A Roda do Tempo: Ordem dos livros e mais sobre o universo da série

Capa da Publicação

A Roda do Tempo: Ordem dos livros e mais sobre o universo da série

Por Jaqueline Sousa

Nova aposta do Amazon Prime Video, a série de fantasia A Roda do Tempo mal estreou no serviço de streaming e já está conquistando o coração dos fãs ao redor do mundo. Isso porque a série é uma adaptação de uma consagrada saga de 14 livros, lançada entre os anos 1990 e 2013. O sucesso da franquia no universo literário é tanto que ela é comparada até mesmo com Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien.

Com tanto conteúdo disponível, fica até difícil saber por onde começar a conhecer o universo criado pelo autor Robert Jordan. Assim, reunimos aqui tudo o que você precisa saber sobre a ordem de leitura dos livros e muito mais sobre a ambientação da série. Confira!

Quem foi Robert Jordan?

o autor Robert Jordan.

Oliver Rigney Jr., mais conhecido por seu pseudônimo Robert Jordan, nasceu em 17 de outubro de 1948, na Carolina do Sul, Estados Unidos. Ele foi o criador do universo de A Roda do Tempo, saga de literatura fantástica e épica, que se tornou um best-seller mundial.

Jordan aprendeu a ler sozinho e, desde a infância, esteve cercado pelas histórias de Jules Verne e Mark Twain. Formado em Física, começou a escrever quando trabalhava como engenheiro nuclear para a marinha. O universo de A Roda do Tempo surgiu em 1984, quando o autor iniciou a escrita do primeiro volume, publicado em 1990

Robert Jordan morreu em 16 de setembro de 2007. Seu trabalho, celebrado por uma legião de fãs apaixonados, inspirou até mesmo a criação de uma convenção anual chamada JordanCon, que acontece nos Estados Unidos. 

Devido à morte do autor, a saga literária A Roda do Tempo foi finalizada por Brandon Sanderson, co-autor dos três últimos volumes da franquia.

O universo de A Roda do Tempo

 

Imagem da adaptação da saga literária, disponível no Amazon Prime Video.

Considerada por muitos como uma das mais influentes obras de literatura fantástica desde os livros de J. R. R. Tolkien, o universo de A Roda do Tempo possui uma mitologia grandiosa. Na trama, conhecemos um universo onde a história da civilização acontece de forma cíclica, sem fim e sem começo. A partir da criação da Roda do Tempo pelo Criador (uma divindade), uma magia poderosa torna possível a existência do universo. Quando um ser maligno chamado Shai’tan pretende conquistar a Roda do Tempo para fins terríveis, inicia-se então uma batalha entre trevas e luz

Nos livros, o leitor entra em contato com o universo a partir da perspectiva do protagonista Rand al’Thor. Para os fãs, é perceptível as influências das histórias épicas de Tolkien na obra de Robert Jordan. A narrativa épica, a complexidade do mundo e a grande quantidade de personagens de A Roda do Tempo sugerem tais semelhanças, embora cada história seja única à sua maneira

Qual a ordem de leitura dos livros?

Como dito anteriormente, a saga de Robert Jordan possui, ao todo, 14 livros. No entanto, a ideia inicial do autor era de que o universo tivesse somente 6 livros. Com o sucesso de vendas e de público, Jordan decidiu expandir as histórias da saga, mas faleceu quando estava finalizando o que seria o décimo segundo – e último – livro, em 2007

Foi assim que o escritor Brandon Sanderson entrou em ação, sendo encarregado de concluir a franquia. Durante o processo de conclusão, Sanderson dividiu a obra em três volumes, totalizando 14 edições.

No primeiro livro da saga, O Olho do Mundo, o leitor acompanha Rand al’Thor, um jovem que vive em uma vila pacata da região dos Dois Rios. Durante a época festiva do final do inverno, a chegada de uma forasteira gera curiosidade entre os habitantes. Quando a vila é invadida por bestas, a mulher misteriosa ajuda Rand e seus amigos a escapar, dando início a uma jornada épica e perigosa.

Na trama, a desconhecida é uma Aes Sedai, artífice do poder que move a Roda do Tempo. Ela acredita que o jovem Rand seja o Dragão Renascido, o único que pode salvar – ou destruir – o mundo.

No Brasil, somente 7 livros foram publicados. A comercialização é feita pela editora Intrínseca, que mantém os direitos da saga no país. Abaixo, você confere a ordem de leitura e as datas de lançamento dos livros:

  1. O Olho do Mundo (15/01/1990, nos EUA, e 28/08/2013, no Brasil)
  2. A Grande Caçada (15/11/1990, nos EUA, e 30/05/2014, no Brasil)
  3. O Dragão Renascido (15/10/1991, nos EUA, e 1/10/2014, no Brasil)
  4. A Ascensão da Sombra (15/09/1992, nos EUA, e 30/08/2015, no Brasil).
  5. As Chamas do Paraíso (15/10/1993, nos EUA, e 20/08/2016, no Brasil).
  6. O Senhor do Caos (15/10/1994, nos EUA, e 18/04/2018, no Brasil).
  7. Uma Coroa de Espadas (15/05/1996, nos EUA, e 5/10/2021, no Brasil).
  8. The Path of Daggers (O Caminho das Adagas, em tradução livre, de 20/10/1998).
  9. Winter’s Heart (O Coração do Inverno, em tradução livre, de 7/11/2000).
  10. Crossroads of Twilight (Encruzilhada do Crepúsculo, em tradução livre, de 7/01/2003).
  11. Knife of Dreams (A Faca dos Sonhos, em tradução livre, de 11/10/2005).
  12. The Gathering Storm (A Tempestade Acumulada, em tradução livre, de 27/10/2009).
  13. Towers of Midnight (Torres da Meia-noite, em tradução livre, de 2/11/2010).
  14. A Memory of Light (Uma Memória de Luz, em tradução livre, de 8/01/2013).

Além dos livros que compõem a saga, há também uma prequel ou prólogo, história que antecede os eventos que acontecem na obra original. Intitulado New Spring (Nova Primavera, em tradução livre), o livro conta a história da jornada dos personagens Moiraine e Lan em busca do Dragão Renascido, eventos precursores do primeiro volume, O Olho do Mundo

A adaptação do Amazon Prime Video

Rosamund Pike como a personagem Moiraine.

A estreia da adaptação de A Roda do Tempo, no Amazon Prime Video, aconteceu em 19 de novembro, e já é a série de fantasia com maior estreia no serviço de streaming em 2021. Estrelada por Rosamund Pike, a série, diferentemente dos livros, tem a personagem Moiraine (Rosamund Pike) como protagonista. Membro da organização chamada Aes Sedai, Moiraine embarca em uma aventura com cinco jovens, sendo que um deles pode ser o Dragão Renascido, que pode salvar ou destruir o mundo, segundo uma profecia.

Além de Rosamund Pike, o elenco conta com Daniel Henney, Josha Stradowski, Madeleine Madden, Marcus Rutherford e Zoe Robins. Confira o trailer da série:

A segunda temporada da série foi confirmada antes mesmo de sua estreia e segue sendo uma grande aposta do Amazon Prime Video.