Onde estão os Vingadores durante os eventos de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis?

Capa da Publicação

Onde estão os Vingadores durante os eventos de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis?

Por Gabriel Mattos

Atenção: Alerta de Spoilers!

Em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, o mais recente filme do MCU, um dia tranquilo na vida de um manobrista logo escala para uma ameaça de nível global. Com a dimensão inteira sob o risco de ser dominada, era de se esperar que os Vingadores aparecessem para ajudar, mas quando o novo herói mais precisa, ninguém aparece. Afinal, onde estariam os Maiores Heróis da Terra?

Caídos em combate

Não temos uma resposta direta para essa pergunta, mas ao analisar a posição do filme na cronologia do MCU, é possível concluir que os heróis não estavam tranquilos, de férias, mas sim ocupados com seus próprios problemas.

Primeiramente, sabemos que o filme se passa depois dos eventos de Vingadores: Ultimato. Quanto tempo se passou exatamente não há como dizer, mas não foi muito. Com isso já podemos confirmar que o Homem de Ferro e a Viúva Negra estão fora de cena.

Outros também são fáceis de dispensar, pois vivem espalhados pelo espaço e só aparecem para ajudar quando são chamados, como é o caso do Thor e dos Guardiões da Galáxia.

Mortos ou no espaço, alguns Vingadores não poderiam responder ao chamado

Nas séries do Disney+

Pouco após os Ultimato, acontecem os eventos de WandaVision, então temos duas possibilidades para a Feiticeira Escarlate: ela está ocupada abduzindo uma cidade ou isolada estudando o Darkhold.

Capitão América também teve seu destino definido em Ultimato e neste momento, segundo Falcão e o Soldado Invernal, Sam Wilson ainda está entendendo o que fazer com seu novo escudo. Por sua vez, o Gavião Arqueiro, que retorna com uma série própria, está ocupando fugindo dos problemas, que incluem as garras mortais de Yelena Belova.

O Homem-Aranha, que virá a se tornar inimigo público após sua identidade ser revelada em Homem-Aranha: Longe de Casa, tem outras preocupações no momento. Não fica exatamente claro se os acontecimentos de Shang-Chi se dão antes ou depois dos eventos de Longe de Casa. No entanto, há quem acredite que como Wong aparece sozinho no filme, os eventos catastróficos de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa já estejam rolando, justificando o sumiço do Doutor Estranho.

Muitos Vingadores estão ocupados com o multiverso

Nova Ordem dos Vingadores

Fica mais difícil determinar exatamente onde estavam os demais Vingadores presentes na Terra, mas podemos olhar para o próprio filme para tentar entender qual é o estado atual da equipe. Afinal, apesar de terem rompido laços em Capitão América: Guerra Civil, os Vingadores voltaram a se unir em um novo formato sob a liderança da Natasha Romanoff após Vingadores: Guerra Infinita.

Desde a invasão de Thanos, os Vingadores se comunicam por holograma para vigiar uma área mais extensa, preparados para conter mais rapidamente as futuras ameaças. Na cena em que Wong chama Shang-Chi e Katy para a equipe, esta ainda parece ser a configuração do time, pois a Capitã Marvel e Bruce Banner estão presentes na reunião apenas em hologramas.

Banner parece ter aposentado o Hulk mais uma vez e não aparece como Professor Hulk, algo que deve ser melhor explicado na série She-Hulk. Já Carol Danvers, com cabelos mais longos, está em algum canto do espaço e interrompe a ligação para resolver um chamado de emergência, que pode desencadear The Marvels, a sequência de Capitã Marvel.

Wong e Hulk eram o mais próximo de ajuda que Shang-Chi poderia esperar

Dimensão Perdida

Além disso, é neste momento que Wong revela que só sentiu os Dez Anéis quando eles responderam ao chamado de Shang-Chi. Ou seja, antes da batalha final entre Shang-Chi e Wenwu, os Vingadores não tinham sequer ciência da dimensão de Ta Lo, quanto mais do perigo de invasão extradimensional.

Mesmo que os Vingadores que não estivessem ocupados resolvendo seus próprios problemas, não teriam como ter aparecido em uma dimensão mística que não pode ser encontrada de maneiras tradicionais. Agora que estão atentos, serenos e vigilantes, Shang-Chi finalmente pode contar com reforços quando próximas ameaças surgirem para dominar a Terra.

O que você espera da sequência de Shang-Chi e os Dez Anéis? Gostaria de ter visto mais Vingadores neste filme? Não deixe de comentar!

Shang-Chi e os Dez Anéis está em exibição nos cinemas e chega ao Disney+ em meados de outubro.

Fique com: