Gundam: Jordan Vogt-Roberts vai dirigir filme live action da Netflix

Capa da Publicação

Gundam: Jordan Vogt-Roberts vai dirigir filme live action da Netflix

Por Raphael Martins

Desde 1979, a franquia Gundam encanta gerações de fãs com tramas cheias de intrigas políticas, personagens inesquecíveis e, é claro, robôs de combate gigantescos em duelos titânicos. Um filme em live-action foi anunciado em 2018 e durante muito tempo não se ouviu falar muito sobre o projeto, mas isso acaba de mudar: o diretor do vindouro filme acaba de ser escolhido.

Segundo o perfil oficial da Netflix no Twitter, Jordan Vogt-Roberts será o diretor de Gundam, que será produzido pela gigante do streaming em parceria com a produtora japonesa Sunrise, dona da franquia dos robôs gigantes. Entre seus trabalhos mais conhecidos está Kong: A Ilha da Caveira, sucesso de público e de crítica que faz parte do Monsterverse da Warner Bros.

Jordan Vogt-Roberts dirigirá o Live-Action de Gundam, lendária franquia japonesa

Maiores detalhes sobre o filme, como a trama, o elenco ou se ele se passará na mesma cronologia dos animes, ainda são desconhecidos. Brian K. Vaughan (Y: The Last Man, Fugitivos) assina o roteiro e servirá como produtor executivo.

O que é Gundam?

Criado e dirigido por Yoshiyuki Tomino em 1979, Mobile Suit Gundam (Kidō Senshi Gundam, no original) se passava séculos no futuro, em uma linha do tempo chamada “Século Universal”. A história era focada em uma grande guerra entre o principado de Zeon e a Federação da Terra, que usava o enorme robô de combate Gundam RX-78, pilotado pelo jovem mecânico Amuro Ray, como seu trunfo para a vitória.

Pilar principal do gênero “Mecha”, no qual robôs gigantes são os donos da ação, Gundam inspirou centenas de animes que vieram depois, como Neon Genesis Evangelion, Macross e outros. Também foi um grande êxito comercial, gerando incontáveis brinquedos e se transformando em uma das franquias mais longevas da história da animação japonesa, com nada menos que 48 séries animadas lançadas.

Vale lembrar que o Gundam da Netflix não será o primeiro live-action baseado na série: o filme G-Saviour, feito exclusivamente para a TV para celebrar os 20 anos da franquia, foi produzido pela Sunrise e a canadense Polestar Entertainment em 1999. O modelo RX-78 também apareceu no filme Jogador Nº1, enfrentando ninguém menos que o Mechagodzilla.

O Gundam RX-78 em Jogador nº1: robôs aparecerão novamente em live-action em breve

Gundam ainda não tem nenhuma data de estreia.

Veja também: