Starro: História, origem e poderes do kaiju vilão de O Esquadrão Suicida

Capa da Publicação

Starro: História, origem e poderes do kaiju vilão de O Esquadrão Suicida

Por Gus Fiaux

Prestes a ser lançado nos cinemas (e no HBO Max americano) no mês que vem, O Esquadrão Suicida vai trazer uma nova formação da equipe para enfrentar uma nova ameaça terrível – dessa vez, será Starro, o grande inimigo da Liga da Justiça nos quadrinhos, que acompanhou a equipe desde sua origem. A grande “estrela-do-mar” é um perigoso inimigo apesar de sua aparência, e parece que o novo filme de James Gunn vai fundo na sua mitologia.

E caso você ainda não conheça essa figura tão peculiar, separamos aqui alguns detalhes de quem é o Starro nas HQs da DC Comics e porque você deveria estar empolgado em vê-lo sendo adaptado. Neste artigo, discutimos um pouco de sua criação, origem, poderes e história, e como ele pode acabar sendo uma ameaça monumental para o Universo Estendido da DC Comics!

Origem de Starro nas HQs

Starro foi criado por Gardner Fox Mike Sekowsky, tendo aparecido pela primeira vez nas páginas de The Brave and the Bold #28, que foi publicada entre fevereiro e março de 1960. Por ter sido criado na mesma HQ onde a Liga da Justiça se uniu pela primeira vez, ele é considerado o primeiro vilão do grupo – e apesar de sua aparência não muito ameaçadora, ele deu um bom trabalho para os heróis.

Entretanto, Starro nunca foi muito reconhecido como um grande vilão da DC Comics – e basta ver seu histórico de aparições ao longo dos anos para entender isso. O personagem foi “colocado na geladeira” após seu surgimento e retornou apenas 17 anos depois, nas páginas de Adventure Comics #451, em uma história solo do Aquaman. Depois, ele só ressurgiria em 1981, em uma outra história da Liga da Justiça da América.

O que torna Starro um personagem não muito interessante nas HQs é justo o fato de que, apesar de ter poderes bem ameaçadores e um tamanho monumental, ele não tem muita personalidade. Com sorte, James Gunn pode até ter subvertido esse elemento, já que é conhecido por deixar vários personagens carismáticos em suas adaptações de HQs para os cinemas, vide os filmes de Guardiões da Galáxia.

Ao longo dos anos, alguns roteiristas até tentaram trabalhar Starro de uma forma empolgante. Um caso inusitado e muito divertido aconteceu após o sacrifício “heroico” do personagem nos Novos 52. O Batman acabou salvando um pedaço da estrela-do-mar, que cresceu e se tornou Jarro. O mais interessante disso tudo é que essa nova figura se tornou um Robin, usando um traje bem similar a outros garotos que já assumiram o manto.

Quem (ou o que) é Starro?

Starro é tido como o membro mais famoso e poderoso de uma antiga civilização alienígena conhecida apenas como Conquistadores Estelares. Como o próprio nome sugere, trata-se de uma raça muito conhecida por seu potencial bélico, já que viajam pelo cosmos tentando tomar controle de vários planetas e mundos diferentes, pelo controle total das populações nativas.

Todos os integrantes dessa espécie possuem corpos gigantescos em formato de estrelas-do-mar, além de possuírem os mesmos poderes e habilidades. Seus tentáculos são poderosos, muito bem articulados e também contam com as ventosas necessárias para que eles possam se agarrar a qualquer superfície. E no centro do corpo, no encontro entre os cinco tentáculos, temos um olho colossal.

Quando Starro surgiu, seu plano era chegar na Terra e dominar o planeta sem encontrar resistência. Contudo, vários heróis se reuniram para enfrentá-lo – mais precisamente, a Mulher-Maravilha, o Aquaman, o Lanterna Verde (Hal Jordan), o Caçador de Marte e o Flash (Barry Allen). Juntos, os heróis conseguiram deter o vilão e destruí-lo. Contudo, uma parte de seu corpo sobrou e se regenerou com o tempo.

Com o passar dos anos, suas histórias sempre circulavam sobre os mesmos assuntos e planos: ele sempre tentava assumir o controle da Terra, seja através da destruição total da vida humana ou controle das mentes dos nativos, mas sempre encontrou resistência nos heróis. Ao todo, ele enfrentou a Liga da Justiça diversas vezes, além de alguns heróis que faziam parte da equipe.

Quais são os poderes de Starro?

Como um grande conquistador espacial, Starro possui uma série de poderes que o ajudam a vagar pelo espaço sem se preocupar com o perigo. Ele possui um fator de cura muito avançado, podendo se regenerar completamente a partir de um pequeno pedaço de seu corpo. Esse dom é baseado nas estrelas-do-mar, que possuem uma regeneração celular muito avançada.

Além disso, seu corpo é muito durável e capaz de aguentar temperaturas extremas. Outras capacidades incluem o dom de voar e a camuflagem. Ele pode adaptar seu corpo às cores e texturas de seu ambiente, fazendo com que fique disfarçado, mesmo tendo um tamanho monumental. Ele também pode terrafomar planetas – ou seja, mudar a estrutura e o ambiente de um planeta para torná-lo habitável para sua espécie.

Contudo, talvez sua maior habilidade seja a capacidade de controlar mentalmente qualquer ser através de seus “esporos”. Ele pode liberar essas criaturas (que são estrelas do mar bem pequenas e similares a ele), que se grudam no rosto e no corpo de suas vítimas. Uma vez ligadas a um hospedeiro, elas “substituem” as vontades da vítima pelas vontades do próprio Starro.

Com esse dom, ele é capaz de subjugar exércitos e voltar seus inimigos contra os aliados deles. Graças a isso, ele já foi capaz de controlar membros da Liga da Justiça e várias outras equipes de heróis ao longo dos anos. Em um certo ponto de sua história, ele já foi integrante da Tropa Sinestro, e usou seus esporos para controlar mentalmente os Guardiões de Oa.

Starro em O Esquadrão Suicida

Conforme os próprios trailers do filme já revelaram, o grande vilão de O Esquadrão Suicida será Starro. Antes mesmo dessas prévias, já tínhamos ouvido alguns rumores dos bastidores de que a equipe iria enfrentar um monstro gigante e soldados “controlados mentalmente”, o que já fez com que muitos fãs ligassem os pontos. Porém, podemos ver que ele terá um visual bem fiel aos quadrinhos, com um corpo azul e detalhes vermelhos.

Ainda não sabemos qual será a origem do personagem no filme. No trailer mais recente, Amanda Waller comenta que a missão da equipe é ir até a ilha de Corto Maltese e destruir tudo relacionado ao “Projeto Estrela-do-Mar”. Com esse “projeto” no nome, a impressão que passa é que se trata de um ser criado em laboratório por cientistas, e não necessariamente um alienígena tirano como nos quadrinhos.

Contudo, ainda precisamos esperar para ter mais detalhes. Fotos de bastidores já mostraram que os esporos do vilão terão a mesma utilidade que nos quadrinhos, acoplando-se ao rosto e ao corpo das pessoas para controlar as suas mentes. Ainda não sabemos se outros poderes clássicos, como a regeneração e a capacidade de terraformar planetas, estarão presentes no longa.

É a primeira vez que o personagem aparece em um filme live-action da DC Comics, mas o próprio James Gunn não deu muitos detalhes a respeito do que podemos esperar dele. A impressão que fica é que os trailers estão escondendo muita coisa, e nos resta esperar pelo lançamento do filme para ver o que será feito. De uma forma ou de outra, ele certamente dará muito trabalho para Arlequina e seus “amigos”.

O Esquadrão Suicida chega aos cinemas no dia 5 de agosto.

Abaixo, veja tudo o que você precisa notar no trailer mais recente de O Esquadrão Suicida: