Gavião Arqueiro: Alaqua Cox, a Eco, fala sobre sua estreia no MCU

Capa da Publicação

Gavião Arqueiro: Alaqua Cox, a Eco, fala sobre sua estreia no MCU

Por Flávia Pedro

A atriz Alaqua Cox contou um pouco sobre como foi escolhida para seu papel na série Gavião Arqueiro. Na obra, ela interpreta Maya Lopez, a Eco, personagem introduzida no fim do segundo episódio. Apesar de seu papel importante no Universo Cinematográfico da Marvel, este é o primeiro trabalho dela como atriz profissional, algo que tornou a escolha dela para o papel ainda mais surpreendente, inclusive para a própria Alaqua (via CBR).

Em entrevista ao The Hollywood Reporter, Cox contou como foi receber a notícia de que havia sido escalada para o papel. Ela revela que fez testes por meses, até receber uma mensagem com o título de “urgente” de um agente de elenco da Marvel a pedindo para que entrasse no Zoom. Ela relatou como foi a reunião virtual, dizendo:

“Eu vejo cerca de 12 pessoas, incluindo o presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, fazendo o aplauso silencioso [da língua de sinais] no qual você acena com as duas mãos,” disse ela. “Eu estava tipo, ‘O que está acontecendo?’ e eles disseram: ‘Bem-vinda à família Marvel!'”

O diretor da série, Rhys Thomas, também falou um pouco sobre como foi sua relação profissional com Cox:

“Nos encontramos com um bocado de pessoas e eu me diverti ensaiando com Alaqua,” ele contou. “Eu pude meio que ajudá-la a se preparar e depois apresentá-la a Kevin [Feige] e à equipe. Sou muito grato a eles por terem tido confiança. Ela nunca havia atuado [profissionalmente] antes, mas eles disseram: ‘Vamos fazer isso. ‘”

A diretora de elenco Sarah Finn acrescentou:

“Alaqua é única, com certeza. Ela passou por um grande processo de audição… Estávamos todos torcendo por ela, desde o início ”.

A equipe da Marvel Studios ficou tão impressionada com a performance de Alaqua que já está desenvolvendo uma série spin-off focada em Eco. Cox comentou também sobre esse novo projeto em tom descontraído e brincalhão:

Gavião Arqueiro é minha primeira experiência de atuação. Agora vou ter minha própria série no MCU? É loucura.”

Alaqua Cox no set de filmagens de Gavião Arqueiro

Assim como sua personagem, a atriz é surda, o que a faz sempre reforçar a importância da inclusão e diversidade dentro do MCU, incluindo a própria produção por trás da série. Ela diz que trabalhou com Douglas Ridloff, marido da atriz Lauren Ridloff, a Makkari de Eternos. Nos bastidores, ele trabalhou como consultor de linguagem de sinais americana e auxiliou Cox durante a série.

Falando sobre a representatividade trazida por si própria e pela atriz de Eternos, a intérprete de Eco disse:

“Eu acredito que as crianças merecem ver inclusão e representações precisas,” Cox disse. “Isso fará crianças com todos os tipos de culturas e deficiências sentirem como se nossos sonhos possam se libertar de limitações.”

Maya Lopez apareceu pela primeira vez na sério no final do segundo episódio como a líder da Gangue do Agasalho, mas ainda não sabemos qual será o futuro da personagem na trama.

Os dois primeiros episódios de Gavião Arqueiro podem ser assistidos no Disney+. Novos episódios estreiam na plataforma semanalmente, sempre nas quartas-feiras.

Confira também: