Round 6: Por que a Netflix não adotou o nome “Squid Game” no Brasil?

Capa da Publicação

Round 6: Por que a Netflix não adotou o nome “Squid Game” no Brasil?

Por Nick Narukame

Nos últimos dias, um dorama sul-coreano original da Netflix vem bombando na plataforma de streaming. Round 6 conta a história de um homem fracassado financeiramente que aceita participar de uma série de jogos infantis em troca de uma bolada em dinheiro. Mas, um mistério além do plot vem pairando sobre a cabeça dos fãs da obra: por que a série foi renomeada antes de sua publicação no Brasil e não seguiu seu título original?

Qual é o nome original de Round 6?

Na Coreia do Sul, a produção foi batizada de “Ojingeo Geim” (오징어 게임) que, em uma tradução livre, seria algo como “O Jogo da Lula”. Essa brincadeira é muito popular no país, mas não tem muita força pelo Brasil. Pouquíssimas pessoas sequer brincaram disso em sua infância, se restringindo basicamente a famílias de imigrantes coreanos que importaram a tradição.

Funcionários do torneio inspecionando os jogadores após a chegada dos mesmos

Talvez a solução mais simples fosse adotar a tradução americana, “Squid Game”, assim como fizeram alguns países como Portugal, certo? Como isso acabou não sendo feito, diversas teorias foram levantadas na internet sobre o motivo.

Por que Squid Game mudou de nome no Brasil?

A mais famosa sugere uma possível associação da palavra “squid” (Lula, em português) ao ex-presidente da república, Luís Inácio Lula da Silva. De acordo com estes fãs, a alteração para Round 6 seria uma decisão da plataforma de evitar questões políticas, mas essa teoria acaba de ir por terra após pronunciamento da Netflix.

Personagens Ji-Yeong (esquerda) e Sae-Byeok (direita)

Segundo declaração da empresa ao site O Tempo”, publicada nesta quinta-feita (07/10), Round 6 havia sido o título inicial da série quando ela ainda estava em planejamento dois anos atrás. Devido ao maior apelo do título à comunidade gamer, a plataforma preferiu mantê-lo ao invés de fazer conexão com um jogo que é praticamente desconhecido em solo nacional.

O que muita gente não sabe também é que a decisão de optar por “Round 6” como título não se restringe ao Brasil: o nome foi escolhido por outras divisões da empresa, como a Netflix Canadá. Por se tratar de um dorama que aborda questões de jogos, foi considerado mais interessante manter a ideia de “rounds”, pois chamaria muito mais a atenção de possíveis novos espectadores, uma vez que estão mais acostumados com os rounds de jogos físicos e eletrônicos que um título como “O Jogo da Lula”.

Seong Gi-Hun, protagonista da série

Dessa forma, a empresa deixa claro que não houve nenhuma influência de cunho político na sua decisão e termina assim com um dos maiores mistérios já levantados aqui no Brasil sobre as desventuras de Gi-Hun, enquanto ele tenta sobreviver e ganhar partidas de bolinhas de gude.

Round 6 está disponível em sua íntegra na Netflix e possui uma única temporada até o presente momento. Cada episódio dura, em média, 50 minutos.

Aproveite e confira também: