Vovó Bondade: Poderes, história e origens da vilã da DC

Capa da Publicação

Vovó Bondade: Poderes, história e origens da vilã da DC

Por Melissa de Viveiros

O trailer mais recente da Liga da Justiça de Zack Snyder trouxe algumas novidades para o público, entre elas a participação da Vovó Bondade no filme. A revelação tomou a todos de surpresa, uma vez que não houveram sequer rumores sobre uma atriz interpretando a personagem, mas o diretor confirmou que o que vemos na prévia é, de fato, a tenente de Darkseid.

Talvez você se lembre da personagem por sua participação nas animações da DC, talvez tenha visto um pouco sobre ela nos quadrinhos, ou talvez não faça ideia de quem é a temível Vovó Bondade. Seja qual for o caso, apresentaremos aqui a história da vilã, bem como suas origens e poderes, para saber o que esperar da participação dela em Liga da Justiça!

Origens

Capa de Senhor Milagre #2 de 1971, onde a Vovó Bondade fez sua primeira aparição.

Embora o nome da personagem possa sugerir o contrário, Vovó Bondade foi uma vilã desde sua primeira aparição nos quadrinhos. Criada por Jack Kirby, ela surgiu no ano de 1971, fazendo sua primeira aparição no segundo volume da série Senhor Milagre, protagonizada por Scott Free, o herói que dá nome à HQ. Scott cresceu no orfanato da vilã em Apokolips, e deixou o planeta após se revoltar contra o regime imposto por Darkseid. No volume, Vovó Bondade aparece na história para confrontá-lo, utilizando seus soldados para tentar destruir o herói.

A história faz parte do Quarto Mundo criado por Kirby, que apresentava a mitologia ao redor dos Novos Deuses. Seres dotados de poderes incríveis, os Novos Deuses travavam uma eterna batalha entre o bem e o mal. Eles habitam Nova Gênese e Apokolips, ambos planetas que passaram a existir fora do tempo e espaço convencionais, dentro do que, tal qual a saga, é chamado de Quarto Mundo.

Phyllis Diller

No livro Tales to Astonish, biografia de Kirby escrita por Ronin Ro e publicada em 2004, é afirmado que a inspiração visual para a personagem veio de Phyllis Diller, famosa atriz e comediante estadunidense.

A história de Vovó Bondade

Vovó Bondade talvez seja mais conhecida por ser uma das principais tenentes de Darkseid, mas os primeiros anos de sua vida foram bem diferentes disso. Inicialmente, ela fazia parte da classe mais baixa de Apokolips, que era oprimida sob a liderança do vilão. Ainda criança, Bondade foi tirada de sua família para ser treinada e se juntar à força dos soldados de elite de Darkseid.

Como parte do treinamento, a personagem recebeu um cão que deveria treinar, o qual chamou de Mercy (palavra que significa misericórdia em inglês). Misericórdia e Bondade se tornaram muito próximas com o passar do tempo, mas como último passo antes de se tornar oficialmente parte da força de elite, a personagem teria que matar o animal a quem tinha se afeiçoado. Vovó Bondade se recusou, matando seu treinador por dar esta ordem, e quando questionada por Darkseid, ela justifica sua decisão afirmando que assassinar o cão teria privado o vilão de uma ótima ferramenta, uma vez que o animal obedeceria Darkseid ainda melhor do que ela.

Apesar da bela estratégia, Vovó ainda precisa matar o cão quando Darkseid decide colocar o argumento dela à prova, ordenando que Mercy mate a Bondade. Lutando para sobreviver, ela acaba matando o animal, e é assim que o vilão decide que ela havia se graduado com honras, e que seu excelente trabalho treinando Mercy mostra sua aptidão para treinar as tropas do vilão, já que eles deveriam possuir a mesma lealdade cega demonstrada pelo cão.

A Vovó Bondade nos quadrinhos.

A partir daí, ela se torna a responsável pelo treinamento dos soldados de elite de Darkseid, utilizando de tortura e lavagem cerebral para deixá-los “adequados” para o governante de Apokolips. Ela comanda o “orfanato” de Apokolips, transformando órfãos em guerreiros fanáticos através de seu treinamento, que muitas vezes, emprega métodos que parodiam elementos relacionados aos cuidados com crianças, distorcendo o que se esperaria da situação. É o mesmo que ocorre em relação ao nome da personagem, uma vez que Vovó Bondade não parece designar uma pessoa má, ainda que esta seja a realidade.

Além disso, a personagem também é a responsável pelo preparo das Fúrias, um grupo de guerreiras de elite que serve a Darkseid. A unidade, composta exclusivamente por mulheres, também forma a guarda de honra do governante de Apokolips. As Fúrias são criadas por ela desde a infância, sendo condicionadas a serem leais à Vovó Bondade, e acima de tudo a Darkseid.

O já mencionado Scott Free cresceu em seu orfanato, embora tenha nascido em Nova Gênese e não em Apokolips. Ainda garoto, Scott foi enviado ao planeta por conta de um tratado de paz entre os dois, que determinou que ele e o filho de Darkseid trocassem de lugar, uma vez que ele era filho do Pai Celestial, líder de Nova Gênese. Scott foi a primeira criança a conseguir fugir de Vovó Bondade.

Personalidade

Em Liga da Justiça Sem Limites, a personalidade de Vovó Bondade é muito parecida com a original.

Como fica claro por conta dos métodos utilizados pela personagem, Vovó Bondade é uma mulher cruel e até mesmo sádica, e na realidade não tem nada de bondosa. De acordo com a própria vilã, em Apokolips não há lugar para misericórdia, e ela certamente coloca este princípio em prática através das torturas e castigos que inflige naqueles que treina.

Para ela, a força é que deve ser valorizada, e não há espaço para compaixão. Além disso, a vilã é muito autoritária e controladora, mas também consegue ser extremamente manipuladora, como provado por seu sucesso em moldar seus pupilos para que sejam completamente devotos a ela própria e, principalmente, a Darkseid.

Seus piores traços podem não ser óbvios à primeira vista, uma vez que ela é capaz de esconder sua verdadeira natureza quando deseja fazê-lo, mas mais cedo ou mais tarde, sua crueldade sempre vem à tona. Um dos únicos traços positivos de Vovó Bondade é a lealdade – no entanto, a vilã a dedica total e exclusivamente a Darkseid, que por sua vez também é bastante maligno.

Poderes e habilidades

A versão da vilã vista em Justiça Jovem.

Sendo uma dos Novos Deuses, Vovó Bondade tem características sobre-humanas, como velocidade, reflexos e até inteligência superior à dos habitantes da Terra. Além disso, a personagem é imortal, apesar de aparentar ter uma idade bastante avançada. Ela é bastante robusta, muito resistente, e tem força suficiente para conseguir levantar diversas toneladas de peso.

A vilã também tem grande habilidade com combate, o que condiz com seu histórico de treinamento e sua capacidade de treinar guerreiros de elite para Darkseid. Ainda assim, é como líder e estrategista que ela realmente se destaca, conseguindo controlar com maestria diversos tipos de tropas, treinadas por ela mesma. Por fim, Vovó Bondade também tem grande habilidade quando se trata de interrogatórios, sendo uma torturadora extremamente habilidosa em conseguir extrair informações importantes.

Adaptações

Desaad, Darkseid e Vovó Bondade estarão no Snyder Cut.

A participação de Vovó Bondade na Liga da Justiça de Zack Snyder marcará a estreia da personagem nos cinemas. Apesar disso, a personagem já apareceu em outras mídias além dos quadrinhos, inclusive live-actions.

Nas animações, a vilã já esteve em Liga da Justiça Sem Limites e na série animada do Super-Homem. Mais recentemente, Vovó Bondade chegou a aparecer também na animação da Arlequina e em Justiça Jovem. Já em live-action, a personagem teve uma participação em Smallville, onde foi interpretada por Christine Willes, e comandava um orfanato na Terra, criando um exército para Darkseid.

Ainda não se sabe quem interpretará a personagem no filme de Snyder, e pode ser que a participação dela na produção seja bastante breve. É possível que Vovó Bondade tivesse um papel na primeira invasão na Terra realizada por Darkseid, ou que ela estivesse no filme para estabelecê-la para o futuro do DCEU sob o comando de Snyder. Seja como for, a nova versão de Liga da Justiça será lançada em breve, e o papel de Vovó Bondade na trama será enfim revelado.

Zack Snyder’s Justice League chegará ao HBO Max no dia 18 de março. Recentemente, foi divulgado que o filme terá lançamento global simultâneo, embora não tenham sido revelados detalhes sobre como o filme estará disponível nos países que ainda não tem acesso à plataforma de streaming da WarnerMedia, como é o caso do Brasil.

O que você espera da Vovó Bondade no filme de Snyder? Compartilhe suas teorias aqui!

Veja também: