Guardião Vermelho, a Viúva mostra para os robôs do Ultron quem é que manda. E o Gavião, alvo constante de piada entre os fãs, revela truques altamente tecnológicos diferentes de tudo que vimos nos filmes. Quem ainda tinha dúvidas de que eles mereciam seu cargo como Vingadores, agora sabe que não precisam de ajuda para se virar.

Contudo, mesmo com o melhor dos planos, os últimos Vingadores não conseguem evitar a disseminação do império de Ultron. Ruim para eles, mas bom para nós. Afinal, a vitória do vilão rende momentos estonteantes, como uma referência inesperada ao Galactus e uma batalha ferrenha contra a Capitã Marvel. Mas acima de tudo, é apenas graças ao sucesso de Ultron que o Vigia decide agir, um momento muito esperado ao longo da série.

Até o momento, ele permanecia inerte a qualquer problema que afligia o multiverso, observando passivamente as piores ameaças como um stalker sádico. Parecia um desperdício do talento de Geoffrey Wright, aparecer no MCU apenas para introduzir a premissa da semana. Felizmente, Ultron forçou o Vigia a revidar e o potencial infinito deste ser onipresente é lindo de ver.

Ultron espalha o terror por todo o universo

O conflito entre os dois começa tímido, em uma dimensão espelhada, mas rapidamente toma proporções épicas, destruindo o tecido entre as realidades a cada nova pancada. Ultron demonstra compreender muito melhor o poder das Jóias do Infinito do que Thanos jamais imaginou. Ainda assim, a impressão que fica é que o Vigia só teve problemas em detê-lo por estar muito apegado ao seu juramento de não intervir.

É curioso notar que tudo o que Aquele Que Permanece (Jonathan Majors) relatou no episódio final de Loki está acontecendo novamente em What If…?. Não pode existir paz no multiverso porque sempre surgiria alguma força extrema para ameaçar o frágil equilíbrio do espaço-tempo e Ultron, ironicamente na sua cruzada pela paz definitiva, é a prova disso.

Só que desta vez, diferente do que aconteceu durante a última Guerra do Multiverso, o Vigia está disposto a burlar as regras para salvar o dia. O episódio termina com uma prévia do que podemos esperar do conflito final. Afinal, o retorno do Doutor Estranho Surpremo mostra uma provável reunião dos maiores heróis desta temporada com o único objetivo de defender o multiverso.

O gigante acordou

Este episódio é um exemplo incrível de como construir uma ameaça digna de um final de série. A cada momento, a tensão escala e o poder do Ultron fica mais evidente. Com isso, o último episódio promete ser um desfecho digno para este primeiro ensaio com as possibilidades infinitas do novo Multiverso Compartilhado da Marvel. Como esta história enfim vai terminar? Só descobrimos na semana que vem!

O último episódio de What If…? estreia no dia 6 de outubro no Disney+. O que você mais quer ver neste desfecho? Não deixe de comentar!

Fique com: