Hogwarts Legacy: Tudo que já sabemos sobre o novo game de Harry Potter

Capa da Publicação

Hogwarts Legacy: Tudo que já sabemos sobre o novo game de Harry Potter

Por Melissa de Viveiros

Por anos os fãs da franquia Harry Potter pediram por um jogo que recriasse a experiência de explorar a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, desde seus corredores e escadas que mudam de lugar até a icônica Floresta Proibida. Embora rumores sobre um possível RPG de Harry Potter existam desde 2018, foi apenas em setembro de 2020 que um anúncio oficial foi feito com o primeiro trailer de Hogwarts Legacy.

Em desenvolvimento pela Avalanche Software (Disney Infinity), Hogwarts Legacy será um RPG de mundo aberto publicado pela Portkey Games, selo da WB Games responsável pelos jogos do universo de Harry Potter. O jogo promete muito do que os fãs desejavam, principalmente em relação à liberdade do jogador de experienciar o mundo bruxo como preferir. Com lançamento previsto para este ano, o jogo deve trazer uma história completamente nova, sem relação direta com os títulos da franquia na literatura ou no cinema. 

Aqui, reunimos todas as informações divulgadas sobre Hogwarts Legacy até o momento, para que você saiba o que esperar do próximo jogo de Harry Potter!

O que sabemos sobre a trama?

Hogwarts Legacy permitirá que os jogadores explorem Hogwarts em 1800, décadas antes da história de Harry Potter e da franquia Animais Fantásticos. Apesar de ambientada no mundo bruxo de J.K. Rowling, a trama não será escrita pela autora, e sim uma nova história criada pelos desenvolvedores do jogo. A história não promete adaptar elementos dos livros ou filmes  da franquia, procurando ao invés disso trazer algo de novo para o mesmo universo.

Os desenvolvedores da Avalanche se mostraram animados com as possibilidades que a ambientação de Hogwarts Legacy permite, como o líder da narrativa, Adrian Ropp, deixou claro em um post no site da Sony após o anúncio do jogo:

“O selo Portkey Games nos deu a oportunidade única de retornar a Hogwarts em uma época diferente. Estamos sempre nos perguntando sobre o que podemos trazer da rica biblioteca de personagens, criaturas e temas – e imaginar como esses detalhes influenciariam a escola mais de um século antes da chegada de Harry Potter. Quem era o diretor? Quais desafios os estudantes tinham que enfrentar? O que influenciava a sociedade deles antes de Tom Riddle, antes de Newt Scamander? Eu gosto de dizer que estamos dando aos fãs algo conhecido de uma maneira que eles nunca viram antes.”

Foi divulgado que o personagem principal de Hogwarts Legacy será um “estudante que carrega a chave para um segredo antigo que ameaça despedaçar o mundo bruxo”. O jogador assumirá o controle desse estudante, que recebeu sua carta de Hogwarts com atraso. Mas esse atraso não será a única característica que distingue o protagonista dos demais: o jogador terá a rara habilidade de reconhecer e dominar Magia Antiga. 

Partindo dessa premissa, muito da história parece depender das escolhas que o jogador fará. A própria sinopse do jogo afirma que “apenas você pode decidir se protegerá esse segredo para o bem de todos, ou se curvará perante a tentação da magia sinistra”. Desse modo, o jogo parece seguir o caminho de outros RPGs, como Dragon Age: Inquisition ou The Witcher 3, onde apesar de uma trama pré-determinada existir, ela será modificada pelas ações que o jogador tomar. Afinal, como a própria divulgação do jogo diz, “o seu legado é o que você fizer dele”.

E o que mais sabemos sobre o jogo?

Como já dito, Hogwarts Legacy será um RPG de ação single player e de mundo aberto, onde suas escolhas afetarão a narrativa. Além disso, já sabemos de alguns locais que estarão no jogo: além da própria escola de Hogwarts, a Floresta Proibida e a aldeia de Hogsmeade foram confirmados como locais que poderão ser explorados. O jogo também promete novos lugares a serem descobertos, mas ainda não temos informações de quais serão esses locais.

Além da exploração, será possível descobrir animais fantásticos, customizar o seu personagem, fazer poções e treinar feitiços. O jogador poderá também escolher a sua casa de Hogwarts no começo do jogo, embora não tenham sido divulgados detalhes de como essa escolha acontecerá. Com todas essas opções, o jogo pretende permitir que você possa criar o bruxo que quer ser, sendo o protagonista da sua própria aventura no mundo da magia e vivenciando Hogwarts da maneira que preferir.

Qual o papel de J.K. Rowling no projeto?

Todas as informações sobre o jogo tendem a destacar que a autora de Harry Potter não tem relação direta com o jogo. Apesar de baseado no universo criado por Rowling, a Portkey Games reafirma várias vezes na própria página de Hogwarts Legacy que esta não é uma nova história de Rowling, e sim uma nova história criada pelos próprios desenvolvedores. Mesmo ao afirmar que o jogo tem a aprovação de Rowling, a Portkey reforça que a autora confiou à WB Games e aos desenvolvedores o design e a criação dos jogos do selo.

A postura da Portkey em relação a Rowling parece relacionada às polêmicas nas quais a autora se envolveu ao utilizar sua plataforma no Twitter para fazer comentários transfóbicos, levando a própria Warner a publicar um comunicado sobre o assunto . Ainda que não possam se dissociar completamente de uma figura tão central à identidade da franquia Harry Potter, em todos os comentários sobre o envolvimento de Rowling no projeto há ênfase no fato de que seu papel é indireto, e o jogo é de completa responsabilidade dos desenvolvedores. 

A ideia de que essa separação é proposital é reforçada por notícias de antes do anúncio do jogo, quando a Bloomberg reportou que alguns dos desenvolvedores de Hogwarts Legacy se mostraram desconfortáveis em trabalhar no projeto após os comentários controversos de J.K. Rowling. Ainda assim, quando questionado sobre a autora, o presidente da WB Games, David Haddad, não se posicionou diretamente, afirmando poder “não concordar com ela”, mas ainda assim defendendo que “ela possui o direito de falar sua opinião”

Embora Rowling não esteja envolvida na criação da história, ela ainda deve receber royalties do projeto, assim como ainda recebe por outros produtos relacionados à marca.

E o lançamento?

Hogwarts Legacy foi anunciado para 2021, mas ainda não tem data de lançamento definida. No dia 13 de janeiro, foi anunciado que o jogo foi adiado para 2022

Em relação às plataformas, o jogo estará disponível nos consoles da nova geração, tanto no PlayStation 5 quanto no Xbox Series X, assim como nos consoles da geração passada no PlayStation 4, PlayStation 4 Pro e Xbox One X. Além dos consoles, o jogo estará disponível para PC.

Confira também: