What If…? 1×03: O que aconteceria se… O Mundo Perdesse Seus Heróis Mais Poderosos?

Capa da Publicação

What If…? 1×03: O que aconteceria se… O Mundo Perdesse Seus Heróis Mais Poderosos?

Por Gabriel Mattos

Em seu terceiro episódio, What if…? deixa claro que está apenas começando a mexer nas nossas histórias favoritas do Universo Cinematográfico da Marvel.

Após um início confortável, fortemente ancorado na consagrada “fórmula Marvel“, a nova animação do Disney+ experimenta um jeito mais sombrio de contar sua história, levando os nossos heróis favoritos para o epicentro de um suspense policial intrigante.

Diferente de seus antecessores, a trama de “O que aconteceria se… O Mundo Perdesse Seus Heróis Mais Poderosos?” não acompanha um filme específico. Na verdade, neste canto do multiverso os eventos do filme Vingadores (2012) sequer tem tempo para acontecer.

Antes dos heróis mais poderosos da Terra serem recrutados para a iniciativa de Nick Fury, eles são mortos por um assassino desconhecido. E o pior: sempre de um jeito que incrimina um agente leal da S.H.I.E.L.D.

A cada segundo que passa, a narrativa se afasta lentamente da típica atmosfera alegre e cômica que permeia grande parte das produções da Marvel. Tensão é o que define o clima das cenas, mesmo aquelas que recriam momentos icônicos dos filmes. Afinal, ao ver o Thor indefeso procurando seu martelo nesta animação, é difícil já não esperar o pior.

Tom do episódio é mais sombrio e sério

Por mudar tão drasticamente a base narrativa que sustenta o que conhecemos dos heróis do MCU, esta história não precisa apelar para versões alternativas dos personagens para surpreender. Mesmo sem a imponência da Capitã Carter ou o do Senhor das Estrelas T’Challa, é impossível tirar os olhos da tela quando vemos a Viúva Negra fazendo o seu melhor para desvendar cada intriga desta complexa armação.

Testemunhar em primeira mão o valor dos membros mais subestimados dos Vingadores é outra coisa incrível de se ver. Além da Viúva Negra, o Gavião Arqueiro e o próprio Nick Fury tem seu momento de brilhar, especialmente quando Loki decide aparecer para complicar ainda mais as coisas.

No final, a revelação de quem estava por traz de tudo é bastante satisfatória. Existem mais de um suspeito que poderiam se encaixar no papel de serial killer desta história, mas a trama revela um personagem impactante que realmente tomaria essas ações extremistas caso o universo fosse um pouco mais duro com ele.

A Viúva Negra, com sua nova dubladora, é a grande estrela do episódio.

O grande trunfo do terceiro episódio de What if…? é saber usar elementos que não foram tão bem aproveitados na cronologia oficial do MCU para mover sua narrativa. Até mesmo o elenco praticamente esquecido de O Incrível Hulk encontrou uma função nesta história.

O resultado deste cuidado para amarrar a narrativa é uma realidade alternativa perturbadora, crível e que desperta a curiosidade. Especialmente considerando o final em aberto, que deixa a entender que este é apenas o começo de uma história maior. E mal podemos esperar para ver o que aconteceria se essa história continuasse…

Os novos episódios de What If…? serão lançados às quartas-feiras, no streaming Disney+.

Fique com: