Pantera Negra 2: História, personagens, elenco e data de estreia

Capa da Publicação

Pantera Negra 2: História, personagens, elenco e data de estreia

Por Camila Sousa

Com o passar dos anos, o MCU começou a investir na apresentação de diversos personagens nos cinemas, além do trio Homem de Ferro/Thor/Capitão América. Assim, em 2018, foi a vez do Pantera Negra ganhar uma produção solo, após sua apresentação em Capitão América: Guerra Civil (2016). E o sucesso foi imediato.

Estrelado por Chadwick Boseman, o longa trouxe uma representatividade muito importante para os cinemas, com imagens de diversas crianças negras pelo mundo emocionadas ao ver o herói em tela. Além disso, a história apresentada também foi madura, com o oponente Erik Killmonger (Michael B. Jordan) levantando discussões pertinentes e mostrando que nem tudo é o que parece.

O primeiro longa de Pantera Negra arrecadou US$ 1.3 bilhão na bilheteria mundial e sua sequência foi anunciada em seguida, com T’Challa aparecendo ainda em Vingadores: Guerra Infinita (2018) e Vingadores: Ultimato (2019). No entanto, a trágica e inesperada morte de Chadwick Boseman em 2020 trouxe muitas mudanças para a sequência, que deve trazer uma história diferente do previsto. Levando tudo isso em consideração, reunimos abaixo tudo o que já sabemos sobre a produção. Confira.

Qual a história de Pantera Negra 2?

Como dito acima, os planos da Marvel mudaram após a morte de Boseman, que pegou a todos de surpresa. Inicialmente, o diretor Ryan Coogler afirmou que gostaria de explorar qual tipo de rei T’Challa se tornaria com o passar do tempo, e o longa poderia explorar como ele passou a governar Wakanda após voltar do blip (estalo de dedos de Thanos) ao lado de sua irmã, Shuri.

Em 2020, muito foi especulado sobre a Marvel fazer uma versão digital do personagem, algo já utilizado em outros filmes da Disney, ao menos para uma despedida de T’Challa. Mas o estúdio já confirmou que não pretende fazer isso, em memória ao ator.

Então um dos primeiros pontos que a trama vai precisar explicar é a ausência do jovem rei e, possivelmente, colocar alguém em seu lugar. Há uma grande especulação se Shuri, irmã do personagem interpretada por Letitia Wright, poderia assumir o manto do Pantera Negra, algo que já aconteceu anteriormente nos quadrinhos.

A possibilidade existe e é grande, já que a Marvel está começando a investir na substituição de diversos personagens (Capitão América/Sam Wilson, Coração de Ferro, etc.). O único problema é que Wright se envolveu em uma certa polêmica ao final de 2020, ao postar em suas redes sociais um vídeo questionando a eficácia das vacinas contra a COVID-19. Na época, a atriz afirmou que estava questionando apenas o que havia nas vacinas, mas a justificativa não foi suficiente e muitos afirmaram que ela estava divulgando uma desinformação sobre a campanha de vacinação, algo vital para o fim da pandemia. De lá para cá, a poeira baixou e pouco foi falado sobre o caso, então é possível que Wright continue como uma das apostas do estúdio.

Outro ponto que vale ser considerado é o título do longa: Wakanda Forever, que indica uma exploração maior do país do Pantera Negra, algo que Ryan Coogler já deixou claro que gostaria de fazer.

Rumores

Um dos maiores rumores sobre a sequência de Pantera Negra é sobre a aparição de Namor, o Príncipe Submarino dos quadrinhos, ainda não apresentado no MCU. Rumores divulgados em meados de junho afirmam que Tenoch Huerta vai interpretar o personagem, que já foi aliado e antagonista do Pantera Negra nas HQs.

De acordo com o Production Weekly, o longa vai explorar as semelhanças entre Wakanda e Atlantis, duas civilizações com tecnologia avançada, que decidiram viver escondidas da civilização conhecida, por segurança e por medo.

Namor é um personagem muito conhecido e querido dos fãs das HQs, com traços fortes de personalidade que fazem dele uma ótima adição ao MCU. Trazer o personagem também seria interessante para colocar Pantera Negra frente a frente com outro oponente tão interessante quanto Erik Killmonger. Agora é esperar a Marvel confirmar as informações e, quem sabe, divulgar as primeiras imagens do Príncipe Submarino.

Elenco e equipe

Por enquanto há poucos nomes realmente confirmados no elenco e na equipe de Pantera Negra 2. Ryan Coogler volta para a direção, e assina o roteiro ao lado de Joe Robert Cole, que também trabalhou no primeiro longa.

Já no elenco, retornam: Angela Bassett como Ramonda; Danai Gurira como Okoye; Daniel Kaluuya como W’Kabi; Winston Duke como M’Baku; Lupita Nyong’o como Nakia; Letitia Wright como Shuri e Florence Kasumba como Ayo, que apareceu recentemente em Falcão e o Soldado Invernal.

Entre os rumores, estão o já citado Tenoch Huerta como Namor, e Michaela Coel, uma adição recente ao elenco confirmada pela Variety, mas ainda não anunciada pela Marvel. Coel é conhecida pela série da HBO I May Destroy You e é considerada uma grande adição ao elenco. Resta saber apenas quem ela poderia interpretar.

Nos quadrinhos, Ororo Munroe, a Tempestade, tem ligações com Wakanda e chegou a se casar com o Pantera Negra de T’Challa. Para muitos, a confirmação de Coel pode significar que Ororo será apresentada dentro do MCU mas, por enquanto, tudo não passa de especulação.

Bastidores

Como não poderia ser diferente, a produção de Pantera Negra 2 também foi um pouco adiada por conta da pandemia de COVID-19 e, claro, da morte de Chadwick Boseman. Porém, os trabalhos já começaram.

Em entrevista para a Variety em junho deste ano, Kevin Feige confirmou que o longa já tinha começado a ser filmado em Atlanta, cidade americana que recebe gravações de diversas produções do estúdio.

“É claramente muito emotivo sem o Chad. Mas todos também estão bem empolgados de trazer o mundo de Wakanda de volta ao público e aos fãs. Faremos de uma forma que deixaria Chad orgulhoso”, afirmou o presidente do estúdio.

Por enquanto não foram divulgados registros de bastidores ou fotos oficiais do longa.

Quando estreia Pantera Negra 2?

O lançamento de Black Panther: Wakanda Forever está marcado para 11 de novembro de 2022. A data de estreia foi alterada em outubro de 2021, quando a Disney moveu diversos filmes de seu calendário de estreia.

Antes de ir, fique com: