Harry Potter: Diretor confirma que Robin Williams queria fazer parte da franquia e foi recusado

Capa da Publicação

Harry Potter: Diretor confirma que Robin Williams queria fazer parte da franquia e foi recusado

Por Gus Fiaux

Harry Potter e a Pedra Filosofal está prestes a comemorar o aniversário de vinte anos desde seu lançamento nos cinemas. Por conta disso, vários envolvidos na saga estão dando entrevistas e celebrando a história da franquia – o que inclui o diretor Chris Columbus. Recentemente, ele deu uma nova entrevista contando sobre como foi difícil recusar um papel para um grande ator e amigo pessoal.

Em uma entrevista ao Total Film, o diretor dos dois primeiros filmes, Chris Columbus, contou que teve que passar por um momento difícil ao recusar o pedido de Robin Williams – com quem já havia trabalhado anteriormente em O Homem Bicentenário e Uma Babá Quase Perfeita. De acordo com o cineasta, o ator queria interpretar o professor Remo Lupin, que leciona a Aula de Defesa contra as Artes das Trevas no terceiro ano letivo de Harry:

“Essa era a meta. Nenhum ator americano nos filmes. Eu tive uma conversa com Robin Williams, que queria fazer o papel de Lupin. Foi bem difícil pra mim dizer: ‘Todos têm que ser britânicos. Não tem nada que eu possa fazer’.”

A regra de que nenhum ator americano poderia participar dos filmes veio da própria J.K. Rowling, autora da série de livros. Para manter a autenticidade de sua saga, ela queria que todos os personagens fossem vividos por atores e atrizes britânicas – e as poucas exceções que temos ao longo da franquia são, geralmente, astros da Escócia, Irlanda, Gales e outros países próximos.

Robin Williams queria interpreta o professor Remo Lupin, mas o papel acabou indo para David Thewlis.

É curioso notar que, há alguns anos, a diretora de castingJanet Hirshenson chegou a contar em outra entrevista que Robin Williams estava atrás do papel de Rúbeo Hagrid, o guardião das chaves das terras de Hogwarts. Ele teria ligado para Chris Columbus na época, mas acabou sendo recusado também. Assim, pode ser que o ator tivesse interessado nos dois papéis, ou pode ser que algum dos dois (Columbus ou Hirshenson) tenha se confundido quanto a qual personagem o astro queria interpretar.

Todos os filmes de Harry Potter estão disponíveis no HBO Max.

Abaixo, veja também: