The Nevers: Tudo sobre a nova série da HBO

Capa da Publicação

The Nevers: Tudo sobre a nova série da HBO

Por Leo Gravena

Com seis, de doze, episódios exibidos até agora pela HBO, sua nova série de ficção, The Nevers teve uma estreia discreta, com pouca publicidade do canal em cima da série devido todas as polêmicas envolvendo seu criador: Joss Whedon. Ainda assim, ela apresenta uma trama bastante interessante e cheia de reviravoltas, mostrando várias mulheres com poderes especiais durante o final da era Vitoriana na Inglaterra.

A série

The Nevers mostra uma versão alternativa e revisionista da história, na qual durante o final da era vitoriana na Inglaterra, várias pessoas – em sua maioria mulheres – receberam poderes e habilidades especiais, que vão desde prever o futuro até conseguir criar bolas de fogo e escudos.

Porém, nem todos os poderes são tão “legais” assim, em sua maior parte, os “Tocados”, como ficam conhecidas as pessoas que ganharam essas habilidades, acabam se tornando alvos e possuem poderes que definitivamente não ajudam na hora de fugir de uma multidão com sede de sangue e cheia de ódio por tudo o que é diferente.

Na série vemos uma jovem com a habilidade de transformar em vidro tudo aquilo que ela assopra, outra que fala e entende várias línguas, mas não consegue controlar qual língua irá falar, e até mesmo uma que só possui orelhas de burro.

Amalia True (Laura Donnelly) e Penance Adair (Ann Skelly) são as protagonista da história.

No meio disso tudo, encontramos Amalia True, que conduz um orfanato que dá um refúgio seguro para os Tocados, sejam mulheres ou homens. Além disso, ela também possui a habilidade de ver breves flashes do futuro. Para isso ela recebe a ajuda de Penance Adair, que é uma grande inventora com o poder de ver correntes elétricas pelo ar.

Além de ter a importante missão de mudar o mundo, Amalia também precisa impedir Maladie, uma tocada completamente instável e homicida que declara guerra contra a elite vitoriana, fazendo com que os tocados sejam ainda mais odiados e temidos pela sociedade.

Até o momento, seis episódios foram exibidos, porém a primeira temporada, segundo a HBO será composta por doze episódios. Enquanto Joss Whedon foi o showrunner, ou seja, o roteirista chefe e principal roteirista, dos primeiros seis episódios, o papel foi passado para a roteirista britânica Philippa Goslett.

O Elenco

A protagonista de The Nevers é Amalia True, uma mulher cheia de segredos interpretada por Laura Donnelly. Mais conhecida por seu trabalho no teatro, tendo atuado ao lado de Hugh Jackman e Miranda Raison, Donnely já participou de outras séries como Outlander, Britannia e The Fall.

A inventora Penance Adair é interpretada por Ann Skelly, que é mais conhecida por seu papel como Lady Ethelfled em Vikings. Amy Manson, que interpreta a insana Maladie, já participou de Once Upon a Time como a Princesa Merida e foi a protagonista de Doom: Annihilation como Joan Dark.

Zackary Momoh interpreta o Dr. Horatio Cousens, que sempre ajuda Amalia e os tocados machucados com sua a habilidade de curar as pessoas apenas com suas mãos. Momoh recentemente participou de Doutor Sono e de Harriet, além de ter participado da série Seven Seconds da Netflix.

Mary Brighton (Eleanor Tomlinson) é uma das “Tocadas” mais importantes para a missão de Amalia.

Dois nomes grandes no elenco da série são Olivia Williams e James Norton. Tendo trabalhado em vários filmes grandes como O Sexto Sentido, Por Toda a Eternidade, Hanna, Peter Pan e até mesmo X-Men: O Confronto Final como a Dra. Moira McTaggert, Williams é mais lembrada por seu papel em outra produção de Whedon: Dollhouse.

James Norton recentemente esteve no filme da Netflix, Vozes e Vultos, além de ter participado da nova versão de Adoráveis Mulheres como John Brooke. Ele também foi o protagonista da série britânica McMafia.

Denis O’Hare também participa da produção, como um cirurgião americano fascinado pelos Tocados. Um dos nomes mais reconhecidos do elenco, O’Hare é lembrado por suas várias participações em American Horror Story, além de ter atuado em filmes bastante aclamados, como J. Edgar e Clube de Compras Dallas. Além de ser bastante aclamado por suas peças teatrais, já tendo ganho vários prêmios, principalmente por sua atuação em Take Me Out.

Outros atores presentes na produção são Nick Frost (Chumbo Grosso, Tomb Raider e Todo Mundo Quase Morto), Ben Chaplin (Dorian Gray e A Escavação), Pip Torrens (Preacher, A Garota Dinamarquesa e Star Wars: O Despertar da Força), Tom Riley (Da Vinci’s Demons), Eleanor Tomlinson (Jack, o Caçador de Gigante e Loving Vincent) e Elizabeth Berrington (Good Omens, Doctor Who e Yesterday).

Hugo Swann (James Norton) e Augustus “Augie” Bidlow (Tom Riley) são uma dupla de amigos que possuem ligações bem diferentes em relação aos Tocados.

Envolvimento de Joss Whedon

Ray Fisher acusou a Warner Bros. e suas lideranças de compactuar com atitudes racistas e abusivas de Joss Whedon em Liga da Justiça.

Em 25 de novembro de 2020, a HBO anunciou que o JossWhedon, o criador da série, havia abandonado o projeto devido a “exaustão” de trabalhar sob os protocolos estritos de segurança contra a Covid-19 e distanciamento social, isso pouco após o sexto episódio da série ter sido gravado. Mesmo sendo creditado como escritor e diretor de diversos desses primeiros seis episódios, o marketing da série não citou o autor em nenhum momento durante a divulgação da série.

Whedon foi alvo de diversas acusações de comportamento tóxico e abusivo em suas produções, após um grande movimento iniciado por Ray Fisher contra o diretor, com quem o ator trabalhou durante as refilmagens de Liga da Justiça. Após isso, vários atores e atrizes de outras obras de Whedon, como Buffy, a Caça Vampiros e Angel. Pouco tempo atrás, a atriz Gal Gadot também revelou abusos por parte do diretor, que disse para a atriz que poderia “acabar” com a carreira dela.

Com Whedon sendo o criador de The Nevers, muitos acreditaram que a emissora iria cancelar a série para evitar mais problemas ou associações com o escritor. Contudo, a HBO já deixou claro que pretende continuar com a produção, se afastando cada vez mais do nome de Whedon.

Em Fevereiro de 2021, Casey Bloys, o chefe de conteúdo da HBO e HBO Max, confirmou que originalmente a série teria apenas 10 episódios, divididos em dois blocos, porém, após a pausa feita no início da produção por causa da pandemia, o número foi aumentado para 12 episódios, já deixando claro que Philippa Goslett, a nova showrunner da sériie, estava trabalhando junto de sua equipe para criar os roteiros da segunda metade.

SPOILERS:

Maladie avisa: Tem spoilers aqui, tome cuidado!

The Nevers é uma série que, pelo menos nesses seis primeiros episódios, é cheia de reviravoltas e revelações bastante surpreendentes. A menos que você já queira saber alguns pontos-chave da trama, ou já tenha assistido a série mas ficado confuso com alguns detalhes, não siga em frente.

A partir daqui os dois mistérios principais da série, até o momento, serão explicados em todos os detalhes e, honestamente, vale a pena ir assistindo os episódios e ir pegando as pequenas dicas que a série te dá para tentar descobrir as reviravoltas apresentadas no sexto episódio da série.

O que são os Galanthi?

O Galanthi chega em Londres, 1896.

Desde o primeiro episódio da série, um nome bem estranho é jogado para os espectadores: “Os Galanthi”, mas até o sexto episódio essa pergunta é respondida apenas através de pequenas pistas sobre os seres. No sexto episódio, tudo é revelado.

Os Galanthi são aliens que chegaram no futuro na tentativa de transformar o planeta em um lugar melhor. É revelado que eles conseguem se ligar empaticamente a humanos através de pequenos esporos, fazendo com que essas pessoas conseguissem entendê-los e operar tecnologia Galanthi.

Em The Nevers descobrimos um futuro bem sombrio e distópico, com duas grandes facções lutando pelo destino do planeta. Após 20 Galanthi chegarem à Terra através de portais, que foram destruídos por humanos que não queriam a interferência dos aliens, e 19 deles terem sido mortos, o último do grupo abre um portal para 1896, em Londres e, ao voar pela cidade, libera os esporos.

Dessa vez, contudo, ao invés de apenas se conectar empaticamente as pessoas afetadas à ele, os esporos do Galanthi acabou dando poderes para as pessoas afetadas.

Em um pequeno vídeo ao final do episódio 6, podemos ver a criação do alien, que é uma mistura de elefante com um polvo e um T-Rex.

Quem é Amalia True?

Após o Beggar King ameaçar cortar o rosto de Amalia, ela diz: “Esse não é o meu rosto”.

A outra reviravolta que vemos no sexto episódio da série é que finalmente descobrimos quem é Amalia True. Após várias dicas dadas nos primeiros episódios, descobrimos que Amalia é, na verdade, uma soldado do futuro, que foi “carregada” pelo último Galanthi na Terra quando ele viajou para 1986.

Originalmente uma “Stripe” (interpretada por Claudia Black), a personagem era uma soldado do PCD, a Planetary Defense Coalition (Coalizão de Defesa Planetária, em tradução livre), um grupo que defendia os Galanthi e tentava fazer com que a ajuda deles fosse aceita. Após ver toda a sua equipe morrer e sabendo que morreria em poucos segundos devido às várias bombas nucleares que seriam atiradas em sua localização, Amalia desiste após passar quase sua vida inteira lutando.

Ela, então, tem sua consciência trazida pelo Galanthi e é “jogada” dentro do corpo de Amalia, uma padeira que havia tentado se suicidar no mesmo momento em que o Galanthi chegou. Sem saber o que estava acontecendo, ela é mandada para um hospital psiquiátrico onde conhece Sarah, que viria a se tornar Maladie, e o Dr. Cousens. Por fim, ela é liberta com a ajuda da riquíssima socialite Lavinia Bidlow (Olivia Williams) e passa a cuidar do Orfanato dela, abrigando os tocados.

Agora como Amalia True, a antiga Stripe tenta ajudar os tocados, acreditando que eles ganharam poderes diferentes por sua causa. Ela também tenta encontrar o Galanthi, tentando descobrir porque ele a levou junto nessa viagem pelo tempo e qual o plano dele por trás de dar os poderes para as pessoas.

The Nevers pode ser assistida na HBO e HBO GO. Com 6 episódios exibidos até o momento, ainda não há previsão para o lançamento da segunda parte da primeira temporada.

Aproveite e confira também 10 motivos para você assistir Lovecraft Country, nova série da HBO: