Hera Venenosa: Todos os poderes da personagem da DC

Capa da Publicação

Hera Venenosa: Todos os poderes da personagem da DC

Por Chris Rantin

Uma das personagens mais icônicas da galeria de vilões do Batman, Hera Venenosa é, para muitos, a antagonista com as melhores motivações da DC Comics. Longe de buscar por luxo ou simples dominação mundial, a doutora Pamela Isley luta para salvar o meio-ambiente — ainda que seus métodos normalmente contemplem a destruição da humanidade. 

Saindo de uma simples vilã sedutora para uma anti-heroína complexa e cheia de camadas, a personagem vem ganhando muito destaque nos últimos anos. Um dos motivos para isso é a sua amizade com a Arlequina, algo que, posteriormente se desenvolveu em um relacionamento romântico. 

Mas quais são os poderes e habilidades de Hera Venenosa? O que faz ela ser uma antagonista tão poderosa dentre os personagens da DC Comics? Vem comigo que eu te explico! 

Quais são os poderes da Hera Venenosa?

Fisiologia especial 

Hera Venenosa é uma das inimigas mais populares do Batman!

Antes de renascer como Hera Venenosa, a doutora Pamela Isley foi vítima de experimentos científicos do Doutor Jason Woodrue (que posteriormente se tornaria o Homem Florônico). A jovem recebeu venenos e toxinas experimentais, quase morrendo no processo e tendo sua fisiologia perpetuamente modificada por causa disso.

A partir deste momento, Isley deixou de ser totalmente humana, sendo parte planta. Com isso, ela conquistou um grande leque de habilidades, inclusive, como é dito em algumas histórias, a capacidade de se alimentar através da fotossíntese e respirar dióxido de carbono. 

Clorocinese 

Em Injustice: Year Zero #8, Hera Venenosa atacou o Coringa para proteger a Arlequina

Por vezes conhecida apenas como “controle das plantas”, a Clorocinese é a habilidade de controlar a vida vegetal como bem entender. E a  Hera Venenosa é uma das usuárias mais populares dessa habilidade. 

A personagem é capaz de acelerar o crescimento de plantas, usar suas vinhas e galhos para imobilizar ou atacar inimigos, desabrochar flores especiais e comungar com a vida vegetal. Ela consegue transformar desertos em oásis, dar vida à plantas que morreram e plantar em territórios inóspitos. 

Seu poder é tão forte que ela consegue derrubar prédios inteiros apenas manipulando raízes de árvores e, em alguns arcos, já se mostrou capaz de controlar todas as plantas do mundo inteiro. 

Além disso, recentemente os quadrinhos mostraram a personagem criando — de forma espontânea — armaduras e armas naturais em seu corpo.

Conexão com o Verde 

Na série animada Harley Quinn, Hera Venenosa demonstra todo o seu poder

Nos quadrinhos, o Verde é uma força elemental que conecta toda a vida vegetal, concedendo um aumento nos poderes e uma percepção quase total com essa energia. 

Ainda que o Monstro do Pântano seja o protetor do verde mais popular da DC Comics, Hera Venenosa é uma das personagens que melhor compreende essa força mística. 

Em diversas interações que tiveram juntos, Monstro do Pântano reconhece esse laço que Hera Venenosa tem com o Verde, chamando a personagem de Rainha de Maio, equivalente a Rainha da Primavera.  

Graças a sua conexão, Hera Venenosa consegue controlar as plantas em uma escala assustadora — como quando ela manipulou as plantas de todo o planeta. Ela também pode utilizar plantas para se comunicar com pessoas ao redor do mundo. 

Plantas mutantes

Apesar da polêmica recente no mês do orgulho, Hera Venenosa é uma personagem de grande importância no jogo Injustice

Somando seu conhecimento botânico e sua conexão com as plantas, Hera Venenosa é capaz de criar plantas exóticas e mutantes, que, por vezes, se comportam como animais selvagens. A personagem já mostrou ser capaz de criar humanoides e feras de plantas, ou plantas carnívoras gigantescas, utilizando isso para atacar seus inimigos ou se defender. 

Conhecimento genético e botânico 

Apesar de pouco lembrado, Hera Venenosa já teve três filhas nos quadrinhos

Antes de se tornar a temível Hera Venenosa, Pamela Isley já possuía muito conhecimento sobre plantas. Sendo uma das cientistas mais brilhantes no estudo botânico, ela se especializou em toxicologia e genética. 

Mesmo sem seus poderes, ela era capaz de criar perfumes e maquiagens que eram utilizadas para seduzir e manipular pessoas — algo que em algumas histórias ela utilizava para conquistar poder e lutar pela preservação ambiental. 

Após conquistar suas habilidades, o conhecimento de Hera Venenosa permite que ela consiga efeitos ainda mais devastadores ou fantásticos — como quando ela conseguiu criar suas filhas (Rosa, Avelã e Espinho) através da manipulação genética, misturando DNA humano com plantas. 

Feromônios 

Controlando o Superman, Hera Venenosa fez do herói seu guarda-costas e servo

Além do controle das plantas, os feromônios de Hera Venenosa são sua principal arma. Naturalmente sedutora, este talento é amplificado por sua fisiologia única, que garante que feromônios poderosos sejam disparados da sua própria pele. Através disso, ela é capaz de influenciar, manipular e até mesmo ter controle total sobre a mente dos seus alvos. 

Com isso, ela consegue transformar os mais poderosos dos seres em marionetes que vivem para servir seus caprichos e desejos. Em algumas histórias, Hera foi capaz de controlar a mente de todo o mundo, incluindo personagens extremamente poderosos, como o Superman. 

Toxinas  

Através dos seus beijos, Hera Venenosa espalha sua toxina em seus alvos, como fez com a Supergirl.

Completamente imune a venenos, toxinas e vírus — mesmo as artificiais criadas por vilões como Coringa e Espantalho — Hera Venenosa possui a habilidade de manipular venenos e toxinas. 

De sua pele, Hera consegue excretar venenos poderosos com efeitos variados (como controle mental, necrose instantânea e morte). Na maioria das vezes, ela usa seus beijos para atingir suas vítimas.

Regeneração 

Em Gotham, Hera Venenosa foi interpretada por três atrizes diferentes, como é o caso da Peyton List.

Sua fisiologia garantem uma regeneração sobre-humana em Hera Venenosa. A personagem consegue regenerar seus membros — como acontece com plantas — após incidentes e desmembramentos. 

Recentemente, na HQ Arlequina e Hera Venenosa vimos a personagem cortando o próprio braço para se livrar de um rastreador, apenas para ele crescer como vinhas e assumir a forma original. 

Imortalidade 

“Do amor, tudo cresce” inclusive Hera Venenosa, que retornou ao mundo dos vivos após Heróis em Crise

Ainda que pouco explorado nos quadrinhos, Hera Venenosa já demonstrou ser imortal, capaz de retornar da morte e renascer. Recentemente, Hera morreu em Heróis em Crise, apenas para retornar de uma flor em um novo corpo e com uma conexão ainda mais poderosa com as plantas. 

Sua conexão com o verde — bem como sua fisiologia especial — podem estar por trás dessa habilidade, uma vez que, como lembramos, o mesmo acontece com o Monstro do Pântano, personagem que continuará vivo enquanto o Verde existir, renascendo quantas vezes for preciso para servir como seu campeão. 

Performance Atlética 

Um dos maiores casais da DC Comics (quando a editora permite isso), Hera Venenosa e Arlequina.

Mesmo que costume utilizar apenas suas plantas para enfrentar seus inimigos, diversas histórias já mostraram que Hera Venenosa possui uma grande habilidade no que diz respeito a sua performance atlética. Ainda que não seja especialista em combate corpo-a-corpo, ela consegue ser eficiente em uma luta, além de ser uma exímia nadadora e muito boa em escaladas. 

Fraquezas 

A icônica performance de Uma Thurman como Hera Venenosa marcou uma geração!

Em algumas histórias, justamente por ser parte planta, Hera Venenosa demonstrou ter uma vulnerabilidade ao frio, o que a deixa letárgica e a condiciona a entrar em uma espécie de estado dormente, mas que garante a sua sobrevivência em temperaturas abaixo do que seria possível para um humano comum. Ela também possui uma fraqueza ao escuro já que, sendo uma planta, ela necessita de luz solar para conseguir sobreviver. 

Sendo mais recorrente em suas primeiras aparições, sua condição psicológica também serve como uma fraqueza para a personagem. Hera já foi diagnosticada com Transtorno Afetivo Sazonal, um distúrbio que faz com que suas emoções sejam influenciadas pela estação do ano variando de felicidade e euforia durante a primavera e verão, para apatia e depressão no outono e inverno. 

Veja também 10 Coisas que você precisa saber sobre a Hera Venenosa: