Capa da Publicação

Turma da Mônica: Por que apenas Cebolinha usa sapatos?

Por Paula Ramos

Uma das maiores curiosidades envolvendo a Turma da Mônica sempre foi o por quê de Cebolinha ser o único personagem da turminha principal a usar sapatos. A resposta para a pergunta é bem simples: ele foi criado antes de todos os outros personagens e é por isso que está calçado.

Quando comparamos com seus amigos, Mônica, Cascão e Magali, o menino que troca R por L é o único a ser visto usando um calçado, sendo um grande mistério entre os fãs. Para sanar as dúvidas, Maurício de Sousa, o criador da Turma da Mônica, decidiu se pronunciar sobre o assunto:

“Quando criei o Cebolinha [em 1960], ainda tinha tempo para desenhar detalhes. Quem nasceu sem sapato [como a Mônica e o resto da turma, que apareceu apenas após 1963], ficou sem, porque não dava tempo e eu não tinha uma equipe grande como hoje. Agora daria até para desenhar todo mundo de salto alto.”

O mistério dos sapatos de Cebolinha finalmente havia sido esclarecido, mas essa não foi a única resposta que Maurício de Sousa deu sobre o assunto ao longo dos anos e em outro momento, ele chegou a revelar o motivo pelo qual Franjinha é um personagem extremamente detalhado:

“Quem analisar a cronologia do ‘nascimento’ dos personagens, vai verificar que o primogênito Franjinha, veio com roupinhas bem transadas, sapatos, meias, calça pintada de preto e até cuidadosos ‘pingos’ de nanquim para identificar a característica de sua franja. […] O Cebolinha até que tinha mais cabelos no começo. Mas daí o tempo começou a correr muito rápido, ‘comendo’ cada vez mais histórias, enquanto que os roteiros pediam cada vez mais personagens”.

Assim, quando Maurício começou a desenhar, sua equipe era formada por uma única pessoa: ele mesmo. Com tantos desenhos sendo requisitados, ficou impossível para o ilustrador criar detalhes específicos para todos os personagens.

Veja também:

Imagem de perfil
sobre o autor Paula Ramos

Aluna da Sonserina, moradora do Condado e uma aprendiz de Obi-Wan do Lado Sombrio. Futura CSI e Vingadora da Marvel, mas acima de tudo, uma variante do Loki perdida no multiverso | @p_lokerbatch