Capa da Publicação

WandaVision: Conheça Billy e Tommy, os filhos da Feiticeira Escarlate

Por Gus Fiaux

WandaVision continua nos entregando tudo o que gostaríamos de ver e muito mais. A série finalmente introduziu dois personagens muito queridos pelos fãs e extremamente importantes para o que está por vir: Billy Tommy Maximoff, os filhos de Wanda. Ao longo dos anos, esses dois personagens se tornaram uma peça crucial nas HQs da Marvel, com direito a várias participações em equipes e uma longeva carreira heroica.

E por mais que suspeitemos quais rumos a série irá tomar com os dois personagens (o que envolve a chegada dos Jovens Vingadores ao MCU), é importante recapitular um pouco da história dessas duas figuras nas HQs e como essa história de origem pode acabar ficando bem diferente nos cinemas. Aqui, você conhecerá um pouco mais sobre os Gêmeos Maximoff!

 

Os filhos da Feiticeira Escarlate

Nas clássicas HQs dos Vingadores, acompanhamos toda a história de amor e romance da Feiticeira Escarlate e do Visão. Os dois se conheceram e se apaixonaram desesperadamente, mesmo sendo um romance improvável entre uma humana e um sintozoide (basicamente, um androide criado para se parecer fielmente com um humano). Com o apoio da equipe, eles se casaram e tentaram ter uma vida rotineira em Nova Jersey.

Lá, Wanda Maximoff Visão precisavam disfarçar suas vidas heroicas ao mesmo tempo em que não rejeitavam a chamada para a ação, participando ocasionalmente de alguns conflitos heroicos. Porém, tudo mudou quando Wanda apareceu magicamente grávida de gêmeos, surpreendendo a todos que acreditavam que o Visão não era capaz de conceber filhos. E eles não estavam errados…

Basicamente, os filhos de Wanda – Thomas William Maximoff – eram construtos mágicos feitos com os poderes de alteração da realidade da heroína. Porém, ela não havia criado os filhos de forma consciente, e sim a partir do desejo de ter uma família normal. Para convocar uma magia tão forte, ela acabou usando fragmentos da alma do demônio Mephisto, conferindo aos seus filhos almas próprias e humanas.

Quando o demônio descobriu que pedaços de sua alma tinham sido usados para fazer crianças humanas, ele tratou de reabsorvê-las, “matando” os gêmeos Maximoff. Isso acabou abalando completamente a cabeça da Feiticeira Escarlate, que surtou. A bruxa Agatha Harkness conseguiu fazer um feitiço para apagar todas as memórias da mente da heroína e ela passou um bom tempo acreditando que nunca teve filhos.

Tudo isso mudou no arco Vingadores: A Queda, quando a Vespa sem querer menciona os filhos perdidos de Wanda para ela, em um dia normal. Através de uma única frase, as memórias voltam e Wanda perde completamente o controle, irada com a decisão dos Vingadores de esconderem dela seu passado. Nesse período, ela acaba virando uma vilã, assassinando vários de seus colegas de equipe.

(Uma curiosidade: tanto Thomas quanto William possuíam dons mágicos latentes, frutos do gene mutante e herança genética da Feiticeira Escarlate. Quando reencarnaram, só um dos dois reteve os poderes mágicos)

Wiccano

William Maximoff acabou reencarnando em Billy Kaplan, um garoto judeu e filho mais velho (entre três) de Jeff e Rebecca Kaplan. Desde cedo, ele era um grande fã de super-heróis e teve muitos problemas na escola, sobretudo por sofrer bullying em relação à sua sexualidade. Quando o Rapaz de Ferro surgiu, ele foi um dos primeiros recrutas para se juntar aos Jovens Vingadores, onde adotou temporariamente o manto de Asgardiano.

Eventualmente, Billy acabou fazendo ótimas amizades e tendo um grande romance na equipe juvenil. Ele se tornou o melhor amigo da Gaviã Arqueira e os dois até hoje continuam muito próximos, ainda que em aventuras diferentes. Porém, seu maior relacionamento foi com o Hulkling, um príncipe Kree-Skrull metamorfo. Os dois eram grandes amigos, sempre inseparáveis, e a partir daí um romance foi se montando.

Com o passar dos anos, Billy se tornou mais seguro de si e mais confiante. Após adotar o título de Wiccano, ele teve ainda mais reconhecimento dos fãs, que o veem como uma inspiração e um dos melhores integrantes dos Jovens Vingadores. Contudo, sua participação não se limita a isso, já que ele participou de outros grupos, como os Novos Vingadores da IMA e a Strikeforce, além de estar confirmado na nova formação dos Guardiões da Galáxia. 

Em relação aos poderes, Wiccano é conhecido por ter dons mágicos e de alteração da realidade muito similares aos de Wanda. Ele está destinado a se tornar o Demiurgo, uma criatura onipotente capaz de criar e controlar os seus próprios universos, o que o torna um grande alvo para vilões e entidades místicas. Atualmente, ele e Hulkling já são casados, vivendo sua vida no espaço, no Império Kree-Skrull.

Célere

Por outro lado, a vida não foi muito fácil para Thomas Maximoff, que acabou reencarnando no corpo de Tommy Shepherd, um garoto nascido e criado em Springfield na Nova Jersey, filho único de Mary e Frank Shepherd, que por sua vez se divorciaram quando Tommy ainda era criança. Com um lar desunido, o garoto virou um delinquente, participando de balbúrdias e de atos de vandalismo.

O personagem foi uma adição tardia aos Jovens Vingadores e o próprio Wiccano ficou chocado ao conhecê-lo, já que os dois eram fisicamente iguais, exceto pela cor de cabelo (já que Tommy possuía cabelos naturalmente brancos) – e pela personalidade que era quase diametralmente oposta. Célere se tornou o membro piadista e esquentadinho do grupo, nutrindo um relacionamento com a Gaviã Arqueira posteriormente.

Comparado ao seu “irmão”, o Célere é um herói bem menos conhecido e “importante” no Universo Marvel. Ele até tem uma boa participação nas histórias dos Jovens Vingadores, mas não costuma trabalhar em outras equipes. Ainda assim, ele recentemente está aparecendo nas HQs do X-Factor, já que está nutrindo um relacionamento com seu ex-colega dos Jovens Vingadores, o Prodígio. 

Em relação aos seus poderes, Tommy Shepherd possui a mesma supervelocidade de seu tio Mercúrio. Na verdade, o Célere consegue ser um pouco mais veloz, algo confirmado em A Cruzada das Crianças quando eles apostam corrida. Infelizmente, o personagem não é tão bem desenvolvido nos quadrinhos e muitos fãs pedem por uma nova HQ dos Jovens Vingadores que possa fazer justiça ao personagem.

Reencontros e dinâmicas familiares

Apesar de desconfiarem ser filhos da Feiticeira Escarlate, Tommy e Billy só descobrem de fato mais tardiamente na revista dos Jovens Vingadores – mais precisamente, em Young Avengers Presents: Wiccan and Speed. Nela, descobrimos mais do passado dos dois e como eles são a reencarnação de Thomas e William Maximoff, o que os liga diretamente à Wanda.

Contudo, é importante frisar que, naquela época, a Feiticeira Escarlate tinha acabado de estrelar duas das sagas mais importantes na história da personagem – Vingadores: A Queda Dinastia M. E após ter se tornado a maior inimiga dos Vingadores e ter quase extirpado a população mutante do mundo, a heroína tinha sumido na noite para o dia, o que gerou um grande mistério e rebuliço na comunidade heroica.

O reencontro entre mãe e filhos só veio na saga Vingadores: A Cruzada das Crianças (sim, a mesma que foi envolvida em uma polêmica na Bienal). Aqui, vemos Wiccano, Célere e o resto dos Jovens Vingadores indo atrás de Wanda, mesmo a contragosto de alguns integrantes dos X-Men e dos Vingadores. Na HQ, todos os heróis acabam viajando até a Latvéria e descobrem que Wanda está sendo controlada mentalmente pelo Doutor Destino. 

Após livrarem a heroína das garras do tirano, temos um reencontro doce e bonito entre a família Maximoff (e vale ressaltar que, nessa época, Magneto ainda era tido como pai de Wanda e Pietro, algo que foi apagado em algumas HQs posteriores). Depois disso, Wanda se colocou à disposição dos meninos, embora não fosse exatamente próxima deles. Em várias HQs, podemos ver a Feiticeira Escarlate dando conselhos e conversando com os dois heróis.

Os Gêmeos Maximoff em WandaVision

Em WandaVision, temos a primeira introdução dos Gêmeos Maximoff, a partir do final do segundo episódio, que acontece quando Wanda Maximoff aparece grávida magicamente após ter várias conversas com o Visão e com os habitantes de Westview. A gravidez se desenvolve rapidamente, com a heroína dando luz já no terceiro episódio, em menos de vinte e quatro horas depois da concepção das crianças.

No quinto e mais recente episódio da série, vemos a infância acelerada de Billy Tommy. Eles são recém-nascidos quando se transformam em crianças de cinco anos de idade. Depois, ao fazerem birra para conseguirem ficar com o cachorro que encontram na rua, parecem envelhecer magicamente até os dez anos. Se continuar dessa forma, eles já serão adolescentes e jovens adultos até o fim da série.

Ainda não sabemos com exatidão se essas versões dos personagens serão transformadas nos Jovens Vingadores. Há de se argumentar que a história dos quadrinhos (que envolve a morte dos gêmeos originais e a “reencarnação” das almas em outras crianças) é muito confusa e pode ser adaptada sem grandes problemas no MCU, o que inclusive facilitaria e aceleraria a introdução da equipe juvenil na franquia.

O curioso, no entanto, é como isso vai acontecer. Será que os gêmeos são apenas construtos de Wanda? Será que eles possuem almas e sentimentos reais? O que acontecerá a eles se saírem de Westview? Os dois possuem dons místicos, assim como os Gêmeos Maximoff originais das HQs? Será que Tommy ganhará supervelocidade? As perguntas não são poucas. Mas ainda teremos que esperar um pouco mais, enquanto WandaVision prepara o terreno em seus próximos capítulos e se aprofunda mais na vida dos filhos da Feiticeira Escarlate. 

Vale lembrar que WandaVision é exibida semanalmente às sextas-feiras, no Disney+. A série terá nove episódios, embora existam rumores de um décimo episódio secreto. Sabemos que a série terá uma grande importância para o futuro do Universo Cinematográfico da Marvel, fazendo ligações diretas com o terceiro filme do Homem-Aranha e com Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.

Abaixo, fique com os easter-eggs e as referências do quinto episódio de WandaVision:

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux