Tokyo Goul: Como Kaneki se tornou Haise Sasaki?

Capa da Publicação

Tokyo Goul: Como Kaneki se tornou Haise Sasaki?

Por Flávia Pedro

Se você acompanhou a primeira e a segunda temporada do anime de Tokyo Ghoul, provavelmente, ao iniciar a terceira, ficou um pouco perdido e se perguntando onde estava o protagonista Kaneki. O ritmo acelerado do primeiro episódio, somado ao final em aberto do último episódio da segunda temporada contribuem e muito para causar essa confusão.

No início da terceira temporada temos um “novo personagem” chamado Haise Sasaki que, ao mesmo tempo que parece fisicamente com Kaneki, agora responde por outro nome. Para quem não acompanhou o mangá, realmente é uma mudança que deixa várias lacunas, mas eles são de fato a mesma pessoa. Então vamos explicar aqui o por que e como Kaneki se torna Haise.

O começo da terceira temporada: Haise Sasaki

O novo personagem Haise Sasaki

Essa temporada já começa de uma forma acelerada, principalmente em relação a adaptação do mangá para o anime. Ao adaptar de uma só vez praticamente todo o primeiro volume de Tokyo Ghoul: RE, quem apenas acompanhava a animação ficou perdido com a inserção de um personagem desconhecido e ao mesmo tempo familiar.

Nessa temporada somos apresentados ao Projeto Quinques. Esse projeto tem como objetivo criar um esquadrão para treinar um oficial que substituirá Kishou Arima (um investigador muito importante na trama). Os quinques são investigadores responsáveis por caçar ghouls utilizando uma arma também chamadas de quinque, formada a partir da kagune de um ghoul morto.

É justamente esse projeto que nos apresenta Haise Sasaki, que de início aparenta ser um novo personagem muito parecido com Kaneki. Ao longo do episódio o roteiro percorre todo um caminho para nos apresentar Haise e sua equipe.

A pressa para adaptar a animação foi para que o primeiro episódio terminasse exatamente daquela forma: Haise em seu subconsciente conversando com Kaneki, deixando claro que ambos são a mesma pessoa.

Como a segunda temporada de Tokyo Ghoul influência nessas dúvidas?

Haise Sasaki e Kaneki no subconsciente de Sasaki

Apesar de ser um episódio muito corrido, as perguntas em aberto que ficam — por exemplo: “como Kaneki se tornou Sasaki?” — não são resultantes desse início. Na verdade, essa lacuna é deixada pelo final da segunda temporada, que é diferente do mangá.

A segunda temporada corta um arco do mangá que é essencial para que quem assiste entenda como foi esse processo de transição de um personagem para outro.

Por que isso aconteceu? Por que agora ele está do lado dos investigadores? O que aconteceu para que sua personalidade fosse tão alterada? Essas perguntas vão tendo respostas ao longo de toda a terceira temporada, mas o roteiro não ter trabalhado essas respostas ainda no fim da segunda temporada é algo que não agradou muitos fãs do mangá.

Mas afinal, como Kaneki se tornou Haise Sasaki?

Luta entre Kaneki e Arima no anime

Existiu no mangá uma luta muito importante que deveria ter aparecido no final da segunda temporada e sua conclusão final não foi adaptada para o anime. Essa luta ocorreu entre os personagens de Arima e Kaneki. Com a vitória de Arima, o garoto tem seus olhos e cérebros perfurados pela lança de seu adversário. No fim dessa luta o mangá deixa em aberto se Kaneki sobreviveu ou não, provavelmente para que os leitores esperassem a continuação em um próximo volume.

Mas o jovem é levado ainda vivo pela equipe de investigadores. O personagem passa por uma lavagem cerebral feita por Arima, onde o oficial afirma ter matado todos os companheiros de Kaneki, fazendo com que ele enlouquecesse a tal ponto que o jovem esquece de quem é.

Arima, se aproveitando do seu gosto por leitura, vai dando diversos livros para que o personagem lesse e assim fosse moldando uma nova personalidade. A medida que o mesmo vai se recuperando dos ferimentos e de seus traumas, vai se afastando de seu passado e se reconhecendo como uma outra pessoa.

Vendo o grande potencial de Kaneki, agora Haise Sasaki, Arima coloca o garoto no programa da CCG como um dos investigadores metade humano e metade ghoul, dando início a terceira temporada explicada anteriormente.

E você, já sabia o motivo de Kaneki ter se tornado Sasaki? O que achou da adaptação que o anime fez em relação a essa explicação? Compartilhe com a gente nos comentários!

Confira também: