Tokyo Ghoul: Guia de personagens, temporadas, enredo e onde assistir o anime

Capa da Publicação

Tokyo Ghoul: Guia de personagens, temporadas, enredo e onde assistir o anime

Por Gabriel Mattos

Tokyo Ghoul é um anime sobre um mundo de carniçais, inspirado no mangá de mesmo nome roteirizado pelo mangaká Sui Ishida. Lançado em 2014, a história acompanha o drama de Ken Kaneki após se transformar em meio-ghoul contra sua vontade.

Este seinen de terror sobrenatural fez um grande sucesso na década passada e traz elementos que podem agradar a fãs de Shingeki no Kyojin. Para te ajudar a entender um pouco mais sobre este fenômeno, preparamos um guia com o essencial sobre Tokyo Ghoul.

Qual é a história de Tokyo Ghoul?

Tudo começa com Ken Kaneki, um estudante comum que está interessado na bela Rize Kamishiro. Enquanto voltavam de um encontro ligeiramente peculiar, ela tenta devorá-lo. Não de um jeito positivo… Ela literalmente queria comer a carne dele!

Acontece que Rize era secretamente uma ghoul — criaturas carniçais que se disfarçam de humanos para nos caçar. Eles precisam ingerir carne humana para sobreviver e desenvolveram toda uma sociedade para se manterem escondidos.

Ken acaba sendo ferido gravemente e o único modo que encontram para salvá-lo é transformá-lo em um meio-ghoul. Perdido e em conflito com sua nova natureza, o garoto acaba sendo acolhido pelo dono da cafeteria Anteiku, Yoshimura.

Ele faz parte de uma facção mais tranquila de ghouls e serve de um guia para Ken neste novo mundo. Trabalhando neste lugar, ele começa a aprender sobre a vida na sociedade ghoul e como conciliar os seus dois lados. Será que um humano consegue aceitar sua metade canibal?

Quem são os personagens de Tokyo Ghoul?

Ao longo de sua jornada, Kaneki conhece diferentes ghouls, alguns deles são amigáveis e outros não tem intenções tão nobres assim. Para você não ficar muito perdido na hora de assistir o anime, explicamos um pouco sobre cada um.

Ken Kaneki

Os dois lados de Kaneki

Ken Kaneki é o protagonista da história. Ele era apenas um humano universitário que se tornou um meio-ghoul. Seu grande dilema é como encarar o seu novo lado canibal, mas será que ele gostaria da pessoa que ele poderia se tornar caso abraçasse este seu lado?

Touka Kirishima

Touka salva o Ken

Touka Kirishima é uma garçonete no Café Anteiku que acaba salvando Ken Kaneki de um fim precipitado e acaba se tornando uma peça chave em sua jornada. No final, para quem não se importar em saber, Touka se torna a esposa de Ken Kaneki e junto eles tem uma filha chamada Ichika Kaneki.

Rize Kamishiro

Rize se alimentando

Rize Kamishiro era a ghoul que tenta devorar o Ken, mas acaba sendo morta neste incidente. Mais tarde descobrimos que ela era filha adotiva de Matasaka Kamishiro. Mas não para por aí: na verdade, ela é a filha ilegítima do ex-presidente do CCG, Tsuneyoshi Washuu.

Yoshimura

Yoshimura lidera o café

Yoshimura é o gerente do café Anteiku. Ele se dedica a ajudar ghouls que se recusam a matar humanos para sobreviver, por ter um certo apreço por ambas as raças. Ao encontrar o protagonista Ken Kaneki, o ajuda a entender seu lugar na sociedade ghoul. Apesar das aparências, Yoshimura é um ghoul rank SSS.

Renji Yomo

Renji Yomo em treinamento

Renji Yomo, também conhecido como Raven, é um grande amigo e confidente de Yoshimura. Ele ganhou esse apelido devido a sua máscara que lembra um pássaro e também sua alimentação fora do normal. Tem uma relação distante com Uta e Itori.

Hinami Fueguchi

Hinami é muito amigável

Hiname Fuegochi é uma ghoul que teve os pais assassinados por investigadores de ghouls. Sua perda a aproxima ainda mais de Ken e Touka, a quem considera como irmãos. Acaba se juntando ao grupo de ghouls de Kaneki.

Koutarou Amon

Koutarou tenta ser um investigador de ghouls justo

Koutaro Amon era um investigador de ghouls, declarado morto pelo CCG mesmo que seu corpo nunca tenha sido encontrado. Mas na verdade, para quem não se importa com spoiler, ele sobreviveu como um ghoul artificial com um único olho. Foi o último parceiro de Kureo Mado.

Kureo Mado

Kureo Mado é um tanto excêntrico

Kureo Mado era um investigador de ghouls que ensinou Koutarou tudo que ele sabe. Tinha um fascínio nada saudável por quinques, as armas dos investigadores, e é o responsável pela morte do pai de Hinami.

Hideyoshi Nagachika

Hideyoshi não abandona Ken

Hideyoshi Nagachika, ou Hide, era o melhor amigo de Ken Kaneki quando ele era apenas um humano. Acaba se aliando ao CCG como assistente de investigação de Koutaro e Kureo.

Shuu Tsukiyama

Shuu é infame por seu jeito de comer

Shuu Tsukiyama é o infame ghoul gourmet da vigésima ala, herdeiro de um clã com uma quantidade incrível de dinheiro e poder. Seu pai era Mirumo Tsukiyama.

Nishiki Nishio

Nishiki tem um grande arco de evolução

Nishiki Nishio é um ghoul que se alimentava bem na área onde Rize Kamishiro decide atacar. Ele acaba se envolvendo em uma briga séria com Ken Kaneki, mas eles se resolvem e Nishiki passa a trabalhar no café Anteiku.

Uta

Uta vende máscaras

Uta é um ghoul conhecido como Sem-Rosto pelos CCG, devido ao seu negócio de venda de máscaras no HySy ArtMask Studio. Ele tem uma relação distante com Renji Yomo e é membro dos Clowns, como Itori.

Itori

Itori trabalha em um bar

Itori é uma ghoul que pode ser encontrada no bar Helter Skelter compartilhando informações sobre o submundo. Tem uma história antiga com Renji Yomo e faz parte dos Clowns, como Uta.

 

As temporadas finais se chamam Tokyo Ghoul:re

Quantas temporadas Tokyo Ghoul tem?

No total, Tokyo Ghoul tem quatro temporadas, mas apenas a primeira é inspirada no mangá de 2011. Os catorze volumes escritos por Sui Ishida sobre a vida de Ken Kaneki como um meio-ghoul foram adaptados em doze episódios ao longo de 2014.

A segunda temporada, batizada de Tokyo Ghoul √A, conta uma história completamente original sobre Kaneki abraçando seu lado ghoul. Também tem doze episódios e, apesar de não adaptar nenhum mangá, o conceito da história também foi desenvolvido pelo próprio Sui Ishida. Sendo assim, pode ser considerado canônico para todos os efeitos.

Tokyo Goul:re, que engloba a terceira e quarta temporadas, voltou a olhar para os mangás em busca de inspiração. Adaptando o mangá homônimo, a história segue um novo grupo de personagens dois anos após o fim do mangá de Tokyo Ghoul. O novo protagonista é Haise Sasaki, um membro do CCG com uma ligação misteriosa com o início da série.

Além das temporadas principais, dois curtas (ou OVAs) adaptando materiais derivados do mangá original. O primeiro deles, Tokyo Ghoul: Jack, é inspirado em um mangá que se passa antes da história de Kaneki. Enquanto Tokyo Ghoul: Foco (Tokyo Ghoul: Pinto, no original) retrata os acontecimentos da light novel Tokyo Ghoul: Hibi.

Onde assistir Tokyo Ghoul?

Todos os 50 episódios estão no streaming

Todos os episódios das três temporadas de Tokyo Ghoul estão disponíveis na Funimation, completamente dublados em japonês, inglês, espanhol e português. Inclusive, houve um contrato de exclusividade com a plataforma para a distribuição nos Estados Unidos.

Ainda assim, o anime chegou a entrar para o catálogo brasileiro da Crunchyroll por um período. Com a fusão das duas empresas, a disponibilidade do anime em um futuro próximo deve ser alterada.

Aproveite e confira também: