Capa da Publicação

Star Wars Visions: Anime apresenta “nova cor” de sabre-de-luz

Por Gus Fiaux

Recentemente, estreou no Disney+ a série animada Star Wars Visions. Uma antologia composta por 9 episódios, cada um deles criado por um estúdio de anime diferente. Os fãs da franquia ficaram bem felizes em ver essas “visões” se unindo para prestar homenagens a uma das maiores sagas de todos os tempos, mas os mais atentos vão notar que há algumas mudanças bem interessantes apresentadas aqui – por mais que a série não faça parte do cânone de Star Wars.

O quinto episódio de Star Wars Visions se chama “The Ninth Jedi” e segue a filha de um “ferreiro” em um mundo após a Saga Skywalker. O pai da menina conseguiu desenvolver uma nova espécie de sabre-de-luz, manipulando o cristal kyber (que é usado para dar as cores de cada sabre, no cânone oficial da franquia). Na saga, o treinamento de um Jedi acaba quando ele está pronto para montar seu próprio sabre.

E através da franquia – especialmente no universo Lendas, onde se passam as histórias que foram “descartadas do cânone” após a compra da Lucasfilm pela Disney -, sabemos que os Jedi conseguem “definir” a cor de seus sabres através de uma profunda meditação. Eles precisam se alinhar à Força para então, conseguirem uma cor específica. O mesmo vale para os Sith, que fazem uma versão profana dessa meditação para fazer o cristal kyber “sangrar” (ficando então na coloração vermelha).

Star Wars Visions apresenta um novo sabre-de-luz.

Porém, o ferreiro cria um sabre que não depende dessa profunda meditação. Ele cria uma arma tão poderosa que o simples toque de um Jedi ou Sith pode fazer com que a lâmina mude de cor instantaneamente. Se um Jedi pegar o sabre em questão, ele automaticamente será verde ou azul – e se a arma passar para a mão de um Sith pouco tempo depois, ela assumirá a cor escarlate.

No episódio, quem acaba pegando a arma é a filha do ferreiro – a Nona Jedi mencionada no título. Ao tocar nele, o sabre se manifesta como uma nuvem sombria e semitransparente, ainda que seja capaz dos mesmos poderes dos sabres-de-luz comuns. A explicação dada é que, como a personagem ainda é uma criança, ela não está alinhada à Força o suficiente para que a cor seja definida de imediato.

Porém, durante um combate, o sabre acaba adquirindo tons esmeralda, o que prova como ela está alinhada ao Lado Luminoso da Força. Assim, a personagem finalmente descobre seu papel como uma Jedi. É um elemento curioso e que poderia ser incorporado de formas bem interessantes à mitologia de Star Wars. Entretanto, a série não está ligada ao universo, como já foi confirmado, e seus episódios apelam muito mais para como a saga poderia ganhar um novo olhar.

Star Wars Visions está disponível no Disney+.

Abaixo, confira quais são as histórias retratadas no anime:

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux