[Teoria] WandaVision: Wanda já está manipulando magia na série

Capa da Publicação

[Teoria] WandaVision: Wanda já está manipulando magia na série

Por Gus Fiaux

Atenção: Alerta de Spoilers!

WandaVision veio para finalmente dar destaque a uma das personagens mais importantes e queridas do Universo Cinematográfico da MarvelWanda Maximoff está presente desde Vingadores: Era de Ultron, mas seu papel até agora era pequeno, sempre uma coadjuvante nas histórias dos Heróis Mais Poderosos da Terra. Uma das maiores e mais recorrentes reclamações dos fãs eram sobre o fato de que a heroína não usava magia nos filmes, ao contrário do que acontece nas HQs.

Até certo ponto, a série parecia ser a resposta perfeita para isso. O próprio Kevin Feige chegou a falar sobre como a proposta de WandaVision é trazer a transformação de Wanda na Feiticeira Escarlate, e que isso aconteceria de uma forma bombástica. Até agora, a heroína não começou a fazer feitiços e usar magia bruta – mas isso não significa que ela já não é uma feiticeira. Nesta teoria, vamos mostrar como Wanda pode já estar dominando energias místicas e como isso pode ser crucial na introdução do vilão da série!

Um breve resumo de WandaVision até aqui

Ambientada pouco tempo após o retorno dos heróis caídos em Vingadores: Ultimato, WandaVision segue a vida de Wanda Maximoff e do Visão, conforme os dois se mudam para um subúrbio e tentam viver como um casal normal. A série começa emulando o formato de sitcom, com cada episódio homenageando diferentes épocas da TV norte-americana. Porém, a realidade perfeita começa a ruir sistematicamente…

O Visão começa a suspeitar que as coisas não são ideais dentro de Westview e que a sua esposa pode estar por trás disso. Ainda assim, eles seguem a vida normalmente, enquanto Wanda fica grávida e dá luz aos gêmeos Billy e Tommy Maximoff em questão de dias. Nos mais recentes episódios, uma figura do passado volta para visitar a heroína: Pietro Maximoff – que estava morto -, dessa vez com um rosto e uma personalidade diferentes.

Do lado de fora de Westview, sabemos que a S.W.O.R.D., uma organização responsável por vigiar ameaças à Terra, está monitorando tudo o que acontece na realidade perfeita de Wanda. Os cientistas do lado de fora conseguem ver tudo o que acontecem do lado de dentro como um sitcom, da mesma forma que nós – o público – vemos os primeiros capítulos da série.

No mais recente episódio, lançado na última sexta-feira (12), o Visão tentou deixar Westview, rompendo a barreira criada por Wanda. Isso fez com que a heroína ficasse muito chateada e expandisse seu campo de controle, inclusive absorvendo a base da S.W.O.R.D. e vários agentes. Agora, no próximo episódio, veremos as consequências disso e mais da dinâmica familiar entre Wanda, Visão, Pietro, Tommy Billy. 

A Magia no Universo Cinematográfico da Marvel

Definir o conceito de magia no Universo Cinematográfico da Marvel não é tarefa fácil, uma vez que o lado místico e sobrenatural da franquia sempre foi muito aterrada a conceitos mais realistas. Quase não há espaço para a magia fantástica que conhecemos, já que tudo está atrelado a conceitos bizarros de física quântica e realidades paralelas. Mas em Doutor Estranho (2016), temos uma breve ideia do que é magia.

Conforme explicado no filme pela Anciã e por Mordo, magia nada mais é do que puxar um certo tipo de energia de outras dimensões do Multiverso. Os “feitiços” nada mais são que conjurações de outras realidades, onde os usuários podem acessar o poder delas através de muita força psíquica e espiritual. E aí que entra a questão: e se Wanda Maximoff já estiver fazendo isso?

Quando analisamos os poderes da heroína, vemos claramente que ela está bem mais poderosa desde a última vez que a vimos. Agora, ela não possui apenas telepatia e telecinese, mas também um domínio completo da realidade ao seu redor – o que inclusive faz com que ela seja capaz de remodelar objetos e tecidos a um nível molecular, além de implantar memórias falsas em seus vizinhos. Ela inclusive parece ter “criado” dois filhos do nada!

Tal aumento de poder só poderia ser justificado por uma influência externa. A teoria básica aqui é: e se, após os eventos de Vingadores: Ultimato, Wanda não acabou tendo um colapso mental e espiritual, de modo que conseguiu puxar energia de outras dimensões, usando-a para criar seu mundo perfeito, sem saber que de fato está usando magia, como conhecemos no MCU.

Não é uma teoria muito insana, se for parar para pensar. Os filmes por si só já nos mostram como magos experientes podem extrair magia de outras realidades e serem manipuladas pelas divindades que comandam esses reinos extra-dimensionais – como é o caso de Kaecilius, por exemplo. Ademais, Wanda também pode ter aberto as portas para que esses seres sobrenaturais venham para a Terra – o que pode envolver não só esse novo Mercúrio, mas também a vizinha Agnes e a vizinha Dottie, que ainda não tiveram suas identidades descobertas.

Então afinal, quem seria o grande vilão de WandaVision?

Ainda é difícil determinar, com base no que temos até agora, quem é o grande vilão ou a grande ameaça por trás de WandaVision. A cada novo rumor liberado, muitos fãs já se juntam para especular sobre a presença de Mephisto, um demônio importantíssimo dos quadrinhos que tem uma ligação próxima com a Wanda, já que sua alma forneceu os fragmentos espirituais que foram usados para criar William Thomas Maximoff nos quadrinhos.

Faria muito sentido, dentro dessa conjectura, que Mephisto seja o regente de alguma dimensão sombria de onde a Feiticeira Escarlate está tirando seus poderes mágicos – de modo similar ao que Dormammu faz com a Dimensão Negra em Doutor Estranho. Ele basicamente seria um regente de outra realidade e a Wanda estaria se “alimentando de sua magia”, algo que inclusive conectaria ao comercial visto no sexto episódio.

Porém, essa não é a única possibilidade. Se ainda formos na pegada do “vilão interdimensional que comanda a realidade de onde Wanda está tirando sua magia”, podemos citar ainda o Pesadelo, que deve ser um dos principais vilões de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, próximo filme a contar com a heroína no MCU. Ele é mestre de um reino onírico onde tudo é possível, o que explicaria a alteração da realidade de Wanda.

Outra possibilidade – e minha favorita, particularmente – é que se trate do demônio Chthon, um deus ancestral que possui grande presença na origem de Wanda Maximoff nos quadrinhos, afinal ele foi o responsável por “dar” à bruxa a Magia do Caos, que permite que ela combine seus dons mutantes de manipulação de probabilidades com magia pesada, sendo capaz de alterar a realidade em níveis estruturais.

Chthon é uma força perigosa e mística, responsável inclusive por escrever o Tomo Negro, um importante livro de feitiçaria sombria que já apareceu em Agentes da S.H.I.E.L.D.. E o pior? Em um quadrinho, ele chegou a tomar conta do corpo do Mercúrio, controlando-o para atingir Wanda pessoalmente (basta ver a imagem deste item). Não seria difícil supor, então, que o Pietro de Evan Peters poderia ser um demônio disfarçado, não é mesmo?

O que pode rolar em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura?

Pois bem, os últimos episódios de WandaVision já estão chegando e trarão uma verdadeira batalha pela alma de Wanda Maximoff. Ainda assim, não conseguimos acreditar que ela será pintada como uma vilã terrível ao fim dos eventos da série. Na verdade, é bem possível que ela mesma caia na real e “apague” essa realidade perfeita após ser convencida pelos mocinhos, o que faria bastante sentido para a jornada da heroína.

Sabemos que ela vai retornar em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura e que ela não será a vilã central, já que esse papel (até onde sabemos) está reservado para o perigoso Pesadelo. E isso nos leva a crer em outro fator: e se a Feiticeira Escarlate se tornar uma aprendiz do Doutor Estranho? Basicamente, ela já teria aprendido a usar magia em WandaVision, mas resta saber como controlá-la sem causar estragos.

Por isso, ela se tornaria uma aliada de Stephen Strange, que por sua vez veria potencial nela para se tornar uma nova protetora das barreiras místicas da Terra – ou até mesmo uma ameaça que precisaria monitorar mais de perto. De um jeito ou de outro, isso faria com que ela se tornasse versada nas Artes Místicas, pronta para auxiliar Strange em suas batalhas.

Seja de uma forma ou de outra, suspeitamos que a Feiticeira Escarlate como nós conhecemos já foi introduzida no Universo Cinematográfico da Marvel e já está usando magia. Os poderes de Wanda definitivamente receberam um upgrade desde a última vez que a vimos e agora precisamos temer quem está por trás disso, manipulando a heroína ou sendo apenas “roubado” de sua energia por ela…

WandaVision é exibida todas as sextas-feiras, no Disney+. A série atualmente está em seu sexto episódio, o que significa que ainda restam três – se levarmos em conta que são nove episódios anunciados. Contudo, não há como saber se a Marvel e a Disney não planejaram um episódio secreto

Abaixo, fique com os easter-eggs e referências do sexto episódio da série: