Capa da Publicação

O Senhor dos Anéis: Filmes quase contaram com uma cena de nudez

Por Melissa de Viveiros

O Senhor dos Anéis é uma das obras mais influentes do gênero fantasia, tendo grande importância tanto na literatura quanto nos cinemas. Depois de seu sucesso nessas mídias, a franquia chegará também à televisão por meio de uma série feita pela Amazon. Recentemente, a produção se tornou alvo de controvérsias devido à sugestão de que poderá contar com cenas explícitas, algo que desagradou parte dos fãs. Agora, Dominic Monaghan e Billy Boyd, os intérpretes de Merry e Pippin nos filmes, comentaram em uma entrevista que os longas dirigidos por Peter Jackson chegaram perto de ter uma cena com nudez.

Durante a participação dos dois no programa de Stephen Colbert, o apresentador mencionou a resistência de parte do público à adição de nudez na nova série. Além de manifestar seu descontentamento e medo de que a série busque um tom semelhante ao de Game of Thrones nas redes sociais, os fãs chegaram a fazer petições para que isso não aconteça. Falando sobre a situação, o entrevistador questionou os atores sobre sua opinião em relação à nudez em O Senhor dos Anéis, ao que Boyd respondeu:

“Essa é a questão: quase teve nudez nos filmes. Eu e Dom [Monaghan]. Philippa Boyens, roteirista incrível… ela fez uma piada, e ela escreveu uma cena, porque nós estávamos fazendo algumas piadas e irritando as pessoas, nos divertindo um pouco. E ela escreveu uma cena que ela disse ‘Ah, é uma nova cena que vamos filmar na próxima semana, com os Ents, com Barbárvore. Então quando Merry e Pippin estão em Barbárvore, ele se assusta e balança seus galhos, o que faz vocês caírem.’ E isso tudo foi impresso no roteiro. ‘E faz vocês caírem e vocês batem em todos os galhos no caminho para o chão, e quando vocês chegam lá embaixo, vocês estão nus.’ E Merry vira para Pippin e diz ‘Está frio, não é?’ E Pippin fala ‘Me abrace, Merry.'”

Dominic Monaghan e Billy Boyd no programa de Colbert.

O tom cômico da cena poderia torná-la aceitável mesmo para o público que não deseja que a nova série tenha conteúdo explícito, mas algumas das petições se manifestam contra nudez de qualquer tipo na obra. Um dos principais argumentos seria que o autor e seu trabalho são símbolos cristãos, e a adição desse tipo de conteúdo “mancharia” sua memória.

Os intérpretes de Merry Pippin, no entanto, não parecem compartilhar dessa opinião. Após a resposta de Boyd, Monaghan comenta de forma bem humorada que estava empolgado para a cena. No fim, ela não chegou de fato aos filmes, mas Colbert argumenta que há nudez também nos livros, lendo um trecho da obra de Tolkien onde há a sugestão de que os Hobbits ficam nus em determinado momento, quando ainda estão com Tom Bombadil, personagem cortado nos cinemas. De qualquer modo, não há qualquer confirmação de que a nova produção de fato buscará um tom semelhante ao de Game of Thrones, e mesmo a inclusão de nudez no projeto não foi confirmada de fato.

Até o momento, já se sabe que a série de O Senhor dos Anéis da Amazon contará a história da Segunda Era da Terra Média. A produção ainda não possui data de estreia confirmada.

Veja também:

Imagem de perfil
sobre o autor Melissa de Viveiros

Graduanda em Letras na UFMG. || What is infinite? The universe and the greed of men. || @windrunning_