Ms. Marvel: Todos os poderes de Kamala Khan nos quadrinhos da Marvel

Capa da Publicação

Ms. Marvel: Todos os poderes de Kamala Khan nos quadrinhos da Marvel

Por Melissa de Viveiros

A primeira aparição de Kamala Khan nos quadrinhos aconteceu em 2013, em um único quadro breve da série da Capitã Marvel, onde a garota sequer foi nomeada. Sua real chegada ao Universo Marvel se deu apenas em 2014, quando ela foi introduzida como uma heroína e oficialmente se tornou a nova Ms. Marvel.

Uma adolescente americana de família paquistanesa, muçulmana, inumana, e a super-heroína protetora de Nova Jersey, Kamala enfrenta diversos desafios com poderes que tem efeitos bem variados. Suas habilidades ganharam destaque após rumores sobre a possibilidade de serem mudadas no MCU, causando inúmeras discussões sobre o que ela é capaz de fazer e quais as diferenças entre os poderes dela e de outros heróis.

Quer entender melhor tudo que a Ms. Marvel consegue fazer? Neste artigo, explicamos todos os poderes que Kamala tem nos quadrinhos!

Morfogenética

A heroína ganhou seus poderes após entrar em contato com a névoa vinda da Bomba Terrígena, que despertou a herança inumana que ela possuía. Como resultado, Kamala se tornou uma polimorfa, sendo capaz de mudar seu corpo de formas diversas.

Assim, sua morfogenética é a fonte de tudo que ela é capaz de fazer. Por meio das mutações que suas células podem realizar, ela pode esticar, expandir, diminuir ou mudar de forma tanto partes específicas como pés e mãos, quanto seu corpo como um todo. Isso significa que a capacidade dela de mudar de forma é bastante ampla, podendo ser usada de modos bem variados.

Nos quadrinhos, também é explicado que esses poderes funcionam de modo bastante curioso. Isso porque, ao invés de realmente expandir ou reduzir sua massa, o que acontece é que ela divide ou “pega emprestado” a massa de diferentes versões de si mesma ao longo do tempo. Assim, embora ela própria não tenha poderes relacionados a viagem no tempo, em nível molecular é isso que suas células fazem.

Alongamento

Ms. Marvel se esticando para se locomover mais rápido.

O poder que mais gerou discussões recentemente é o alongamento, que levou a muitas comparações com as habilidades do Sr. Fantástico, Reed Richards. Embora seja de fato uma habilidade compartilhada entre os dois, ambos são capazes de outras coisas, adicionando mais características a seus respectivos repertórios.

Como o nome deste poder indica, por meio dele Kamala é capaz de estender partes do seu corpo a longas distâncias. Assim, ela consegue esticar seus braços, pernas, pescoço e torso muito além do que é humanamente possível.

Mudança de tamanho

Outro elemento derivado da morfogenética é a capacidade da Ms. Marvel de mudar de tamanho de modo drástico. Esta é mais uma habilidade que pode se aplicar tanto ao corpo da heroína como um todo quanto a partes específicas, possibilitando que ela atinja a altura de prédios ou simplesmente aumente suas mãos.

A heroína frequentemente aumenta seus punhos.

O aumento de tamanho de seus punhos se tornou um elemento icônico da personagem, e sendo um dos elementos mais associados com ela. Nos Estados Unidos, a fala da personagem ao usar esses poderes, “embiggen”, se tornou até reconhecida no dicionário, apesar de anteriormente ser um neologismo. No Brasil, a palavra foi traduzida como “gigantar”, destacando mais uma vez a importância dos poderes de mudança de tamanho da personagem.

A heroína descobre que consegue diminuir de tamanho.

Apesar disso, esse poder não se manifesta somente na forma de aumento e crescimento. O poder pode ser utilizado para que a garota diminua de tamanho, chegando a torná-la menor que insetos ou latas de refrigerante.

Mudança de aparência

Kamala se transforma em Carol Danvers ao receber seus poderes.

Mais uma habilidade vinda da morfogenética é a mudança de aparência da qual a garota é capaz. Logo no início de suas histórias, esse poder tem grande destaque, sendo utilizado de modo que não só estabelece a identidade dela como Ms. Marvel, como também para levantar questionamentos interessantes sobre identidade quando ela imediatamente se transforma em Carol Danvers.

O poder de Kamala é completo o bastante para que ela consiga alterar desde sua aparência física completa até mesmo suas roupas. Além da Capitã Marvel, ela já se transformou brevemente em sua própria mãe quando não conseguia controlar seus poderes de modo adequado. Ela também já apareceu em uma HQ do Homem de Ferro onde se passou por James Rhodes.

Características sobre-humanas

Além de conseguir se transformar de modos variados, as células especiais de Kamala garantem a ela algumas características sobre-humanas. É o caso de sua força, por exemplo, que é aumentada quando ela torna seu corpo maior. Outro poder citado na página oficial sobre a personagem no site da Marvel é velocidade sobre-humana, embora a heroína só consiga se locomover mais rápido por alongar as partes do seu corpo.

Bioluminescência

Mais um elemento citado na página de Kamala no site da Marvel é a bioluminescência presente quando ela se transforma. Nas HQs, ao invés de ser um poder que ela pode utilizar a qualquer momento, essa característica parece ser um subproduto de suas outras habilidades, já que o corpo da personagem adquire um leve brilho amarelo quando ela usa seus poderes de polimorfa.

A bioluminescência presente quando a Ms. Marvel usa seus poderes.

Fator de cura

Por fim, um poder bem auto-explicativo da Ms. Marvel é seu fator de cura. Por causa dele, ela é capaz de se recuperar rapidamente de ferimentos, até mesmo quando se trata de coisas graves como ser atingida por tiros.

Apesar disso, o fator de cura da garota tem limites. Ao utilizá-lo, ela não é capaz de usar seus outros poderes, já que se transformar, alongar ou mudar de tamanho interrompe o processo de cura. A elasticidade da heroína também é prejudicada quando utilizada após um longo processo de cura. Outro ponto é que, quanto mais esse poder é utilizado, mais cansada e faminta ela se torna.

Os quadrinhos também apresentam a hipótese de que essa cura prejudique as habilidades morfogênicas de Kamala ao tornar suas células menos maleáveis. Como resultado, ela chega a acreditar ter perdido a capacidade de mudar sua aparência, embora consiga usar o poder novamente posteriormente.

Kamala descobre seu fator de cura.

Fraquezas

Como todo bom super-herói, Kamala também possui um ponto fraco capaz de neutralizar seus poderes. No caso dela, porém, até o momento apenas uma fraqueza foi apresentada nas HQs, podendo impossibilitá-la de controlar suas habilidades de polimorfia corretamente, ou desabilitá-las completamente.

Isso acontece quando a garota é atingida por pulsos eletromagnéticos. Isso significa que ela é afetada por campos elétricos, o que leva a personagem a não poder usar seus poderes por um período de tempo. Em geral, o efeito de um ataque do tipo é relativamente curto, durando entre alguns segundos ou poucos minutos.

Gostou de saber mais sobre os poderes da Ms. Marvel? Qual a sua habilidade preferida da garota? Comente aqui!

Saiba mais sobre a personagem com a nossa lista: