God of War Ragnarok: Campeão de levantamento de peso defende visual controverso de Thor no jogo

Capa da Publicação

God of War Ragnarok: Campeão de levantamento de peso defende visual controverso de Thor no jogo

Por Melissa de Viveiros

Durante a PlayStation Showcase, evento que ocorreu na semana passada, o primeiro trailer de God of War: Ragnarok foi divulgado. Além de mostrar o retorno de personagens como Kratos, Atreus e Freya, novas adições ao elenco foram reveladas, como foi o caso de Thor. O Deus do Trovão, porém, teve seu visual muito criticado, principalmente por sua constituição, que muitos consideraram não ser “forte” o bastante. Agora, o campeão recordista de levantamento de peso no Reino Unido, Darren McCormac rebateu as críticas, defendendo o visual como adequado para um personagem que deveria ser forte (via ComicBook).

Diferente do Thor loiro e musculoso de Chris Hemsworth, a versão de God of War é ruiva, barbuda e com uma barriga protuberante. Apesar da popularização da versão da Marvel, o design adotado no jogo da Sony está de acordo com outras representações do deus nórdico, principalmente as que se baseiam mais diretamente nos mitos sobre ele. Ainda que as críticas sejam infundadas, o visual gerou polêmica, causando um debate sobre o assunto.

Thor em arte oficial de God of War: Ragnarok.

Questionado se achava que o personagem se daria bem em uma briga, McCormac respondeu que sim. Campeão de levantamento de peso três vezes e detentor de dois recordes mundiais no esporte, o atleta se posicionou contra as críticas, explicando o motivo de achar que o design está de acordo com o personagem:

“Goste ou não, o Thor de God of War é o ápice da performance masculina. Por que digo isso? Como um atleta de força, há uma relação entre massa e força. Em levantamento de peso, as categorias mais competitivas são as de até 100kg e até 110kg – caras que estão levantando múltiplas vezes o peso de seu próprio corpo. Eles são homens grandes. 100kg é 101 quilogramas, 110kg é quase 115 quilogramas. Eles não vão ser altos, mas vão ser volumosos. Os caras levantando os maiores pesos frequentemente estão na categoria de até 125kg, mas nem todos esses caras tem músculos, longe disso. Eles vão ter uma camada de gordura sobre isso, uma barriga poderosa. Qualquer velho tolo pode conseguir músculos – sim, estou olhando para você, Sr. Hemsworth – mas uma barriga poderosa e trapézios grandes [os músculos ao lado do pescoço] são a marca de um homem realmente forte.”

Não contente com a explicação até aí, McCormac continua, citando diversos competidores de esportes focados em força como exemplo de porquê o visual do Thor faz sentido:

“Se você ainda não está convencido, olhe para qualquer grupo recente de competidores do Homem Mais Forte do Mundo. Com a exceção notável de Mariusz Pudzianowski, competidores de HMFM são casas de tijolos com barrigas poderosas, grandes estômagos redondos que dão a eles um bom centro de gravidade. Olhe para o vencedor deste ano, Tom Stoltman, um corpo de paizão para acabar com todos os corpos de paizão. Ele é o homem mais forte no planeta, que se sobressaiu tanto em eventos estáticos, como agachamento, quanto em eventos dinâmicos, como a Pedra de Atlas… Você chamaria Tom Stoltman de gordo? E o irmão dele, Luke? Ou qualquer outra pessoa na competição de Homem Mais Forte do Mundo? Esses homens estão no ápice de sua condição física, eles tem que estar. E o Thor também está.”

Ainda que muitos dos competidores citados tenham músculos mais bem definidos que o personagem de God of War, o campeão de levantamento de peso justifica bem o porquê de o visual representar a força do deus nórdico como deveria. Embora o design se distancie daquele popularizado pela Marvel, a versão de Thor que chegará ao jogo não é menos correta que a apresentada pelo MCU.

Confira também nossa lista com 8 coisas que gostaríamos de ver no novo jogo de God of War: