O que é dorama? Tudo que você precisa saber sobre os J-dramas

Capa da Publicação

O que é dorama? Tudo que você precisa saber sobre os J-dramas

Por Lucas Rafael

Já ouviu falar em dorama? Essas produções asiáticas estão se tornando cada vez mais populares nos serviços de streaming, conquistando cada vez mais fãs do lado de cá do globo. Mas afinal, o que são doramas? É a mesma coisa que uma série? Aqui vamos te explicar tudo isso certinho, indicando até onde assisti-los!

O que é um dorama?

Doramas são produções televisivas dramáticas japonesas, geralmente tendo como foco apenas um núcleo principal de personagens, sem expandir muito além dele. Com episódios semanais, os doramas não costumam se estender em muitas temporadas, contando com uma narrativa mais enxuta do que estamos acostumados a ver nas séries americanas, por exemplo.

Embora muitos denominem os doramas como “novelas japonesas”, também não é bem assim, já o que a duração dos episódios e narrativa que não explora diversos núcleos vai na contramão do conceito de novela. Mas calma que detalhamos isso mais pra frente.

Existe dorama para todo perfil de espectador, com ambientações variadas – desde comédias românticas, de época, policiais, de fanatasia e por aí vai. Alice In Borderland, por exemplo, é um dorama de ação e suspense muito elogiado disponível na Netflix.

Entre os gêneros mais populares de doramas temos os seguintes:

  • jidaigeki – são produções de época, doramas que se ambientam em períodos históricos japoneses;
  • getsuku – Associados ao canal Fuji TV, normalmente são produções mais românticas que vão ao ar segundas-feiras, 9h da noite – o famoso novelão das nove;
  • taiga dramas – são doramas de época como os jidaigeki,mas com uma diferença: duram muito mais que contam com um orçamento bem maior;
  • trendy dramas – doramas que focam em eventos cotidianos.

Caso você resolva dar a chance para um dorama, é importante se atentar para certas características que os diferenciam do formato televisivo ao qual estamos familiarizados, como novelas ou séries ocidentais por exemplo.

Os doramas costumam ter temporadas que variam de 10 a 20 episódios, os episódios em si geralmente se estendendo além dos 40 minutos.

O que significa dorama?

No Japão, a pronúncia de “drama” é “dorama“, o que acabou pegando como rótulo para definir as produções japonesas dramáticas para televisão.

Dorama ou K-Drama? Qual a diferença?

Basicamente, o dorama se restringe às produções japonesas, enquanto os k-dramas contemplam produções dramáticas sul-coreanas. O que vale se atentar, no entanto, é no perigo da generalização cultural: muita gente rotula como dorama produções da Coréia, China e Tailândia também, embora não seja bem assim.

Para designar as produções desse gênero, se adotou uma nomenclatura parecida com a que usamos com J-Rock e variados: basta colocar a inicial do país de produção em frente ao termo drama. Assim Tw-drama são os tailandeses, K-drama são os coreanos, C-drama os chineses e por aí vai.

Love Alarm é um dos K-dramas mais populares da Netflix e conta com 2 temporadas

Onde assistir doramas

Se você tem Netflix e busca doramas para assistir, pode comemorar! A plataforma possui diversos título do gênero para quem busca por opções.

Você pode conferir os 10 melhores doramas para assistir pela Netflix na lista do nosso especialista da casa no gênero, o Leo Gravena: