Scarlet Nexus: Guia Legionário para o game

Capa da Publicação

Scarlet Nexus: Guia Legionário para o game

Por Gabriel Mattos

Scarlet Nexus eleva os jogos com visual de anime a um novo patamar. Misturando hack’n’slash com JRPG, o título foi lançado em 24 de Junho para os principais consoles da atual e da nova geração. Depois de analisar as histórias de Kasane e Yuito na nossa review, chegou a hora de desvendarmos seus maiores mistérios.

Separei as principais dúvidas e segredos sobre o game, para você não ficar perdido em nenhum momento nessa jornada empolgante. Vem comigo nessa viagem pelo tempo e espaço com o Guia Legionário de Scarlet Nexus!

Qual personagem é melhor para começar?

Kasane e Yuito tem histórias diferentes

Antes de começar o jogo, você é confrontado com a escolha de qual protagonista vai te acompanhar ao longo de sua primeira campanha: Yuito ou Kasane. E diferente de outros jogos, a escolha aqui define que lado da história você vai acompanhar. Então qual é o melhor caminho para seguir?

Depende de suas preferências. Ambos personagens oferecem uma quantidade equivalente de conteúdo, a única diferença é qual você vai conhecer primeiro. Não existe uma vantagem em escolher um ou outro, mas para decidir, você pode levar em conta que história você quer ouvir e como você gosta de lutar nas batalhas.

Yuito é o típico protagonista de anime — alegre e inocente. Ele está sempre vendo o melhor nas pessoas, procura conversar sempre que possível e acredita na bondade deste mundo apocalíptico. Se você gosta de histórias mais otimistas, pode começar com ele. Em combate ele usa uma espada, então espere lutas mais próximas e diretas.

Kasane funciona mais como um estereótipo cético e antissocial. Ela é pragmática e resolve as coisas do modo mais direto possível, sem receio de lançar mão da violência. Ela sofreu boa parte de sua vida e espera sempre o pior de todos. Se você gosta de histórias pé no chão, em que seus aliados não são confiáveis, pode começar com ela. Em combate, ela usa lâminas que controla com sua mente, então espere lutas mais afastadas.

Quantas fases tem Scarlet Nexus?

Kasane e seus aliados

Cada rota tem 12 fases. Mesmo compartilhando cenários, cada personagem encara desafios ligeiramente diferentes. Sendo assim, para terminar completamente o jogo, é preciso concluir uma segunda versão de cada fase do jogo.

A primeira rota, independente de qual personagem você tenha escolhido, exige entre 15 e 20 horas para ser concluída, sem contar com os objetivos opcionais. Entretanto, caso opte por começar a segunda rota com o “Novo Jogo EX”, esse tempo cai drasticamente para o segundo personagem, algo em torno de 10 horas.

Quantos finais tem Scarlet Nexus?

Final do jogo é único

Scarlet Nexus tem apenas um final com leves diferenças entre a rota da Kasane e do Yuito. Isso pode ser considerado spoiler, então prossiga por sua conta e risco, mas em determinado momento na história, ambas as equipes se unem para enfrentar uma ameaça em comum.

A partir deste ponto, a história é exatamente a mesma. Logo, no final, todos chegam no mesmo lugar. O que muda é o futuro dos personagens. Dependendo de quem você escolheu, os personagens secundários podem escolher ajudar Yuito ou Kasane. Mas não há nenhuma alteração considerável entre as rotas.

Não existem chefes secretos! Os inimigos mais fortes do jogo são aqueles que aparecem em momentos cruciais da história.

Como conseguir os códigos de Musubi?

Prepare os códigos

Os códigos secretos de Musubi são divulgados na exibição semanal do anime na Funimation. Os dois primeiros episódios estão disponíveis gratuitamente no YouTube.

Algum tempo depois de obter acesso às missões, você receberá uma mensagem do restaurante Musubi pedindo a sua ajuda. Chegando no local, há uma funcionária vestida com uma fantasia azul chamativas que lembram um clássico super sentai. Ela vai te pedir códigos escondidos no anime, mas que trouxemos aqui para facilitar para você. Confira:

  • Mensagem cerebral: CODE;
  • Episódio 1: Such a liar;
  • Episódio 2: tell the truth;
  • Episódio 3: 5150;
  • Episódio 4: 2009;

Cada código libera uma série de itens bônus que incluem equipamentos visuais e informações extras sobre cada personagem para a sua Biblioteca.

Como alternar entre os menus SAS?

Shiden e Gemma

Em certo momento do jogo, você terá acesso a mais de quatro aliados simultaneamente, o que significa poder acessar mais poderes pelo menu SAS. Entretanto, a tela de tutorial que explica como esta troca acontece não mostra o botão certo para ativar a troca e não é algo intuitivo de se fazer.

Felizmente para você eu quebrei a cabeça testando diversos botões até descobrir como trocar esses menus funciona. Nos consoles PlayStation, simplesmente aperte R1 duas vezes. Nos consoles Xbox, o botão correspondente é o RB. Não esqueça de reorganizar os poderes de cada set no menu de pause, agrupando habilidades que tenham uma boa sinergia para otimizar seu rendimento em batalha.

Como chegar ao nível 6 de amizade da equipe?

Kagero e Tsugumi nutrem uma amizade improvável

Para melhorar o nível de amizade da equipe, você precisa trabalhar os níveis de amizade individuais de cada membro de sua equipe primária — aqueles que acompanham a sua personagem pela maior parte das nove primeiras fases.

Com isso, você ganha acesso a benefícios muito úteis, como Visões de Guardião, Visões de Assalto e ressurreições.

Entretanto, após o nível 4, torna-se necessário mimar também a equipe oposta. A cada nível fica mais difícil conseguir aprimorar seus laços naturalmente, então é importante lembrar de fazer todos os Episódios de Relação, dos personagens e do grupo.

Para alcançar o nível 6, você também precisa dar presentes aos seus amigos. Eles podem ser adquiridos na Loja do Arquivista, caso você tenha os materiais corretos. Certifique-se de dar cada presente possível a cada personagem para conquistar o nível máximo de amizade da equipe. Como recompensa, você libera o uniforme branco para todos.

Como conseguir presentes raros?

Entregue os presentes no Esconderijo

Alguns presentes que agradam muito seus amigos são mais difíceis de conseguir simplesmente porque eles exigem materiais raros. Mas existem alguns truques para conquistar tais materiais de um jeito mais rápido.

Primeiramente, abuse das Supressões Cerebrais. Quando você destrói a defesa dos adversários, tem a chance de finalizá-los brutalmente com seus poderes. Isso garante que ele deixe cair materiais. Quanto mais você fizer isso, mais chances de conquistar materiais raros. É o caso da “Análise de Grin Yawn”, necessária para criar a “Coleção de Grandes Músicas” que o Kagero tanto adora.

Também não deixe de revisitar lugares antigos. Quando você passa pela primeira vez em um mapa, motivado pela história, não costuma ter todos os aliados necessários para explorar o lugar. Volte depois de ter conquistado mais amigos para encontrar materiais raros. Para conseguir a “Máquina de Fliperama” e conquistar o coração da Arashi, por exemplo, você precisa retornar para explorar melhor Mizuhagawa.

Como derrotar Yuito na campanha da Kasane?

Lutas em equipe são desafiadoras

Yuito aparece diversas vezes como chefe na campanha da Kasane. Embora ele não seja particularmente difícil no começo, em seu último embate ele contará com a ajuda de Hanabi e Gemma. Aí sim as coisas começam a pegar fogo.

Esta não será a sua única batalha contra múltiplos chefes no jogo. Estes costumam ser os embates mais difíceis de superar, mas operam por uma mesma lógica que fica bem mais gerenciável depois que você entende.

A dica é deixar o seu principal adversário por último. Afinal, você já derrotou Yuito várias vezes. Você sabe como ele opera. O problema são os bônus de SAS que ele consegue de Gemma e Hanabi.

Derrote primeiro Gemma. Seu poder de esclerocinese torna os chefes resistentes a qualquer tipo de dano por um curto período de tempo. Não demora muito, mas é tempo o suficiente para você levar uma coça. Tente derrotá-lo o mais rápido possível e então passe para a Hanabi.

Ela tem um alcance invejável com sua pirocinese, o que pode acabar sendo um problema para os seus aliados se não for resolvido com prioridade. Depois de derrotá-la, acabar com o Yuito não é mais complicado. Só certifique-se de abastecer seu estoque de itens de cura, para encarar cada novo adversário com a saúde revigorada.

E aí, ainda ficou com alguma dúvida? Deixa aí nos comentários!

Fique com: